Mesmo que você não saiba quem é a Jane Austen, já deve ter ouvido falar de obras como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, graças aos filmes hollywoodianos e seriados de televisão produzidos a partir dos livros dela. A Jane Austen é um dos nomes mais importantes da literatura inglesa, que em sua vida curta (morreu aos 41 anos) escreveu uma série de livros que são sucesso até hoje. Jane tem milhões de fãs no mundo todo, e uma das coisas que acho mais legal nas obras dela é a pitada satírica que ela consegue inserir nas histórias de amor e desventuras de seus casais, uma observação afiada da sociedade na época (fim do século 18, início do 19).
Geralmente a vida de Jane Austen é associada com a cidade de Bath, e apesar de ela ter morado lá alguns anos (e pelo que consta, não foi muito feliz nesse período), foi no vilarejo de Chawton (condado de Hampshire, no sudeste da Inglaterra), onde ela passou seus últimos 8 anos de vida, que Jane concluiu alguns de seus romances, escreveu outros e publicou seus livros mais conhecidos até hoje.
|
Jane, a irmã, a mãe e uma amiga da família mudaram-se para essa casa em 1809, graças a um dos irmãos que herdou imóveis e fortuna de um parente distante. E essa casa hoje está aberta para visitação. Um programa imperdível para seus leitores e admiradores.
Entrar na casa onde Jane viveu e morreu é emocionante. Ver seu quarto, ler cartas trocadas entre familiares (Jane foi uma tia dedicada e adorada pelos seus sobrinhos, que a visitavam com frequência), saber mais de sua história de vida, ver a mesinha onde ela escrevia os livros com uma caneta tinteiro, ver objetos que pertenceram a sua família, vale muito o deslocamento de Londres até lá. A casa é pequena e a visita é rápida, mas é uma experiência inesquecível.
A visita também dá acesso ao jardim, e antes de entrar na casa assistimos um filme de 10 minutos que conta algumas datas e episódios da vida dela, como o pedido de casamento recusado e um romance que não deu certo. A loja do museu vende todos os livros que ela escreveu, além de souvenirs e DVDs das séries e filmes produzidos a partir de suas obras.
Foi nessa casa que a irmã de Jane, Cassandra, desenhou seu retrato, hoje em dia parte da coleção da National Portrait Gallery em Londres.
Jane Austen’s House Museum: informações práticas
Nós fomos pra lá de carro, cerca de 90km, levamos pouco mais de uma hora. Para ir de transporte público, o ideal é pegar trem para Alton ou Winchester, e então mais um ônibus e caminhada até o vilarejo. O site do museu explica direitinho como chegar. O ingresso custa £7,50 por pessoa e os horários de funcionamento variam durante o ano, também é melhor conferir no site antes de ir.
O passeio até lá pode ser combinado com um almoço em um pub por perto (16km de distância), como o The Bush Inn. Conhecer o interior da Inglaterra é uma delícia, e é incrível ver como a alguns quilômetros de Londres o país tem paisagens e natureza exuberantes. Algumas fotos do lugar:
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.