No meu roteiro de 10 dias em Barcelona, eu descrevi minhas experiências na cidade, dia após dia. No entanto, para aqueles que não têm tanto tempo disponível, compilei aqui as 10 coisas que mais gostei de fazer. Estas são as atividades que eu repetiria se tivesse a oportunidade de voltar a Barcelona. Claro, uma cidade tão dinâmica sempre oferece novas surpresas, sem mencionar as atrações que ainda não consegui visitar. Mas essas dez atividades ocupam um lugar especial no meu coração e eu gostaria de repeti-las várias vezes!
|
Conhecer 2 museus incríveis
Barcelona possui uma variedade de museus impressionante. Nunca vi tantos museus em uma única cidade, e eu moro em Londres. Isso sem mencionar as obras de Gaudí, que podem não ser exatamente museus, mas são exemplos de beleza e conteúdo inigualáveis. Mas vamos falar dos museus! Como é possível visitar tantos museus interessantes em pouco tempo? Eu optei por visitar a Fundació Miró (entrada: 12 euros, aberto de terça a domingo em horários variados, consulte o site) e o MNAC – Museu Nacional d’Art de Catalunya (entrada: 12 euros, aberto de terça a domingo em horários variados, consulte o site. A entrada é gratuita aos sábados entre 15h e 20h). Ambos estão localizados em Montjuïc, a cerca de 15 minutos de caminhada um do outro (comece pelo Miró, que está em uma posição mais alta, e desça em direção ao MNAC!).
Escolhi visitar o museu do Miró pela sua importância como artista local e por ter sido idealizado por ele mesmo. Acredito que dificilmente terei a oportunidade de ver tantas de suas obras reunidas em um só local como ali.
O MNAC é para Barcelona o que a National Gallery é para Londres. É um museu imenso, que abrange diversas épocas, mas com a vantagem de apresentar trabalhos de artistas catalães que eu não conhecia. Fiquei surpresa com a seção de Arte Moderna, que não inclui apenas pinturas e esculturas, mas também mobiliário Art Nouveau. Outra vantagem do MNAC é sua localização: da praça em frente à entrada principal, você tem uma bela vista da cidade e da Fonte Mágica. Muitas pessoas ficam ali socializando, comendo e observando a vida passar.
Ver a cidade do Teleférico de Montjuïc
O teleférico oferece uma vista panorâmica da cidade ao levar você até o topo de Montjuïc, onde está localizado o Castelo. No entanto, não é necessário visitar o Castelo para desfrutar do teleférico! Vale muito a pena apenas pela vista incrível da cidade. Se você chegar a Montjuïc de funicular, a entrada para o teleférico fica logo à direita. O bilhete de ida e volta custa 12 euros (mas é possível comprar apenas a ida e descer a pé, ou vice-versa, nesse caso o bilhete custa 8 euros).
Ao chegar ao topo, siga ao redor do Castelo para apreciar a vista da praia e do porto da cidade, é realmente sensacional! Para mais informações sobre o teleférico, visite o site oficial.
Correr na praia
Sim, até nas férias eu não paro de treinar! Se você me segue no Snapchat (helorighetto), Instagram, ou conhece meu blog pessoal, sabe que eu pratico corrida há vários anos e participo de algumas corridas aqui em Londres (inclusive completei a minha primeira meia maratona em 2016). Então, como fiquei 10 dias em Barcelona, levei minhas roupas esportivas para correr na praia.
É incrível correr à beira-mar! O calçadão das praias após a Barceloneta não são tão movimentados, e dá para se exercitar com tranquilidade. Muitas pessoas estavam correndo, caminhando e andando de bicicleta. Meu percurso geralmente era o seguinte: saindo da estação de metrô Ciutadella Vila Olimpica, eu caminhava até a praia, onde fica uma marina. A partir dali, era uma linha reta, totalizando cerca de 3 km. Ou seja, 6 km no total, uma corrida agradável para quem está de férias, concorda?
