Milão tem um cenário cultural riquíssimo, excelentes restaurantes, é a capital do design e da moda – fica difícil demais escrever um post sobre coisas pra fazer por lá. Conheço gente que não curtiu a cidade, e até entendo: a primeira vista ela pode ser barulhenta, congestionada, escura. Mas Milão merece o seu amor, por isso resolvi escrever um post com coisas que eu amei fazer lá – coisas mais simples, que complementam o roteiro ‘principal’. Porque às vezes são os detalhes que fazem a diferença!
O meu ‘tipo’ de café com leite preferido. Às vezes é a primeira coisa que eu faço quando chego em qualquer lugar na Itália – no próprio desembarque do aeroporto procuro o primeiro café/boteco e peço um. O latte macchiato, como o nome explica, é o leite ‘manchado’ de café (importante: não confunda com caffè macchiato!!! É outra coisa!)
|
O latte macchiato é quase inteiro feito de espuma de leite (uma espuma ‘seca’, não é a mesma consistência da espuma que vai em um café com leite ‘normal’), e por cima vai a mancha de café. Claro, tem o leite líquido também, no fundo, ‘coberto’ pela espuma. Se você nunca experimentou, vai por mim: qualquer cantinho na Itália vai fazer um delicioso! Em Milão tem um gostinho especial, adoro entrar nas padocas ou cafés e pedir no balcão, junto com os locais. Você pode pedir direto pro atendente do balcão e pagar depois no caixa.
Olha, claro que eu não sei se todos os prédios de Milão são construídos ao redor de uma pracinha – criando um pátio interno para os moradores, como um jardim/praça comunitário – mas pelo que conheço a cidade (e também vendo pelos apartamentos do AirBnB onde já mes hospedei por lá), MUITOS têm essa característica. Pode prestar atenção, quando você passar na frente de algum prédio que tenha aqueles portões enormes, talvez consiga ver o pátio la dentro. Algumas lojas, inclusive, funcionam nesses prédios, então em alguns casos para entrar n…