As praias da Azeda e Azedinha em Búzios estão entre as minhas favoritas. Já falei sobre ela no post sobre as 10 coisas imperdíveis para fazer em Búzios e já escrevi também sobre a Praia de Geribá, outra favorita. Então hoje eu vou contar os detalhes pra vocês, porque ela é uma praia muito bacana, principalmente se você vai com crianças.
O acesso as praias da Azeda e Azedinha é feito pela Praia dos Ossos. De carro eu normalmente pego a estrada da Usina Velha e estrada São Cristóvão quando a estrada da Usina Velha vira mão única, sigo em frente pela Rua 6 e viro a esquerda na Rua José Carlos Laporte. Quando chega na esquina da Rua Praia de João Fernandes tem estacionamentos dos dois lados da rua. É possível subir até a praia da Azeda e ficar num estacionamento mais perto, mas se for alta temporada, este estacionamento logo enche e a área fica super congestionada, então eu sempre prefiro ficar nesses estacionamentos na entrada dos Ossos que custa R$10,00. Do estacionamento é uma boa caminhadinha até a praia dos Ossos.
|
A praia dos ossos é linda para fotos, com os muitos barcos, mas não gosto dela para banho, exatamente por causa dos barcos. Ali é possível pegar um táxi aquático para as praias da Azeda e Azedinha.
Eu gosto da caminhadinha até a Praia Azeda, que tem que subir uma rua que por muito tempo foi de terra batida, mas agora é calçada.
E chegando no alto, esta é a vista para as praias
Antigamente a gente tinha que descer uma trilhazinha, mas foi construída uma escadaria que facilita muito a vida de quem quer chegar na praia.
A vista da escada de baixo pra cima.
A vista das praias Azeda e Azedinha lá no final.
As duas praias são bem pequenas. A Azeda é a primeira praia que a gente vê. Ela tem uma faixa de areia bem pequena, então enche rapidamente, principalmente no verão, fins de semana e feriados.
Como normalmente a vida noturna na cidade é agitada, quem quiser um lugar legal na praia pode tentar chegar cedo para pegar lugar ou vir durante a semana como a gente fez.
Essa vista é já do outro lado da praia indo para Azedinha com vista para Azeda.
Na estrutura da praia eles alugam cadeiras, equipamento para snorkel e mergulho e há dois “bares itinerantes” que servem bebidas, comidas e tem também uma barraquinha de Açaí.
Atravessando a Azeda, a gente chega na Azedinha, que é ainda menor que a anterior, mas é a minha favorita com crianças. As águas são claríssimas, não tem ondas e a temperatura da água é bem melhor que a de Geribá, que normalmente é bem gelada.
Mesmo sendo Junho e teoricamente inverno, a temperatura estava em torno de 26 graus e ficamos a maior parte do tempo na água com as crianças.
Eles adoraram brincar, fazer castelinhos.
A praia da Azedinha tem uma árvore enorme, que fornece sombra em boa parte da praia. Quando fomos um grupo de argentinos tocava violão embaixo da árvore. Aqui tem grupos de várias idades… é só estender a canga e aproveitar, quem quer sombra, tem sombra, quem quer sol, tem sol e as crianças aproveitam para brincar.
Um “bar-co” aqui também garante a diversão de quem está na Azedinha e o pessoal da barraca do Açaí passa na Azedinha constantemente para saber se alguém quer alguma coisa.
As praias Azeda e Azedinha são parada obrigatória também nos tours de barco que saem do cais.