Estudar história da Inglaterra é desafiador. São batalhas, reis, rainhas, bispos e muitos, muitos monumentos. No menor dos vilarejos, por exemplo, é possível que você encontre uma igreja maravilhosa. Talvez a que tenha a capela mais antiga, ou o vitral mais alto do país, ou a nave mais comprida, ou o sino mais pesado. Cada igreja na Inglaterra tem um “maior/melhor” pra chamar de seu.
Entrar nessas igrejas é um privilégio, e eu não digo apenas para quem é religioso. Porque mais do que lugares de devoção, elas têm história enraizada em suas paredes, estátuas, vitrais, túmulos e detalhes arquitetônicos. Selecionei aqui 10 das que já visitei que mais me impressionaram. É possível escrever um livro sobre cada uma delas, e fazer um paralelo com a história da Inglaterra, como já falei.
|
Catedral Christ Church (Oxford)
Uma das construções mais antigas de Oxford, do século 12. Note que ela é chamada de ‘Catedral’, e não ‘Capela’, como é o caso de igrejas de outras colleges tanto em Oxford como em Cambridge (ela pertence a Christ Church College, a entrada na catedral faz parte do percurso dentro dessa College). Essa é a única no mundo com essa particularidade. Apesar de pequena, ela é repleta de detalhes arquitetônicos maravilhosos, alguns dos quais estão destacados no folheto entregue assim que você entra. Não deixe de passar por todas as áreas da catedral, para reparar nos monumentos e vitrais. Um dos vitrais mais impressionantes está no fundo, do lado esquerdo, e foi criado pelo artista Edward Burne-Jones em 1878. Burne-Jones depois tornou-se um dos integrantes dos Pré-Rafaelistas, um movimento artístico fundado em Londres em 1848.
… (texto continuado)
Tags: igrejas, incríveis, Inglaterra