Paris: Planejando a Viagem

July 4, 2024

Paris… Ah a cidade luz, do romance e tantos outros clichês. Planejar a viagem para Paris é já começar a viajar antes mesmo de chegar, não é mesmo? Eu sou do clube das apaixonadas pela cidade e sempre que posso ou estou pela Europa, dou um jeitinho de dar uma passadinha por lá. Como estou neste momento planejando mais uma viagem à cidade, aproveitei para publicar esse post que será um dinâmico, sempre com novos links entrando por aqui a medida que fizermos novos posts para ajudar a quem também quer ir pra lá.

País: França

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Língua: Francês, mas o inglês também é falado nos pontos turísticos e hotéis. Mas é sempre bom levar um livrinho de frases e aprender as palavras mais comuns… bonjour (bom dia), oui (sim) e etc…

Moeda: Euro

Visto: Brasileiros não precisam de visto se forem ficar até 90 dias no país.

  • Avião: Há vários vôos diretos do Brasil para Paris (TAM, Air France) e alguns outros com conexões em Zurique(SWISS),  Londres  (British Airways) , Amsterdam (KLM),  Frankfurt(Lufthansa) e outras.
    • Aeroportos:
      • CDG – Charles De Gaulle –  36 km até o 1st arrondissement em Paris.  Vôos que vem do Brasil da Air France e TAM direto, chegam aqui.
      • ORY – Orly – 17 km até o 1st arrondissement
      • BVA – Beauvais – 87 Km até o 1st arrondissement. É o aeorporto da cia aérea RyanAir.
  • Trem:  os trens na Europa são um ótimo meio de locomoção e a malha ferroviária é extensa. Se for viajar de ou para Londres, a pedida é o Trem Eurostar. Os trens vindos de Londres param na Gare Du Nord.
  • Ônibus:  Os ônibus da MegaBus tem opções de ônibus baratos e confortáveis.

Como Ir dos Aeroportos para o Centro

De táxi

É o meio mais cômodo de ir para o hotel, principalmente se você tiver feito uma viagem longa. Do Charles De Gaulle (CDG) custa em torno de 50 a 70 Euros, dependendo de onde você estiver hospedado. Do Orly (ORY) custa cerca de 30 Euros e do Beauvais não é aconselhável táxi.

De transporte particular

De qualquer dos aeroportos, os motoristas esperam pelo passageiro no terminal. Veja no link os preços:

De ônibus

Roissy Bus – esse ônibus deixa na Ópera, bem perto da estação de metrô e de lá pode-se pegar um táxi ou metrô para seu hotel. O ônibus custa 10 Euros e leva cerca de 1 hora.
De  Paris (Opéra) para o aeroporto Charles de Gaulle (CDG): 05:15 a 20:00: cada 15 minutos / 20:00 as 22:00: cada 20 minutos
/ 22:00 as 00:30: cada 30 minutos
Do aeroporto Charles de Gaulle para Paris (Opéra): 06:00 a 20:45: cada 15 minutos / 20:45 as 00:30: cada 20 minutos

Les Cars Air France – são ônibus de luxo da AirFrance que podem ser usados por passageiros de qualquer empresa. Custa 17 Euros.

De Metrô

Só aconselho ir de Metrô se você tem pouca bagagem, porque já tive que enfrentar as escadas nas estações e algumas não tem elevadores ou escadas rolantes.

Saindo do Charles de Gaulle, pegue o RER B (Blue) na direção de Paris. Desça nas estações Gare du Nord para conexão com o metrô. Custa 9.75 Euros para adultos e 6.85 para crianças.

Paris tem uma disposição interessante pois seus bairros tem números de 1 a 20, que são chamados de arrondissements. Quanto menor o número, mais central. O número do arrondissement vem sempre no que seria o nosso CEP. Então a loja do Pierre Herme(que vende deliciosos macaroons) e tem como endereço: 39 Avenue de l’Opéra, 75002 Paris, França já diz pra gente que ela fica no 2o arrondissement. Este mapa mostra um pouco dos pontos turísticos principais e onde eles estão localizados. 

paris-2-885x600

Para se hospedar, verifique sempre onde fica localizado o seu hotel vendo no final do endereço. Dê preferência aos bairros mais centrais 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8.

Os Bairros

  • Ile de La Cité e Ile Saint-Louis – onde fica a Notre Dame é uma delícia para caminhar pelas ruas de lojinhas fofas.
  • Saint-Germain-Des-Prés – ruas fofas com lojas de design e muitos restaurantes é um dos bairros perfeitos para caminhar sem pressa.
  • Le Marais – Bairro das galerias de arte e LBGT.
  • Montmartre – 18 – onde fica a Sacre Coeur, bairro que foi ponto de encontro de artistas, principalmente impressionistas e onde fica o Moulin Rouge.
  • Montparnasse – 14  – Onde fica o prédio do mesmo nome com uma das melhores vistas para a Torre Eiffel.
  • Quartier Latin – 5 – onde fica Sorbonne e o Panthéon. Na Rue Mouffetard encontram-se vários cafés, boulangeries e patisseries. Paraíso para quem ama doces como eu!

A melhor maneira de se locomover por Paris é a pé, ou usando o transporte público. O Metrô e trens podem parecer complicados a princípio, mas são fáceis de usar depois que você se entender com o mapinha. Eu dou sempre preferência para os ônibus, assim vou vendo partes da cidade enquanto faço meu deslocamento.

Mapa do Metrô de Paris (clique na imagem para ver maior)

Screen Shot 2014-10-10 at 6.21.31 PM

Há muitas opções de hospedagem em Paris. Desde albergues/hostels a maravilhosos hotéis 5 estrelas. Aqui temos uma lista dos hotéis que já nos hospedamos. Dê preferência aos bairros mais centrais 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, ou seja, no “CEP” do endereço, o ultimo número vai dizer exatamente onde ele fica: O Hotel Mandarin Oriental (251 Rue Saint Honoré, 75001 Paris, France)  por exemplo, fica no 1o arrondissement. Lembre-se de sempre verificar, principalmente nos hotéis mais antigos e mais simples se há elevador. 

Mais opções de hospedagem em Paris

Hotéis 2 estrelas no Booking.com

Hotéis 3 estrelas no Booking.com

Hotéis 4 estrelas no Booking.com

Hotéis 5 estrelas no Booking.com

Paris tem programação o ano inteiro e é uma cidade que tem turistas, muitos turistas, sempre. Eu já fui no inverno(em Fevereiro) e peguei friozinho, uns dias de chuva e outros muito ensolarados. Já fui na primavera(Maio) e andei de bermuda e camiseta, uma delícia… fui também no Outono (em outubro) e voltarei esse ano em Novembro. A Helô já foi também em várias estações do ano, incluindo o verão e tem sempre algo interessante e novo pra fazer lá, além dos passeios tradicionais.

Temperatura

Aqui uma tabela de temperaturas médias, que claro, podem variar de ano pra ano.

MÊS MÁXIMA MÍNIMA
JANEIRO
FEVEREIRO
MARÇO 12°

Tags: , ,