Arraial do Cabo é um dos destinos no estado do Rio de Janeiro que estão sendo redescobertos e voltaram a toda na preferência dos viajantes. Eu passei muitos verões na região dos Lagos em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Barra de São João mas foi na época pré-blog, então convidei o Fábio Pastorello do blog Viagens Cinematográficas (facebook | instagram | twitter) pra escrever esse post sobre Arraial e estou agora morrendo de vontade de voltar. Podem babar nas fotos lindas!!!
Quando se fala em praia, muita gente pensa imediatamente em praias do Nordeste. Quando se fala em lugares paradisíacos, muita gente imagina o Caribe. Quando se fala em mergulho, muita gente imagina Fernando de Noronha. Da minha parte, eu até imagino e adoro esses lugares, mas o cantinho que mora mesmo no meu coração é Arraial do Cabo, no litoral norte do Rio de Janeiro. Algumas das melhores praias do Brasil estão por lá. Aquele mar transparente e de cores impressionantes como o do Caribe, está logo ali pertinho. E Arraial do Cabo é conhecida como um dos melhores pontos de mergulho no Brasil.Ou seja, tem tudo o que a gente adora, né?
|
Mas se você ainda não se convenceu, temos uma lista para tentar te levar para lá. Mesmo para quem já conhece, talvez role aquela vontade de voltar. No final desse post, você me conta se ficou convencido ou não, hein?
1 – Passeio de Barco até a Ilha do Farol
Para chegar na Ilha do Farol, o acesso é somente de barco, a partir da Praia dos Anjos. O passeio de barco em si, já é uma delícia, mas o ponto alto mesmo é a chegada na Praia do Farol. Sem nenhuma infraestrutura, a Praia é protegida pela marinha e o número de visitantes controlado. Só dá para ficar cerca de 1 hora por lá. Aproveite cada minuto.
Dica: existe um número limitado de visitantes. Reserve seu passeio com antecedência, principalmente se for alta temporada.
2 – Pontal do Atalaia
Achou pouco os 60 minutos na Praia do Farol. Arraial do Cabo é tão perfeita que logo em frente tem outra praia igualmente paradisíaca, em que você pode ficar quanto tempo quiser. São as Prainhas do Pontal do Atalaia. Apesar do plural, na maré baixa essas prainhas viram uma só. Para chegar, dá para ir de carro por dentro do Condomínio Pontal do Atalaia (a entrada é liberada mediante identificação) ou de barco, a partir da Praia dos Anjos (o passeio de barco também faz um parada lá, mas existe esse transfer que é uma melhor opção para quem quer aproveitar melhor).
Dica: no caminho de carro até as Prainhas, fique ligado na espetacular vista para a baía onde estão a Praia do Farol e as Prainhas. Sou apaixonado por esse visual, é de tirar o fôlego.
3 – Prainha
Quer ir para a praia sem muito esforço? A Prainha é o seu pedaço. Uma das primeiras praias que os visitantes alcançar ao chegar em Arraial do Cabo, a praia é extensa e deliciosa. É o lugar ideal também para quem gosta de praia e estrutura, são várias barracas na praia. Se você não gosta de multidões, melhor evitar, pois nos fins de semana e alta temporada, pela facilidade de acesso, a praia fica bem cheia.
|
Dica: O melhor ponto para fotos fica no canto esquerdo. Existe uma trilhazinha até a rua, e do alto (aquele mesmo ponto de vista de quem está chegando de carro), a visão da Prainha é completa.
4 – Pôr do Sol
Existem pelo menos dois pontos imperdíveis para conferir o pôr do sol em Arraial…
… etc