Ir ao show do Coldplay
Uma coisa que farei a partir de agora ao planejar uma viagem é verificar a programação de shows da cidade que visitarei. O show do Coldplay foi uma surpresa incrível! Quem acompanhou minha jornada no Snapchat? Resumindo: enquanto passeava por Montjuïc com meu pai, após visitarmos a Fundació Miró e tentarmos visitar o Estádio Olímpico, nos deparamos com ele fechado porque o Coldplay estava fazendo o ensaio para o show daquela noite. Começamos a ouvir a música e nos empolgamos! Muitas pessoas pararam na porta do estádio, parecia um show particular, e conseguíamos ouvir muito bem.
Então, peguei meu celular e pesquisei: ‘Coldplay ingressos Barcelona’. E acredite ou não, encontrei ingressos disponíveis! Comprei na hora! Assim, esse dia começou e terminou em Montjuïc, pois à noite eu e meu pai voltamos ao Estádio Olímpico e pulamos e cantamos muito na pista, ao som do Coldplay. Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível.
Explorar os bares em Poble Sec e Sant Antoni
Poble Sec e Sant Antoni estão localizados ao redor de Montjuïc, com a Av del Paral-lel no meio. As ruas transversais estão repletas de bares, cafés e restaurantes. Enquanto caminhávamos por lá, sentíamos vontade de conhecer todos os lugares. Cada bar era mais aconchegante que o outro! Seria necessário passar meses em Barcelona para explorar melhor a região, mas mesmo em uma tarde, percebemos como a área é agradável. Acabamos escolhendo o El Dinàmic BCN (Passatge de Pere Calders, 4) e comemos e bebemos muito bem por lá.
Se você tem bastante tempo em Barcelona, recomendo fazer um ‘bar crawl’ nessa região. Ou, se você gosta de vida noturna, é lá que você deve ir todas as noites após explorar a cidade durante o dia!
Passear pelo Eixample
O Eixample é um bairro planejado por Ildefons Cerdà, construído a partir do século XIX. Ele se destaca pelo layout em grade, com quarteirões formando ângulos de 45 graus, calçadas largas, avenidas arborizadas. Cada quarteirão do Eixample foi projetado com uma praça interna, para uso dos moradores. Quando observamos o Eixample de cima, compreendemos essa característica, pois vemos os quadrados formados pelos prédios com um espaço interno. Honestamente, não sei se algumas dessas praças ainda são coletivas, pois pelo que observei, elas parecem estar integradas aos edifícios ou casas que sobreviveram até os dias atuais. As pessoas penduram suas roupas no varal voltado para esse espaço interno, achei essa característica muito interessante e prática (especialmente porque em Londres não temos isso).
Adorei passear pelo Eixample, não apenas porque é fácil se orientar nas ruas, mas também pela variedade de lojas e restaurantes. É possível resolver muitas coisas nas ruas do Eixample! Tomar café da manhã, sentar e ler um livro em um dos bancos, correr ou caminhar nas calçadas, andar de bicicleta nas ciclofaixas, ir ao supermercado (ou farmácia, ou papelaria, tem de tudo), almoçar… enfim, dá para fazer de tudo por lá!
Além disso, muitas das principais atrações da cidade estão localizadas no Eixample, assim como estações de metrô e pontos de ônibus. Ao explorar essa região, você não encontrará tantos turistas como nos bairros mais antigos da cidade (Gótico, Born, Raval), o que proporciona uma sensação de pertencimento local! Recomendo muito caminhar por lá, principalmente porque a região é bastante popular para hospedagem, afinal, é uma área enorme.
Relaxar nos chiringuitos em Barceloneta
Os chiringuitos são quiosques de comida (como restaurantes, mas ao ar livre) localizados na praia. Barceloneta está repleta deles! Se você não quer colocar os pés na areia ou entrar no mar, mas adora o clima da praia, vale a pena passar um tempo em um deles. O único problema pode ser encontrar um lugar, pois em dias ensolarados eles costumam ficar lotados. Outra vantagem é a variedade do cardápio, que oferece opções desde café da manhã até almoço ou coquetéis. Escolha o seu chiringuito e aproveite!
Visitar a Sagrada Família
Se o dinheiro não fosse um problema (a entrada individual básica custa 15 euros, compre antecipadamente pelo site), eu teria visitado a Sagrada Família todos os dias que estive em Barcelona. Não, não estou exagerando. Já tive a oportunidade de visitar muitas igrejas, catedrais, basílicas e
Tags: amei, Barcelona, coisas