Você pode até nunca ter lido o “Volta ao Mundo em 80 Dias” do Júlio Verne, mas certamente já ouviu falar nesse clássico, publicado em 1873. Olha, eu não li ele ainda (mas é um dos próximos na minha pilha) mas tenho uma versão para crianças que meu pai comprou pra mim e pra minha irmã quando éramos pequenas, e a história sempre me fascinou (aliás, as ilustrações desse livro infantil que tenho são maravilhosas, e hoje em dia ele fica aqui na minha escrivaninha!).
Resumidamente, a história é a seguinte: em 1872 o inglês Phileas Fogg faz uma aposta com os amigos, dizendo que consegue dar a volta ao mundo em 80 dias. Ele embarca com seu fiel escudeiro Jean Passepartout no dia 2 de outubro de 1872 e passa por diversos países: Egito, Índia, Japão e Estados Unidos são alguns dos pontos de parada.
|
Mas enfim, o que tem isso a ver com o post? Bom, no fim de maio foi inaugurado no bairro de Mayfair o bar Mr. Fogg’s, 100% inspirado no personagem principal do livro, como o nome aponta. O bar é pra ser a casa dele, e tudo lá dentro – tudo MESMO – gira em torno de Phileas Fogg e sua aventura.
A começar pela reserva (o ideal é reservar, é um lugar pequeno): você recebe tipo uma carta por email, falando em um inglês meio vitoriano que você foi convidado a ir na casa do Mr. Fogg para uma festinha. É super legal, eu já fui entrando no clima quando vi esse email. Chegando lá, você dá de cara com uma fachada de uma “casa”, que nada lembra um bar. E lá dentro, a grande supresa é a decoração: impecável, realmente trouxe a vida a história do livro. Desde as mesinhas e assentos aos detalhes e iluminação, você percebe que não está em um bar qualquer. O balão, as bicicletas, os acessórios decorativos “exóticos” adquiridos por ele durante os 80 dias: tudo tem um porque. Até a trilha sonora é especial.

…
(Segue o restante do conteúdo original)