O ArcelorMittal Orbit está localizado no Parque Olímpico (sobre o qual já falei nesse post) e é mais uma opção para apreciar a vista de Londres do alto. Essa escultura foi criada pelos artistas Anish Kapoor e Cecil Balmond em comemoração aos Jogos Olímpicos de 2012, gerando polêmica entre os londrinos, que são conhecidos por suas críticas à arquitetura moderna.
|
No entanto, apesar das polêmicas, o ArcelorMittal Orbit oferece uma perspectiva única de Londres, pois, ao contrário de outras atrações panorâmicas (como o The Shard), ele está localizado em uma parte da cidade que recentemente começou a chamar a atenção dos turistas, o bairro de Stratford. Portanto, do topo do ArcelorMittal Orbit, você terá uma visão de uma “outra” Londres, ainda em desenvolvimento e em expansão.

De lá, é possível avistar alguns dos marcos conhecidos da cidade, como o próprio The Shard, os prédios da City e de Canary Wharf. Além disso, você terá uma vista de Greenwich, mas o destaque mesmo é observar as dimensões do Parque Olímpico, em especial o estádio (que ainda está passando por reformas para se tornar a casa do time de futebol West Ham).

A plataforma de observação fica a 80 metros de altura, oferecendo um amplo espaço lá em cima. Duas obras de Anish Kapoor estão presentes: dois enormes espelhos curvados, um de cada lado, que distorcem a vista. Ao subir, você pode utilizar o elevador, mas ao descer, pode optar por encarar os 455 degraus em espiral, uma experiência única devido ao sistema de auto-falantes que emitem sons gravados de várias partes de Londres ao longo do trajeto.


No entanto, a pergunta que fica é: vale a pena? Para os visitantes de Londres pela primeira vez, pode não ser a melhor opção para apreciar a cidade do alto. Porém, para aqueles que já visitaram várias vezes, é uma experiência interessante. Reserve um dia inteiro para explorar Stratford: comece pelo ArcelorMittal Orbit, continue pelo Parque Olímpico e termine o dia fazendo compras no shopping Westfield Stratford.
