Depois de uns 10 anos acompanhando a Nadja por blogs e redes sociais, nos conhecemos ano passado aqui em Londres – esses encontros que levam o virtual pro real são sempre muito legais! Pra quem não a conhece, a Nadja morou em Buenos Aires por muitos, muitos anos, e recentemente voltou pro Brasil. Perguntei se ela toparia escrever um post pra gente sobre Buenos Aires, e pedi pra ela sugerir um tópico – e aqui está! O que vale a pena comprar por lá? Ela também aproveitou pra contar o que não recomenda. Vale a leitura gente, afinal é um década de experiência portenha!
Nadja, muito obrigada mais uma vez, espero que seja a primeira de muitas participações aqui no Aprendiz. Buenos Aires é um dos destinos mais procurados pelos leitores e conteúdo bom assim é sempre bem vindo viu?
|
***
Buenos Aires já não está aquela maravilha pra brasileirada se acabar de tanto fazer compras. Os preços em geral estão pela hora da morte, como diziam nossas avós, então as coisas não estão mais baratas que no Brasil, ou não tanto a ponto de valer a pena. Mas, para muitos, viagem não é viagem sem pelo menos uma comprinha, não é? Então vou dizer a vocês o que eu acho que vale a pena comprar lá e o que não, não só pelo preço mas também por outras coisas como qualidade, originalidade, etc. Vou pular as obviedades como vinhos, artigos de couro e alfajores. Também vou ser bem pessoal, é tudo segundo o meu gosto e minhas vivências em Buenos.
Então vamos lá, o que eu acho que vale:
Fofurinhas de decoração – Tem muita loja em Buenos Aires de enfeitinhos e coisas lindas para a casa em geral, principalmente em Palermo e San Telmo. Um clássico é a Morph, cuja loja principal fica no Buenos Aires Design mas há outras em vários shoppings. Uma que eu adoro é a Tienda Palacio, que tem uma lojona linda na calle Honduras, em Palermo, e uma menorzinha em San Telmo. A Capital, também em Palermo, é uma belezinha também. Pra quem gosta de produtos para cozinha, a Reina Batata é uma ótima pedida.




Bijouterias – AMO. Acho mais legais que as brasileiras, mais variadas, menos douradonas e cheias de strass que as daqui, mais estilosas. Vale a pena desde uma TodoModa, que é baratex e tem em tudo que é esquina porteña, até uma Condimentos (não tem site, o endereço é Honduras 4874), que fica em Palermo e tem coisas mais artesanais e/ou diferenciadas. Não poderia deixar de falar da India Style, que é mais carinha mas é o tipo de loja onde eu entraria e diria “DAME TODO” se pudesse. Outra bem bacaninha, entre a TodoModa e a India Style, é a Isadora. Tem também a Etnia – desenhos exclusivos, preços aceitáveis, adoro – e a Maria Rivolta, cujo forte são as peças esmaltadas. Ambas marcam presença em vários Shoppings como o Alto Palermo ou o Paseo Alcorta. A La Mercería também é um desbunde, mas enfiam a faca no preço. Quase esqueci da Folk, que são quiosques em shoppings (não tem site, mas veja algumas fotos aqui) e nas lojas Falabella cheeeios de brincos, colares e lenços lindos. Se joga!



Bolsas – Engraçado, eu gosto das bolsas argentinas – boa qualidade, diferentes, menos douradonas que as brasileiras – mas não gosto dos sapatos em geral (ver abaixo na parte de “não vale a pena”). Um clássico é a Prüne, que está em quase todos os shoppings e ruas comerciais e costuma ter bolsas para todos os gostos – não tanto para todos os bolsos. As marcas que eu acho que tem as coisas mais lindas são a Carla Danelli e a Lázaro, mas com meus pesinhos argentinos eu só comprava em liquidação e outlet e olhe lá. Outra marca bem lindona, também em Palermo, é a Julieta Sedler. Pra quem vai com mais dindin no bolso, a Jackie Smith tem peças clássicas com um quê de moderno (ui!) e ótima qualidade.

Antiguidades – Quem nunca ouviu falar da feirinha de San Telmo aos domingos ou do Tags: Aires, Buenos, compras, pena, Vale