A Manu Tessinari mora em Lima, Peru, há anos, e escreve o ótimo blog Cup of Things onde ela dá muitas dicas excelentes sobre a cidade. Nos conhecemos em 2011 numa ConVnVenção em Nova York e desde então acompanho o seu blog, que sempre me deixa com vontade de conhecer a cidade. Pedi pra ela escrever um post pra gente falando um pouco sobre Lima, e ela fez esse mini guia de Lima super bacana! Não deixe de seguir a Manu no Twitter @manutessinari e @cupofthings, e curtir a página do Cup of Things no Facebook! Luciana Misura
Quando fui convidada pelas meninas do Aprendiz de Viajante para falar de Lima no blog delas, eu pensei: “meu ano começou muito bem!!” rs Eu adoro o blog, admiro o trabalho e o texto delas e sempre fico pensando “quando crescer quero ser assim…”, mas também bateu um certo nervosismo e as palavras demoraram a começar a aparecer. Como falar de uma cidade tão grande, que conheço tão bem, que curto tanto, tão resumidamente sem parecer óbvia? Bom, resolvi então fazer um Mini Guia de Lima. Como dizem por aqui: Disfrutalo!
|
Onde ficar
Lima é uma cidade enorme, maior do que o Rio de Janeiro para se ter uma idéia, mas a concentração turística que vale a pena está em três bairros: Miraflores, San Isidro e Barranco. O que mais os diferencia é o clima de cada bairro.
Miraflores é o bairro mais turístico e conhecido da cidade. San Isidro fica ao lado de Miraflores, é mais residencial e tranquilo. Barranco é o bairro boêmio e artsy, ponto dos mochileiros e baladeiros.
Meus escolhidos:
Miraflores Park Hotel – Em Miraflores, é da rede Orient Express, o que já diz muito do hotel. Luxuoso, fica numa parte tranquila de Miraflores, em frente ao calçadão e com uma linda vista para o Pacífico.
Casa Andina Select Miraflores – Este é a categoria luxo da rede peruana Casa Andina. Pode confiar. No centro de Miraflores, perto de tudo.
QP Hotels Lima – Hotel tipo flat, ótimo para quem quer uma infraestrutura de cozinha. Hotel com bons quartos e bom serviço.
Ibis Larco Miraflores – Recém-inaugurado, basicão que não precisa muito de apresentação. Fica na rua mais turística e movimentada de Miraflores. Você estará muito bem localizado!
Swiss Hotel – Hotel excelente da conhecida rede suíça de hotéis. Serviço impecável, quartos ótimos. Um pouco “business” demais para meu gosto, mas uma ótima opção em San Isidro.
Novotel Lima – Ótima localização, hotel do padrão Accor. Novo, quartos grandes, serviço excelente. Para mim, melhor custo x benefício em San Isidro.
Duo Boutique – Hotel boutique em uma antiga casa no centro residencial de San Isidro. Um pouco longe de uma estrutura turística (restaurantes, supermercados, etc), terá que caminhar um pouco, mas se sentirá um típico limeño.
3B Bed & Breakfast – Única acomodação que eu indicaria no Barranco. O bairro até o momento tem muita opção de albergues (um do lado do outro) e pousadas, mas ainda deixa a desejar nos hotéis melhores. O 3B faz parte desta nova moda de “hostel boutique”.
Onde comer
Esta é a parte mais difícil do guia, já que Lima está se tornando um destino gastronômico dos mais famosos. O que não falta aqui são restaurantes, a maioria deles da chamada “gastronomia fusion” que é uma fusão entre a gastronomia local com a internacional. Aqui indicarei os mais “úteis” para quem está de passagem pela cidade, mas no Cup of Things você encontra uma lista completa de restaurantes em Lima.
Astrid & Gaston – Restaurante estrelado no guia Michelin, de Gastón Acurio, chef mais famoso e pop do país. Lá você vai encontrar o melhor da gastronomia peruana.
Central – Restaurante do chef Virgilio Martinez, comentado como o melhor chef atualmente no país. A comida é deliciosa, mas é também um dos restaurantes mais caros da cidade. Vá se realmente é um amante da alta gastronomia.
Pescados Capitales – Uma das mais famosa cevicherias da capital, o almoço da sexta lota! Lugar amplo, com atendimento bom e comida deliciosa.
La Mar – Cevicheria do Gastón Acurio, o restaurante só abre para almoço e tem um clima praiano super agradável. É um lugar para passar horas provando seus tira-gostos de frutos do mar e fazer uma degustação de ceviches.
AmorAmar – Outra cevicheria que indico muito, principalmente para a noite. O ambiente é charmoso e romântico e a comida sofisticada e deliciosa, sem ser fresca.
Huaca Pucllana – Restaurante de comida típica criolla (como chamam a comida local), ótimo lugar para você experimentar as comidas da serra andina. O vista noturna da Huaca Pucllana dá um charme a mais no programa. Faça reserva.
Cala – Restaurante ótimo na beira do mar. À noite, na parte externa, sofás, som do mar, gente bonita e um DJ tocando um som lounge, fazem o programa ideal para grupos e casais.
Picas – Bar com ótimos coquetéis e bons tira-gostos. No Barranco, é para quem curte uma noitada sem discoteca. A partir da meia-noite, tem DJ, música alta, música ao vivo e muita azaração.
Amaz – Bar/restaurante novíssimo de um famoso chef peruano, Pedro Miguel Schiaffino, o ambiente e a carta lembra a Amazônia peruana, foco do chef. Lugar para jantar ou simplesmente curtir uma boa conversa com drinks a base de pisco e deliciosos tira-gostos.
Tanta – Restaurante de comida rápida e pratos prontos deliciosos, tipo executivo. Serve almoço/jantar durante todo o dia, podendo chegar a qualquer hora. É famoso também pelos seus doces. Um lugar para você lanchar, almoçar, jantar bem sem gastar muito. Acho o ideal para quem está turistando pela cidade e fica com os horários meio loucos.
Passeios
Centro de Lima – O centro histórico de Lima é o maior em espaço da América Latina, então concentre-se entre a Plaza de Armas e a Plaza San Martin, onde ficam os principais monumentos, prédios históricos e as casas com os típicos “balcones”, as varandas feitas totalmente de madeira que decoravam os antigos casarões peruanos. Imperdíveis são o Palácio do Governo, a Catedral, Convento São Francisco e a Casa Aliaga.
Miraflores – Ande pela praça Kennedy, a prefeitura e a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, bata perna da Av. Larco e chegue até o Larcomar, shopping de entretenimento mais famoso da cidade. Nele há cinemas, teatro, boates, restaurantes, cafés, boliche, parquinho, casa de jogos eletrônicos e uma vista do Oceano Pacífico de tirar o fôlego, já que está incrustado no penhasco.
El Malecón – Andar no fim de semana pelo calçadão que contorna a cidade pode ser um programa delicioso. Com parques diferentes, vistas lindas, você se sentirá um local. Não deixe de passar na Praça del Amor e,
Tags: guia, Lima, Manu, Mini, por, Tessinari