10 coisas de até 10 euros para fazer em Milão

July 1, 2024

Milão tem a reputação de ser uma cidade cara, associada ao glamour da moda e do design. A capital econômica da Itália pode ter preços salgados para turistas e locais, mas como toda grande cidade, também oferece opções de diversão barata e até gratuita.

Para aproveitar o melhor da cidade sem estourar o orçamento, compilei uma lista de 10 atrações até 10 euros para você desfrutar de Milão.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Organize-se e não deixe de incluir uma dessas atrações em seu roteiro por Milão para se divertir!

1. Arte

A Gallerie d’Italia abriga uma grande coleção privada do banco Intesa San Paolo e é aberta gratuitamente para locais e turistas em dois palácios fascinantes que já valem a visita.

Localizada na Praça Scala central, exibe obras modernas e contemporâneas de artistas italianos e estrangeiros. Uma ótima opção para os amantes de arte com orçamento limitado.

Um pouco mais distante do centro, mas perto do metrô M5, está o HangarBicocca, um grande espaço expositivo patrocinado pelo grupo Pirelli que mostra obras permanentes e instalações temporárias de artistas contemporâneos, com entrada gratuita.

galerieitaliamilao

2. Igrejas

Não é preciso pagar para visitar nenhuma igreja em Milão. Conhecer uma igreja em um país europeu vai além da questão religiosa, é uma forma de compreender a história do local, pois por séculos a vida religiosa e privada se fundiram de maneira intensa.

Além disso, algumas igrejas milanesas abrigam afrescos e obras de arte de grande valor artístico e cultural. O ossário de San Bernardino alle Ossa, a “Capela Sistina” milanesa em San Maurizio, a ilusão ótica em Santa Maria em San Satiro são apenas alguns exemplos das joias da cidade.

 

3. Parques

Para quem visita Milão na primavera ou verão, nada melhor do que aproveitar um dos parques da cidade para fazer uma pausa no turismo intenso e talvez realizar um piquenique entre os passeios. Em dias quentes, é comum ver os moradores locais tomando sol com trajes de banho.

O Parque Sempione, atrás do Castelo Sforzesco, é um dos maiores e mais turísticos. O Jardim Público de Porta Venezia, o mais antigo e frequentado por locais, é o meu favorito. Em frente, os Jardins da Villa Reale são lindos, mas só é possível entrar acompanhado de crianças com menos de 12 anos.

Escolha um parque em seu itinerário e relaxe!

parque-sempione-milao

4. A cidade de bicicleta

Para os entusiastas das duas rodas, uma maneira diferente de se locomover pelas ruas estreitas do centro é utilizando o serviço de bicicletas compartilhadas da cidade, o BikeMi. Os turistas devem se registrar no site do serviço, fornecer o número do cartão de crédito e receber a senha para retirar uma bicicleta em uma das mais de 200 estações da cidade.

A tarifa é de 2,50 euros por 24 horas, mas as bicicletas precisam ser devolvidas a uma estação a cada 30 minutos.

bikemi

5. Uma voltinha de bondinho

O bondinho amarelo (chamado de ‘tram’ aqui) é, juntamente com o Duomo, um dos símbolos de Milão. Existem diferentes tipos de bondinhos para serem vistos, mas o mais querido por todos são os dos anos 20-30, com bancos de madeira por dentro e pequenos lustres de vidro.

A linha histórica que atravessa o centro com bondinhos antigos é a número 1. O ideal é pegá-lo na Praça Repubblica (metrô linha amarela), entrar no centro, passar pela Praça Scala, Castelo e pelo Arco della Pace.

Em Corso Sempione, depois do arco, você pode descer, atravessar a rua e pegá-lo de novo para voltar ao centro. Eu adoro e confesso que faço isso muitas vezes, puramente por prazer.

bondinho1

6. Os Museus Municipais

A prefeitura de Milão possui uma vasta e extraordinária coleção de arte deixada como herança pelos moradores ricos da cidade. Isso torna alguns de seus museus verdadeiros paraísos para os amantes da arte.

Há arqueologia no Museu Arqueológico, que apresenta um pouco de Milão na época romana, arte antiga no belo Museu de Arte Antiga do Castelo Sforzesco, que narra a história da cidade através de restos de arte e arquitetura milanesa. Tem também os quadros da Pinacoteca do Castelo, a arte contemporânea italiana no Museu Novecentos, dinossauros, fósseis e animais empalhados no Museu de História Natural, instrumentos musicais antigos, arte egípcia e muito mais na Galeria de Arte Moderna, Acquario Civico, Casa Museu Boschi di Stefano.

Os museus têm uma tarifa de 5 euros (no castelo, o bilhete dá direito a todos os museus do complexo), mas também há a opção do passe de museu. Clique aqui para saber mais.

7. Comidinhas

Na Itália, a comida pode ser considerada uma atração devido à diversidade e qualidade de algumas guloseimas.

Com um orçamento de 5 euros, você pode se deliciar com um excelente sorvete, experimentar o famoso panzerotto do Luini ou saborear um panino (sanduíche) em vários bares da cidade, feito com pão de qualidade e recheado com mussarela de búfala e presuntos.

amorino

8. Os Telhados do Duomo

São mais de 200 degraus, mas todos serão recompensados pelo prazer de caminhar pelos telhados do Duomo, a terceira maior catedral do mundo, e desfrutar de uma das vistas mais bonitas da cidade e dos arredores (em dias de céu limpo, é possível ver até as montanhas). Além disso, os detalhes vistos lá de cima são um espetáculo à parte.

duomotelhados

9. Aperitivo

O aperitivo é o ritual milanês por excelência, e uma estadia em Milão sem experimentar um aperitivo é uma meia estadia. Escolha o bairro: Brera, Navigli, Isola, Centro, e com certeza encontrará um bar com a atmosfera que mais combina com seu estilo. Junte-se aos milaneses que acabaram de sair do trabalho e aos estudantes, relaxe e divirta-se.

aperitivo

10. Os Museus Nacionais e Privados

Um pouco mais de arte, porque na Itália, nunca há arte suficiente. Os grandes museus da cidade, como a Pinacoteca de Brera, a Pinacoteca Ambrosiana, a Última Ceia e as ótimas casas museus se enquadram nessa faixa de preço mais alta, mas ainda acessível.

Agora você percebe como é possível

Tags: , , , , ,