Para os apaixonados por arquitetura, história e automobilismo, uma visita a Modena é imperdível. Nesta região, conhecida como Motor Valley na Emilia Romagna, estão localizadas as fábricas, pistas e museus da Ferrari, Ducati e Maserati, entre outros.
Modena é uma cidade encantadora, famosa por seus “filhos ilustres” – Luciano Pavarotti e Enzo Ferrari. É facilmente acessível de trem a partir de Bolonha, com um ticket de trem custando apenas 3.60 euros. Para uma viagem com estilo até o vale dos motores, eu e o Keith do blog Velvet Escape fomos gentilmente conduzidos por um Jaguar pela Sacaoline.it. São apenas 60 Km de Bolonha, em uma viagem encantadora pela região.
|
.
Nossa primeira parada foi no Museo Casa Enzo Ferrari que você pode ler neste post especial que fiz, pois o museu abriga uma coleção enorme de Ferraris. A casa onde morou Enzo Ferrari tem uma exposição falando de sua vida, uma réplica do escritório e vários artefatos, diários e fotos do homem que revolucionou o automobilismo.
Durante a nossa visita estava acontecendo a exposição de carros de Formula Um e os carros usados pelo Ayrton Senna e também o capacete que ele usou quando era patrocinado pelo Nacional estavam em exposição.

Depois do museu, fomos explorar o centro de Modena, que é bem pequeno, mas muito lindo com suas casinhas e prédios super coloridos contrastando com suas belezas históricas.
A cidade possui diversas atrações turísticas que são consideradas patrimônios da humanidade pela UNESCO, e todas podem ser exploradas a pé, pois estão próximas umas das outras.
Pallazo Ducale – Palácio Barroco em Modena, onde atualmente fica o Museu militar e uma biblioteca.
Pallazo Communal – Localizado na Piazza Grande e conhecido como torre do relógio.
Duomo ou Catedral de Modena é um dos patrimônios mundiais da Unesco.
Torre della Ghirlandina faz parte da Catedral e é um dos símbolos de Modena. Com 86 metros ela pode ser vista de vários lugares da cidade e fora dela.
Após passear bastante pela cidade, fomos almoçar no L’erba de Re (Via Castel Maraldo, 45, Modena), um restaurante premiado com uma estrela Michelin no centro de Modena. O almoço foi divino, acompanhado por uma deliciosa variedade de vinhos da região.
Como entrada, desfrutamos de um prato de queijos parmesão, seguido por passatelli com frango ragu, vitela com batatas assadas, e minha parte favorita, a sobremesa, zuppa inglese (tipo pudim). E como o chef “ouviu dizer” que eu amo doces, ele nos enviou uma seleção deliciosa de chocolates. Há um menu tradicional a partir de 45 Euros por pessoa.
http://instagram.com/p/bWI-kLgXue/
A cidade oferece diversas opções de restaurantes, desde os simples até os estrel
Tags: Dia, Emilia, Itália, Modena, Romagna, Roteiro