Durante minha semana explorando o interior da Eslovênia tive a oportunidade de conhecer dois lugares lindos dentro do Parque Nacional Triglav, nos Alpes Julianos: Slap Savica (Cachoeira Savica) e o Lago Bohinj. Esse último leva o nome da região de Bohinj, e muitas pessoas acham que é assim que se chama a cidadezinha onde ele fica. Mas não! Bohinj é uma municipalidade que engloba várias cidadezinhas. A cidade onde está o lago chama-se Ribčev Laz.

A Slap Savica é a mais importante fonte do Lago Bohinj, e ambas as atrações podem ser visitadas no mesmo dia (até porque não há muito o que fazer em Ribčev Laz). Para chegar à cachoeira, é preciso subir aproximadamente 450 degraus, então prepare as pernas! Apesar da subida, o caminho não é difícil. Está muito bem demarcado, é largo e tem vários pontos de parada para fotos e descanso.
|

O esforço é muito bem recompensado. A Slap Savica tem uma queda de 78 metros, e lá em cima também se tem uma vista incrível do vale. Havia chovido bastante na noite anterior, então no dia que visitei, ela estava bem ‘cheia’. Entre subida, paradas para fotografar e descida, levamos cerca de duas horas.


A próxima parada foi em Ribčev Laz, para ver de pertinho o Lago Bohinj (passamos do lado dele de carro em direção à Slap Savica). Esse lago não é tão conhecido quanto o Lago Bled, mas é tão bonito quanto (é também o maior lago permanente da Eslovênia). A cor da água, mais uma vez, impressiona, e você pode fotografá-lo de vários pontos. Assim como em Bled, muitas pessoas nadam nele.

E aproveite para conhecer a igrejinha que se encaixa tão lindamente na paisagem. É a igreja de São João Batista, construída no século 15 (os lindos afrescos que adornam o teto foram feitos no século 16). Não é preciso pagar para entrar, mas doações são bem-vindas.

Slap Savica e Lago Bohinj: informações práticas
- De carro, são cerca de 80 km a partir de Ljubljana (fácil de estacionar tanto na Slap Savica quanto para ver o Lago Bohinj). Para quem prefere usar o transporte público, vários ônibus fazem o trajeto a partir da rodoviária de Ljubljana. Você pode ir até a Slap Savica e na volta parar em Ribčev Laz para ver o Lago Bohinj.
- Para fazer a trilha até a cachoeira, é preciso pagar 3 euros por pessoa. Na base, há lanchonete/restaurante, banheiros e loja de souvenir.
- É possível fazer um passeio de barco pelo Lago Bohinj, veja aqui para mais informações (eu não fiz, mas parece ser bem legal caso você tenha tempo).
- Para quem está de carro, recomendo almoçar no restaurante Danica, a poucos quilômetros do Lago Bohinj. Comida típica da região e ambiente super fofo (ainda mais se o dia estiver quente, pegue uma mesa no lado de fora para almoçar vendo a paisagem).
Eu viajei para a Eslovênia a convite da agência MGM Media Optima. O conteúdo dos posts é genuino e reflete minha experiência. Não prometi divulgação e os posts não são pagos.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em