10 curiosidades sobre a Escócia

June 21, 2024

Acabo de voltar da minha terceira viagem à Escócia e sempre que viajo pelo Reino Unido (quem acompanha este blog há mais tempo sabe do meu amor pelo País de Gales) fico pensando: por que eu demoro tanto para explorar mais da ilha onde moro? Viajar para outros países da Europa a partir de Londres é muito fácil e às vezes até mais barato do que pegar um trem interno. A gente sempre se interessa mais pelo que está mais longe, não é?

Lago Ness (10)
Lago Ness

Mas estou realmente encantada com a Escócia e desta vez fiquei mais atenta a alguns costumes locais. São tantas particularidades em um país tão pequeno que gostaria de compartilhar alguns desses fatos aqui. Se você está planejando uma viagem para a Escócia, acredito que esta lista irá ajudá-lo a entender e apreciar o país.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Idioma

Todo mundo sabe que na Escócia se fala inglês, mas você sabia que existem outros dois idiomas locais? Pois é, eu também não sabia. Quer dizer, sabia que existia o gaélico (escocês, diferente do irlandês), pois viajando de carro por lá – principalmente nas Highlands – vi que todas as placas de sinalização de trânsito são escritas nessas duas línguas. O gaélico não se parece em nada com o inglês (acho que gaélico escocês está para o inglês assim como galês – do País de Gales – também está para o inglês. Ou seja, nada a ver). O outro idioma (que eu não conhecia e só descobri ao pesquisar sobre o gaelico) é o ‘scots’, que apesar de parecer um pouco mais com inglês, é também difícil para quem não está acostumado. O scots está relacionado com a região das Lowlands, mas assim como o gaélico, não é muita gente que domina o idioma.

Sotaque

Ok, mas se eu falo inglês eu não terei problema algum na Escócia, certo? Hummmm….. não diria problema, mas você pode sim ter uma certa dificuldade, pelo menos nos primeiros dias, em compreender o sotaque. Eu estudei inglês por muuuuuitos anos e quando cheguei na Inglaterra sofri bastante – pois meu ouvido estava acostumado com o inglês americano que tanto escutamos em séries de televisão, filmes e músicas – e anos depois ainda me pego sem entender o que algumas pessoas falam. Quando converso com alguém da Escócia, preciso ficar ainda mais atenta, pois o sotaque é bem carregado, coisa que nenhuma escola de inglês te ensina.

Esse vídeo abaixo é de um comediante escocês que gosto muito, o Kevin Bridges. Se você tem inglês fluente, assista e me diga: conseguiu entender tudo que ele falou?

Dinheiro

A Escócia faz parte do Reino Unido, portanto a moeda oficial é a Libra Esterlina. Mas, se você sacar dinheiro no caixa eletrônico lá, ou pagar algo em dinheiro vivo para receber troco, provavelmente você receberá notas diferentes das que circulam na Inglaterra. Não se aflija! A Escócia produz suas próprias notas – conhecidas como ‘Scottish money’ – que tem uma ‘cara’ bem diferente, inclusive algumas com o desenho do Glenfinnan Viaduct. Essas notas, em teoria, são aceitas em todo o Reino Unido, mas comerciantes fora da Escócia podem fazer cara feia (não sei exataemente o porquê dessa birra). Se você quiser trocá-las, o ideal é utilizá-las para compras em grandes lojas de departamento – ou então ir ao banco, coisa que ninguem gosta de fazer!

Escócia

Haggis

Muita gente gosta de experimentar um prato típico quando viaja para um lugar novo. Bom, no caso da Escócia, esse prato seria o Haggis. Trata-se de uma mistura de coração, fígado e pulmão de carneiro, preparados no estômago (também do carneiro). O gosto não é tão diferente da carne vermelha ‘normal’, mas se você não sabe se é pra você, peça como entrada. O Haggis geralmente é servido com nabo e batatas (‘neeps and tatties’), e você irá encontrá-lo tanto em pubs como restaurantes refinados. Se quiser tentar fazer em casa, dá uma olhada nessa receita abaixo!

