Com seus prédios futurísticos, lojas de grife esplendorosas, restaurantes badalados e hotéis fabulosos, Dubai enfeitiça qualquer turista que se sentirá como se estivesse vivendo uma fábula de Mil e Uma Noites.
Dubai é a capital de um dos setes emirados que formam o país Emirados Árabes Unidos, cuja capital é Abu Dhabi. Cada emirado tem seu próprio regente que é o Sheikh ou seja príncipe. Ele governa o seu emirado e toma todas as decisões necessárias para o bem estar de seus cidadãos.
|
Vou ser sincero: já tinha visto na televisão e ouvido falar de Dubai, mas o interesse em conhecer nunca tinha realmente me despertado até que li uma matéria de uma colega jornalista sobre a cidade. Finalmente, em 2010, fui visitar um grande amigo, cujo pai era embaixador do Egito no Sultanato de Omã, um país vizinho e após a visita fomos para Dubai. Essa primeira viagem foi em 2010 e já é a sexta vez que visito o país. A viagem desde o Sultanato de Omã aos Emirados Árabes Unidos foi de carro e durou cerca de cinco horas passando por deserto e montanhas áridas, uma paisagem que diria quase lunar.
Faltando uma hora da chegada, a primeira coisa que avistamos bem longe foi a torre Burj Khalifa, atualmente a torre mais alta do mundo. Olhei no painel do carro e faltavam ainda uns 70 quilômetros, mas mesmo assim á se via de longe essa construção ofuscante que brilhava no meio do deserto. Chegando em Dubai, uma verdadeira emoção. Lembro-me como se fosse hoje e nunca vou me esquecer. Nem nos meus sonhos mais loucos, imaginaria que um dia pudesse ver de perto essa construção tão grandiosa. Notei também que havia vários prédios sendo construídos. Lembrei-me imediatamente da jornalista que tinha escrito que “Dubai é um verdadeiro canteiro de obras em evolução.” Pura verdade.
Cada vez que regresso noto mais novos prédios. Até as ruas mudam de sentido, pois de acordo que cada prédio vai aparecendo, novas ruas vão surgindo mudando até mesmo o sentido do trânsito.
Dubai é assim. Uma profusão de cores e aromas que surpreende qualquer um, reinventando-se a cada momento. Alguém pode me perguntar qual é a razão de visitar Dubai tantas vezes. Posso responder que cada vez que vou sempre tenho algo diferente a fazer. A cidade oferece o que há de melhor no mundo. Você pode ir a uma balada como se estivesse na Europa, comer nos melhores restaurantes com sabores internacionais, fazer esportes radicais sejam eles frios ou quentes, e o interessante é que tudo isso pode ser feito em um lugar só. Tudo é possível em Dubai.
O que fazer em Dubai
Para quem nunca foi, recomendo subir até a torre Burj Khalifa de onde se tem uma visão fantástica para toda a cidade. Particularmente gosto ou de ir de manhã cedo quando o sol não está forte ou a tarde para ver o pôr do sol.
Um outro passeio que não deve faltar no roteiro é a visita ao Dubai Museum, que conta a história de como a cidade se transformou de um porto de colheita de pérolas em essa magnitude.
Um bairro que amo de paixão é Dubai Marina. Com prédios futurísticos, restaurantes modernos e a praia JBR, não tem quem não goste desse recanto.
Onde comprar em Dubai
Não deixe de visitar o Mercado do Ouro e o Mercado das Especiarias.
No Mercado do Ouro, existem lojas que mostram em um placar a cotação do metal precioso como se fosse em uma Bolsa de Valores. Jóias de tirar o fôlego compõem o cenário. Afinal, quem não gosta de sonhar??


Já no Mercado das Especiarias, amo comprar produtos que vêm de outros países orientais como a camomila do Irã, as tâmaras do Reino da Arábia Saudita, o olíbano do Iêmen e a mirra do Sultanato do Omã.


O Dubai Mall com suas 3500 lojas de grife é o maior centro comercial do mundo.
Uma loja em particular que sou apaixonado se chama Abdul Samad Al Qurashi. Para os apaixonados de perfumes, esse é o local. Os perfumes são sem álcool e feitos com verdadeiras essências de plantas e flores raras. Essa empresa com sede em Makkah, a cidade sagrada do mundo islâmico e localizada no Reino da Arábia Saudita, fabrica os perfumes para a maioria dos príncipes e princesas dos países árabes. Maravilhosos são os perfumes feitos para as princesas Nouf, Turva e Al’Jawhara, do Reino da Arábia Saudita, da Sheikha (princesa) Salwa al Sabah, do Emirado do Kuwait e da Sheikha (princesa) Fatima, dos Emirados Árabes Unidos.

Outra loja que amo é a Bateel. Essa loja tem as melhores tâmaras de todo o Oriente Médio inclusive as tâmaras Ajwa, que eram as favoritas do profeta Mohammed (Maomé).
