O Japão não é um país barato, e definitivamente não se pode esperar fazer compras como nos EUA. Porém, há itens que valem a pena comprar por lá, seja por fazerem parte do artesanato e cultura local, ou por serem mais baratos que no Brasil.
Para quem gosta de artesanato, trabalha com artes gráficas – artistas plásticos, designers, arquitetos, estudantes ou amantes de desenho e pintura em geral, as opções são muitas. Há papéis maravilhosos, uma grande variedade de materiais de desenho de qualidade, apesar de os preços não serem excelentes, certamente você encontrará muita coisa que não está à venda no Brasil ou que é vendida por um preço muito mais alto. Conjuntos de lápis e canetas de qualidade, e agora as washi tapes que estão na moda para decoração, são uma boa opção.
|
Roupas são caras na maioria das vezes, por exemplo, um vestidinho de malha simples que vi numa loja de rua custava meros 250 dólares em promoção. A exceção é a Uniqlo, que tem preços bem razoáveis, especialmente nas promoções, sendo uma espécie de Gap/Old Navy nos EUA. Kimonos são caríssimos, enquanto as yukatas (que são kimonos simples de algodão) são mais acessíveis, mas ainda podem custar entre 30 a 150 dólares dependendo da loja. Roupas infantis seguem a mesma tendência que as de adulto, talvez com preços equivalentes aos do Brasil. Certamente é muito mais caro do que comprar nos EUA. No entanto, é possível encontrar tênis e sapatos por preços decentes, como os sapatos femininos que vi na Isetan, variando de 50 a 100 dólares.
Os brinquedos têm preços variados, mas para quem vive no Brasil, os preços não serão tão assustadores. Há muitos brinquedos exclusivos, que não são vistos fora do Japão, principalmente com personagens japoneses conhecidos (como a turma da Sanrio – Hello Kitty e amigos, Pokémon, entre outros).
O equipamento fotográfico costuma ser mais barato no Japão, assim como os eletrônicos – mas é preciso ter cuidado com os tipos de tomadas e voltagem.
Souvenirs e artesanato local estão disponíveis em todas as faixas de preço: lenços (tenugui), leques, peças de cerâmica e madeira, laqueadas, trabalhos em papel, entre outros. Comprei lenços lindos para presentear por cerca de 8 a 15 dólares cada um, como exemplo de um presente que não ocupa muito espaço na mala.
Na parte de comida, os doces são normalmente embalados de forma atraente, permitindo a compra de doces japoneses e franceses, além de biscoitos diversos. Trouxemos alguns biscoitos e também curry japonês. Outra opção interessante são as bentôs, lancheiras japonesas para adultos ou crianças, com designs muito bacanas. Os acessórios de cozinha também são interessantes, como aqueles para fazer bichinhos com arroz, ovos, decorar a comida das crianças e outras criatividades. Chás variados e acessórios para servir o chá, como bules e copos de cerâmica, também são boas compras.
Sekaido (Shinjuku) – o paraíso de materiais de desenho e pintura. Com 6 andares, tudo em japonês, o 1º andar possui material de escritório e papelaria: cadernos, canetas, pastas, agendas, entre outros. O 2º andar possui material de desenho e mangá, com corredores cheios de lápis de cor, marcadores, washi tape, papel, blocos, além de um pouco de material de pintura. No 3º andar, há material de pintura, tintas, telas, pincéis e modelagem. No 4º andar, molduras, e no 5º e 6º andares, mais molduras e quadros. Estação mais próxima: Shinjuku-sanchome.

Tokyo Kyukyodo (Ginza, esquina da Chuo Dori com a Harumi Dori, que é o cruzamento principal do bairro) – loja de papelaria e papéis, móbiles e leques de papel lindos, cadernos, blocos, cartões, tudo com papéis super bonitos. Estação mais próxima: Ginza, saída A2.

Uniqlo (Ginza bem no meio da Chuo Dori e outras localidades) – a loja que está revolucionando o mercado japonês trazendo roupas baratas para todas as idades. Tem uma Uniqlo no aeroporto de Narita que vende yukata pelo melhor preço que vi, 2.100 ienes. Essa loja em Ginza é enorme e tem roupas de criança também, com preços a partir de 790 ienes para promoções de criança e 990 ienes para blusa de adulto. Estação mais próxima: Ginza.

Kiddyland (Omotesando) – antiga loja Snoopy Town de Harajuku, agora aumentada e transformada em Kiddyland. Com cinco andares de brinquedos de todos os tipos, personagens japoneses e ocidentais, um andar para a turma do Charlie Brown, um para Hello Kitty e seus amigos da Sanrio, e outro para brinquedinhos eletrônicos. Tem muita coisa interessante, até para quem não é mais criança. Estação mais próxima: Meijijingumae.

Hakuhinkan Toy Park (Ginza, na Chuo Dori) – mega loja de brinquedos e bichinhos de pelúcia, com cinco andares de muitas opções, a maioria com personagens japoneses. Há uma área de brinquedos ecológicos. A parte de bentôs (lancheiras) e coisinhas para fazer desenhos e decorar comidas é muito interessante, para crianças e adultos. Estação mais próxima: Shinbashi.

Isetan (Shinjuku, acesso direto pela estação Shinjuku) – super loja de departamentos com roupas, sapatos, comida e mais. É uma das que vende coisas por preços acessíveis, com sapatos abaixo dos 100 dólares. A área de kimonos no 7º andar tem peças lindas, mas todas custam milhares de dólares. Estação mais próxima: Shinjuku.

Takashimaya (Shinjuku e Nihonbashi, em Chiyoda) – outra grande loja de departamentos, com roupas, sapatos, comida, etc. Com ótimas opções no subsolo, na área de comida. Estação mais próxima: Shinjuku ou Tokyo.
Tokyu hands (Shibuya, Shinjuku, Ginza e outras localidades) – uma loja para quem gosta de decoração e faça-você-mesmo, além de ter material de arte. Com bastante variedade, é possível passar um bom tempo babando nos materiais de desenho, como fiz na viagem de 2006. No entanto, recomendo a Sekaido…
Bic Camera (Shinjuku e Ginza) – mega loja de eletrônicos e equipamentos fotográficos, fiquei impressionada com as lentes quando visitei a loja de Shinjuku em 2006. Não visitei nesta viagem, mas não tenho fotos da primeira visita. Estação mais próxima: Shinjuku ou Seibo Shinjuku station ou nas lojas de Ginza, Yurakucho ou Hibiya station.
Yodobashi Camera (Shinjuku e Akihabara) – outra super loja de equipamentos fotográficos e eletrônicos, visitei as duas, a de Akihabara é ainda maior. Fui também na viagem de 2006, mas inexplicavelmente não tirei fotos… Estação mais próxima: Shinjuku ou Akihabara.
Kamawanu – lenços lindos com estampas tipicamente japonesas. Por sorte, abriu uma loja temporária em um prédio na Aoyama dori, e por isso consegui comprar vários lenços para presentear. Infelizmente,
Tags: compras, Japão