OldTowonContext (2)

Vacas

Você não precisa ser um especialista em pecuária ou vida na fazenda para reconhecer a típica vaca da região das Highlands na Escócia. A ‘Highland Coo’ (Coo=Cow=Vaca) tem uma franja que cobre os olhos, e um pelo espesso que cobre todo o corpo. Essa raça bovina é geralmente criada para consumo de carne, e você certamente avistará várias se fizer uma viagem de carro pelas Highlands. Em todas as lojas de souvenir na Escócia você irá se deparar com alguma coisa estampada com desenho da Highland Coo, de roupas de bebês a panos de prato de canecas.

highland coo

Whisky

A Escócia também é conhecida pela produção de Whisky. Opa, pera lá. Whisky ou Whiskey? Bom, se é produzido na Escócia é Whisky, sem o ‘e’! Existe toda uma explicação sobre a origem do nome e a diferença em relação ao Whiskey, produzido na Irlanda ou outras partes do mundo. Mas o mais importante é saber que se você quer tomar uma autêntica birita escocesa, tem que ser Whisky!

Shortbread

Mais uma curiosidade gastronômica: esse biscoito delicioso (em português é conhecido como biscoito amanteigado) foi inventado na Escócia. O Shortbread é daqueles biscoitos ‘neutros’ que todo mundo gosta. A receita leva açúcar, manteiga e farinha, mas fica tão gostoso e macio que não dá pra acreditar que seja algo tão simples. Taí outra coisa que você encontrará em lojas de souvenirs na Escócia, mas também é facinho de achar em qualquer supermercado no Reino Unido.  Uma delícia pra acompanhar uma xícara de chá ou café!

Blackening

Blackening (black=preto) é uma tradição de casamento um tanto quanto… esquisita (talvez nojenta), e que é mais comum em vilarejos. Os amigos dos noivos preparam uma mistura de barro, penas, ovos, farinhas, líquido de resíduo de produção de whisky e qualquer coisa que encontrarem pela frente, para jogar neles nos dias que antecedem a festa. Uma pegadinha no melhor estilo ‘tomar ovada na porta da escola no dia do aniversário’, ou ‘trote com tinta em calouros da universidade’. Depois de banhados nessa mistura melequenta, os noivos são levados para passear pelo vilarejo. Como se fosse uma despedida de solteiro, só que para deleite dos outros!

Kate e William

Você sabia que o Príncipe William conheceu a Kate Middleton na Escócia? Pois é, eles cursaram a mesma universidade, na fofíssima cidade de St. Andrews, a qual é possível conhecer em um passeio bate-volta a partir de Edimburgo. Pra quem gosta de golfe, St Andrews é um reduto do esporte, e ganhou o apelido de ‘home of golf’.

st andrews

Ruivos

A Escócia é o país com maior concentração de pessoas com cabelos ruivos no mundo (em inglês, ‘red hair’ ou ‘ginger’ – lembram da Ginger Spice, do Spice Girls? #entregandoaidade). Aproximadamente 40% da população nativa carrega o gene, e 13% tem os cabelos avermelhados/alaranjados. Eu particularmente adoro essa cor de cabelo, mas uma coisa que me chocou é que existe preconceito (sim!!!! preconceito) contra ruivos. Não sei exatamente a origem desse fato bizarro, mas é sabido que ruivos foram perseguidos e queimados na inquisição espanhola. Pois é, se esse tipo de coisa soa absurda pra gente, todo tipo de preconceito deveria ser tão absurdo quanto, certo?

E você, conhece algum fato curioso sobre a Escócia? Deixe nos comentários sua contribuição!

E para quem está planejando uma viagem ao país, recomendo o blog Contando as Horas, da Bruna. Ela já morou em Edimburgo (onde fez intercâmbio) e tem o coração ainda lá, e costuma voltar com frequência ao país para matar as saudades!

Dicas e cupons para economizar na sua viagem

curiosidades, ,