Meu amor pelo País de Gales começou em 2013, quando coloquei meus pés lá pela primeira vez. Desde então já retornei outras vezes e em breve estarei lá novamente (claro, morando em Londres fica muito mais fácil para programar uma esticada!). E olha, vou ser super honesta com vocês: me corta o coração que os posts sobre o país não façam o mesmo sucesso do que de outros destinos bem populares aqui no blog.
Eu quero mudar isso! Quero que todo mundo que gosta dos meus posts e me acompanha aqui no Aprendiz coloque uma passadinha no País de Gales em sua lista de possíveis viagens. Se eu ainda não consegui te convencer com os meus posts anteriores, quem sabe eu não acerto nessa nova tentativa?
|
Vamos combinar que quando falamos de Grã Bretanha, não pensamos imediatamente em lindas paisagens. Praias com águas cristalinas? Penhascos dramáticos? Campos verdinhos? Pois é, a ilha britânica tem tudo isso sim, e o País de Gales é ‘O’ destino para experimentar uma viagem cheia de cenários maravilhosos e natureza em abundância.
Rhossili Bay, por exemplo, já foi eleita a praia mais bonita da Grã Bretanha, e Gower Peninsula é uma das área de beleza natural extraordinária (Area of Outstanding Natural Beauty). St Govan’s Head e Marloes Sands tem formações rochosas de cair o queixo (e fazer acabar a bateria da máquina fotográfica!). A ilha de Skomer, na região de Pembrokeshire, combina um pouco de tudo isso, com a vantagem de ser praticamente intocada pelo homem.
Pode ter certeza de que você será bem recebido pelos galeses. Eles ficam super felizes de receberem visitas ‘exóticas’ – e abrem um sorriso quando descobrem que somos brasileiros. Acham curioso, querem saber por que você foi parar lá (ainda mais nas cidades pequenas e vilarejos no meio do nada).
Lembro de uma das vezes que fomos, meu marido tinha deslocado o ombro e estava com o braço na tipóia, e um senhor nos parou na rua pra saber o que tinha acontecido com ele. Aquele tipo de receptividade que a gente não acha que vai encontrar fora dos países latinos.
Existem aproximadamente 11 milhões de carneiros no País de Gales – e 3 milhões de pessoas. Assim fica fácil descobrir o prato típico de lá, né? o ‘Welsh lamb’ é mesmo delicioso, principalmente a carne dos animais criados no salt marsh (vegetação que cresce em terrenos banhados pela água do mar quando a maré está alta). Além da carne de carneiro, a carne bovina é também tradicional (muitas fazendas criam os dois).
Mas se você não é muito chegado em carne vermelha, não tema! O País de Gales também tem tradição em frutos do mar, já que sua costa é extensa. Mariscos e peixes são bem comuns nos restaurantes de cidades próximas ao litoral.
Prefere um lanchinho mais simples? Então vá de ‘Welsh Rarebit’, um sanduba de queijo delicioso, garanto que você não encontra igual em qualquer outro canto do mundo. É vegetariano? Então prove a Glamorgan Sausage, feita de queijo, alho poró e mostarda. E, pra terminar, afinal ninguém é de ferro, peça algo doce: Welsh cake (tipo uma bolacha com uma massinha macia e frutas secas) ou Welsh crempog (crepe). Na hora do chá, é bom provar o Bara Birth, um pão com frutas feito também de chá.
Pra turma que gosta de viajar para fazer trilha, melhor lugar não há! Como já contei nos meus posts sobre a Gower Peninsula, Glamorgan Heritage Coast e Pembrokeshire, toda a costa do país pode ser feita a pé, usando o Wales Coastal Path. Existem partes mais fáceis e outras mais difíceis – informe-se antes de ir e estude bem o caminho, principalmente se você não tiver experiência em trilhas (o site oficial do Coastal Path tem um monte de informações, e todo perímetro tem sinalização indicando que você está no caminho certo!)
Diz aí: você está de saco cheio dos comentários ‘saudades desse lugar’ nas suas fotos do Instagram? Sempre recebe uma ‘dica imperdível’ de algum lugar ‘secreto’ na cidade que você está visitando? Achava que não ia encontrar outros turistas brasileiros no seu destino, porque é um local quase nada explorado? Bota o País de Gales no teu roteiro.
Na hora que a Globo inventar de fazer uma novela que se passe lá, todo mundo vai ‘descobrir’ o País de Gales. Foi assim que aconteceu com tantas outras regiões do mundo, e mais hora menos hora os brasileiros vão se tocar como esse integrante do Reino Unido é incrível. O que é ótimo, eu faço a maior propaganda e acho que todo mundo tem que ir mesmo. Mas, se você tem a oportunidade de ir antes, não pense duas vezes.
Vá, e descubra você mesmo as maravilhas do País de Gales. Tenho certeza de que você vai se encantar como eu me encantei. E lembre-se: a capital, Cardiff, é apenas a porta de entrada, e o país tem muito – mas MUITO mais – a oferecer do que sua capital e os castelos ali por perto. Lembro direitinho de quando fui pela primeira vez e ao avistar Rhossili Bay, pensei: ‘como eu nunca havia lido sobre essa praia antes?’. As revistas de viagem e turismo não falam do País de Gales, mas vá por mim: quando todo mundo começar a ir, elas vão falar!