Londres é frequentemente o destino escolhido por quem viaja para a Europa pela primeira vez. A cidade pode parecer assustadora no começo devido à quantidade de atrações, o mapa do metrô e o tamanho da cidade. Para ajudar quem está se sentindo inseguro com a perspectiva da viagem, compilei 10 dicas de Londres para quem vai visitar a cidade pela primeira vez.
|
São dicas básicas, mas eficazes, que farão a diferença na sua viagem. Leia com atenção e relaxe: tudo dará certo!
1. No pub, pague as bebidas no balcão, no momento do pedido
Ao contrário dos restaurantes, no pub o pagamento é feito com antecedência, no momento do pedido. Por isso, é muito comum que cada pessoa da turma pague uma rodada. Essa regra também se aplica quando você pede comida no balcão, mas alguns pubs tem serviço de restaurante, geralmente em um salão reservado para esse fim. Se você não quiser ficar pagando toda vez que pede uma bebida, pergunte para o atendente se e possível abrir uma ‘tab’: você deixa seu cartão com eles e ganha um número – a cada pedido, fale o número da sua tab e na hora de ir embora peça para fechar a tab, e então pague a conta.
2. Peça água da torneira
A água da torneira é consumida normalmente aqui – não apenas nas casas, mas também nos bares e restaurantes. Portanto, para economizar algumas libras, você pode pedir ‘tap water’ para o garçom. Todo mundo faz isso, pode pedir tranquilo que ninguém achará estranho (a não ser, claro, que você faça questão de agua de garrafa. Aí peça still – sem gás – ou sparkling – com gás)
3. Tenha o oyster ou bilhete sempre a mão
Não deixe para pegar seu Oyster (o cartão utilizado no transporte) ou bilhete de papel no momento em que for passar pela barreira da estação. Tenha ele a mão antes, e evite segurar a fila. A mesma coisa serve para quando subir no ônibus. Não deixe todo mundo esperando na porta enquanto você revira a bolsa procurando o oyster/bilhete. Obviamente que isso é uma cortesia, algo bacana de se fazer numa cidade que está sempre a milhão, como Londres.
Leitura complementar: tipos de tickets de tarifas do metrô de Londres
4. ‘Eat in or take away?’
Acostume-se com essa pergunta, que significa ‘vai consumir aqui ou levar?’ – quando você for em um café ou lanchonete como Starbucks, Costa, Nero, Pret a Manger ou EAT. A maioria dos lugares adiciona uma porcentagem ao valor final caso você queira ficar lá, então considere pegar seu sanduíche ou café e ir comer na praça ou banquinho mais próximos!
5. Mantenha-se a direita, use a plataforma
Mais uma regrinha básica para facilitar a vida na hora de utilizar o metrô – na escada rolante, mantenha-se sempre a direita e deixe a esquerda livre para quem quer passar. E, quando chegar na plataforma para esperar o metrô, ande até as pontas – geralmente os vagões estão mais vazios e você evita a muvuca dos turistas que ficam logo na saída do corredor para a plataforma.
6. Use as moedas
Não tem jeito, você vai encher a carteira de moedinhas: de 1 centavo a 2 libras, elas pesam na bolsa! Mas não as ignore, e tente sempre usá-las. Caso você não tenha paciência para contar as moedas na hora de fazer um pagamento, fique de olhos nas caixinhas de doação que existem nos cafés, supermercados e lanchonetes (junto ao caixa), ou nas pessoas que ficam em estações de trem e metrô segurando ‘baldinhos’: são voluntários de instituições de caridade arrecadando doações.
7. Compre a Big Issue
A Big Issue Foundation é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda moradores sem teto ou em situações bastante vulneráveis. Você verá pessoas (geralmente utilizando um colete vermelho) por toda a cidade, vendendo uma revista (chamada Big Issue) que eles compram a £1.25 e vendem a £2.50 – o lucro é deles. Ou seja, você ajuda alguém passando por uma situação bastante difícil – esse é o trabalho deles! A revista é semanal e bastante interessante (é de variedades), e os vendedores são sempre muito simpáticos.
8. Pegue os jornais e revistas gratuitos
Para ficar por dentro do que está acontecendo em Londres e no mundo durante a sua viagem, use e abuse dos jornais e revistas gratuitos distribuídos na rua. Todo dia (exceto fim de semana) saem os jornais Metro e City AM (pela manhã) e Evening Standard (fim da tarde). Terça feira é o dia da Time Out, revista de entretenimento cheia de dicas do que fazer, onde comer e também matérias bem interessantes sobre personalidades e lifestyle londrino. Quarta feira é dia da revista Stylist, para o público feminino. No dia seguinte, quinta, sai a Shortlist, para o público masculino e também a revista de esportes, Sport. Sexta feira o jornal Evening Standard publica uma revista de variedades, a ES magazine. Isso sem contar os jornais locais, geralmente disponíveis nas estações de trem de bairros fora do centro. Enfim, muita informação para quem gosta de estar a par das notícias!
9. Faça reserva e compre ingressos com antecedência
Assim que você fechar sua viagem para Londres, comece a pensar se quer ir a algum restaurante específico ou ver uma peça de teatro/ballet/ópera. A maioria dos restaurantes em Londres aceita reserva (você pode fazer diretamente pelo site, telefonar ou ainda pedir ajuda ao seu hotel). Alguns lugares (como Buerger & Lobster e Bubbledogs) começaram uma nova ‘tendência’: não aceitam reserva, mas pegam seu telefone e te mandam mensagem quando a mesa estiver pronta. Assim, você não precisa ficar esperando na porta.
Quanto aos ingressos para espetáculos e shows, vale a pena ficar de olho no TicketMaster. Compre o ingresso com a opção de imprimir em casa, e assim você ja o tem em mãos antes de viajar (você receberá um email com o ingresso em PDF).
Leitura complementar: restaurantes em Londres
10. Comunique-se!
Não tenha medo (ou vergonha) de pedir informações – essa ‘lenda’ que diz que os londrinos são frios e distantes é uma injustiça! os funcionários do metrô são super solícitos, assim como policiais e atendentes de lojas. Basta perguntar – não esperer alguém chegar em você. Mesmo que seu inglês não seja fluente, não se preocupe, as pessoas aqui estão muito acostumadas com turistas. Sabendo o nome do lugar ou rua que você quer ir, ou com um mapa em mãos, use a criatividade e deixe a inibição de lado.
*****
Clique aqui para ver nossa página especial de Londres, com todos os posts organizados em categorias
*****
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem – ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto.