Os mercados de Natal são uma tradição na Alemanha e praticamente toda cidadezinha tem um. Alguns são mais famosos que os outros, mas a combinação de comidas típicas, vinho quente e barraquinhas de madeira enfileiradas com muito artesanato você encontra na maior parte deles.
A Paula Augot do blog No Mundo da Paula (Facebook, Instagram) que conheceu os mercados de Natal em Paris, foi a nossa enviada especial para essa viagem e fez a cobertura em tempo real no nosso instagram e conta aqui um pouquinho de cada mercado de Natal visitado.
|
No primeiro dia ficamos em Essen e visitamos os mercados de Essen e Hattingen. Essen por ser uma cidade grande é bem conectada a toda a Alemanha por trem. O mercado fica bem próximo da estação central da cidade e quem vem de outras cidades pode descer na estação central e ir a pé, fica a 5 minutos da estação. O mercado de Zolverein esse precisa de carro porquê fica já fora de Essen, no subúrbio.
Em Essen visitei o mercado de Natal que fica próximo da estação de trem e por ser uma cidade grande ele é bem maior. O mercado se espalha pelas ruas em formato de T muito perto da principal rua comercial na cidade e se você estiver turistando pela cidade provavelmente não vai precisar usar transporte para ir até lá. O mercado tem uma roda gigante linda e iluminada. Ela muda de cor e eu a apelidei de Essen Eye em homenagem a London Eye.
Várias barraquinhas vendem artesanato, comida e bebidas sendo o glühwein (vinho quente ou quentão) a bebida mais famosa da época de Natal. Ahhh! As barraquinhas costumam pedir uma caução na compra do vinho quente. Os vinhos custam em média 3 euros, mas quando você vai pagar ele pedem 5 ou 6 euros que é na verdade a caução, quando você devolve a caneca eles te devolvem o restante do dinheiro.
Foi o único mercado em que tinha barraca com música, eu passei por lá antes de jantar e quando voltei do jantar passamos novamente e estava bem animado com música ambiente e até gente dançando tinha.
Falando em caneca, eu amei as canecas do vinho quente e perguntei ao guia se a gente poderia comprar e ele disse que bastava não pedir a devolução do dinheiro e ficar com a caneca e foi isso que fiz e trouxe essa canequinha fofa aqui, mas tinha outras lindas e em formatos diferentes, inclusive uma em forma de bota que estava linda mas eu já não tinha espaço na mala po…
Em Essen eu ainda visitei o mercado que fica na área do Zolverein. Foi lá que tomei o melhor kinderpunsch de toda a viagem! Kinderpunsch é a versão infantil do vinho quente sem álcool. Durante toda a viagem eu bebi uns 10 kinderpunsch para espantar o frio mas nenhum superou o do mercado do Zolverein.
Apesar do Zolverein ser bem menor que os outros mercados ele tem uma pista de patinação e um espaço para um jogo bem parecido com o curling. A pista de patinacao não é como as que a gente normalmente vê por aí, ela não é muito larga mas é bem comprida. Foi a primeira que vi assim nesse formato e parece ser bem melhor para andar de patins.
Não muito longe de Essen fica a cidadezinha de Hattingen, que tem uma estação de trens regionais então só dá para ir de trem se você já estiver em Essen. O mercado de Hattingen fica próximo da estação de trem, são apenas 10 minutos a pé. Foi no mercado de Natal de Hattingen que aprendi a lenda alemã de Frau Holle: muito conhecida principalmente pelas crianças, diz a lenda que Frau Holle é a responsável pela neve no mundo pois a cada vez que ela sacode o seu travesseiro as plumas que voam se transformam em neve.
O mercado de Hattingen apesar de pequeno foi onde tomei uma das melhores sopas de minha vida era uma sopa feita com batata, linguiça defumada e algumas ervas verdes, não lembro o nome exato da sopa mas se alguém souber me avise por favor!
No segundo dia ficamos em Colônia como base, dá para ir nos três principais mercados de Colônia usando o transporte público e o mercado da catedral é o mais próximo para quem vem de trem de outras cidades. Colônia tem trem para as principais cidades da Alemanha e mesmo trens que vão para Bélgica e Paris. O Stadtgarten que foi o primeiro mercado de natal que fui em Colônia não fica tão no centro e precisa usar o transporte público para chegar lá.
Pelo pouco que eu conheci dos mercados de Natal da Alemanha, Colônia é onde há os mais bonitos e tradicionais mercados de Natal. Há três principais mercado na cidade:
Stadtgarten
Esse foi o que achei mais familiar, fica um pouco mais afastado do centro e por esse mesmo motivo não tem tantos turistas, cheguei lá por volta das 17h e dava para perceber que todo mundo que estava no mercado era local, famílias com crianças, gente que tinha acabado de sair do trabalho e etc…
Mercado da Catedral
Sem dúvida o mais cheio e o mais famoso de Colônia. imaginem um mercado de Natal em Colônia com a incrível vista da catedral de Colônia! O mercado é lindo, a vista é fenomenal mas era quase impossível andar por lá no dia que fui porque alguns corredores estavam completamente congestionados.
Alter Markt
Não muito longe da catedral funciona o mercado que fica na antiga feira da cidade, quase tão lindo quanto o mercado da catedral mas não tem a mesma vista e ainda assim se tornou o meu favorito por ser um pouco mais tranquilo. Não deixem de experimentar os diversos tipos de linguiças (wurst) e as suas diferentes formas de preparo.Alemanha, mercados, Natal