A Dani Nogueira (@daninoguei) fez um roteiro maravilhoso por Belém, Ilha de Marajó e Alter do Chão nas últimas férias dela e nós ficamos babando no twitter com as fotos do lugar. Ontem depois do #chatdeviagem pedi pra ela fazer um post resumidinho pra falar um pouco pra gente desse lugar tão falado, mas ainda desconhecido pra nós. Com a palavra, Dani.
Alter do Chão fica no Pará e é uma “vila” pertencente ao município de Santarém. O local, que apareceu bastante no #chatdeviagem sobre “Viajando pelo Brasil”, está na bucket list de muitas pessoas. Entretanto, para outras pessoas, ainda é um lugar absolutamente desconhecido. Como estive lá em Agosto deste ano, pude ver com meus próprios olhos e constatar que, de fato, o lugar é pouco conhecido pelos turistas brasileiros. Enquanto isso, muitos estrangeiros estão desfrutando de seus prazeres. Sendo assim, para instigar os turistas brasileiros a “tomarem conta” do que é nosso, apresento a seguir, dez motivos para conhecer Alter do Chão (não em ordem de preferência, claro!)
|
1. Constatar que o jornal britânico The Guardian está coberto de razão quando elege Alter do Chão como uma das melhores praias do Brasil, chamando a região de “Caribe Amazônico”

2. Navegar pelo rio Tapajós e conhecer de perto a grandeza da bacia amazônica.

3. Estar em contato com a natureza em sua forma quase intocada.

4. Estar em Ponta de Muretá e ter uma praia extensa, com água cristalina, absolutamente deserta, exclusiva para você!

5. Constatar o quão cristalina é a água do Rio Tapajós e poder enxergar seus pés lá no fundo quando estiver com a água na altura do peito. E ainda, depois de se esbaldar nos mergulhos, sair de lá com a pele ótima e o cabelo super soltinho, afinal, a água é doce! (dica feminina! hehe)

6. Estar na Praia de Pindobal e não acreditar que aquilo é uma praia de água doce e que você está na bacia amazônica.

7. Conhecer a FLONA – Floresta Nacional do Tapajós – e sentir-se pequeno perante a grandeza das raízes da sumaúma, uma das maiores árvores de lá.

8. Apreciar os belos espelhos d´água do igapó.

9. Poder assistir ao sol se pôr enquanto navega no Rio Tapajós.