Primeira coisa que você tem que saber sobre o Leeds Castle: ele não fica em Leeds. Aliás, fica muito mais perto, nos arredores de uma cidadezinha no condado de Kent (um dos condados vizinhos de Greater London), Bearsted.
|
Como tem um certo tempo que eu e o Martin não fazíamos um passei bate-volta de Londres (no primeiro ano da gente aqui, fizemos vários), decidimos que esse ano iríamos aproveitar mais essas oportunidades, já que não vamos viajar muito. O único problema é o clima: planejar com muita antecedência pode dar errado – fazer “day trips” com chuva é realmente muito chato. Mas, deixar pra comprar passagens de trem para última hora também não é o ideal, já que os preços podem variar muito.
Ou seja, você tem que optar: ou deixa tudo comprado e arrisca um dia ruim ou compra mais em cima da hora e paga mais quando tiver certeza de que o clima estará bom – escolhemos a segunda opção.
Comprei as passagens de trem pelo site que sempre uso, o thetrainline.com – a viagem da estação London Victoria a Bearsted leva pouco mais de uma hora (poderia até ser menos, mas tem, muitas paradas). Para nós dois, o valor de ida e volta ficou em £40, o que é bem razoável. Mas chegando em Bearsted é preciso pegar uma van até o Castelo (é uma estação pequena e pouco movimentada, na beira de uma estradinha, acho que táxi dando dopa por ali é coisa rara), o que também tem um custo, £5 por pessoa (ida e volta, você paga direto pro motorista, não tem como reservar com antecedência). Ah, e a van tem horários pré definidos, tome cuidado com isso e tente coordenar os horários da chegada do trem em Bearsted com a saída da van – isso vale pra volta também.

Nosso trem chegou em Bearsted 12:50 a a van saiu precisamente 13:10 – não leva nem 10 minutos a viagem até o Castelo. Na volta pegamos a van no mesmo lugar onde ela nos deixou, às 16:40, e nosso trem saía de Bearsted às 17:10. Você pode checar todos os horários da van aqui.
Eu estava meio preocupada, achando que tinha deixado pouco tempo pra ver o Castelo, mas pra nós acabou funcionando bem. Isso porque, pra mim, a atração principal do Leeds Castle não é o Castelo propriamente dito mas sim a maravilhosa paisagem ao redor dele – percebemos isso assim que compramos nosso ingresso (£21 por adulto) e começamos a caminhada.


O Castelo está em uma propriedade imensa, e a natureza lá é linda. Muito verde, muito espaço aberto, lagos, patos, cisnes e até pavão. E ao longo dessa caminhada você começa a avistar o Castelo – que sim, já foi da realeza e teve vários “puxadinhos” acrescentados ao longo dos anos – que por último pertence a uma mulher muito rica que, antes de morrer, já sabia que queria fazer do Leeds Castle um lugar pra ser visitado por todos.

A impressão que eu tive é que ele é mais frequentado por famílias que moram lá perto: o ingresso é válido por um ano, você pode voltar quantas vezes quiser. Então o pessoal pega o carro (o estacionamento estava lotado) e vai lá fazer pic-nic com a turma nos dias de sol.

