Atlanta com Crianças – Visitando o Maior do Aquário do Mundo

August 8, 2024

– Mamãe, that’s a Whale Shark! Oh woooowww! And that’s a gigantic Manta Ray, look… (Tecla Sap: – Mamãe, aquele é um Tubarão Baleia! Oh woooowww! E aquela uma arraia gigante, olha…)

O nariz encostado no vidro, as mãos se movendo como se quisesse tocar os peixes, tagarelando sem parar e nenhuma vontade sair do lugar… esse era o D., 15 minutos depois de chegar ao primeiro painel de vidro do imenso aquário. O encantamento dele era visível. A grandiosidade do espaço e a quantidade enorme de peixes  não assustaram o meu menininho de pouco mais de um metro de altura. O brilho nos olhos e o sorriso constante é daquelas imagens que todos os pais almejam ao ver os filhos descobrindo o mundo e vendo algo encantador pela primeira vez. O difícil foi convencê-lo que havia outros lugares para ver os peixes e que ele precisava dar espaço para outras crianças que também queriam chegar perto da janela.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Estávamos apenas na primeira das cinco galerias do Georgia Aquarium em Atlanta a Ocean Voyager. Outras quatro galerias fazem parte do complexo do aquário: Cold Water Quest, Georgia Explorer, River Scout, Tropical Diver. OGeorgia Aquarium tem ainda como atrações um cinema com um show 3D “Deepo’s Undersea 3D Show“, além do show de Golfinhos “Dolphin Tales“.

O prédio foi planejado para ser facilmente explorado. Há uma área central e todas as entradas para exibições estão no mesmo nível. É só olhar em volta e escolher por onde começar. Todas as galerias tem entrada e um caminho de mão único e saída em outra área, então mesmo em dias muito cheios, como o que fomos, é fácil navegar pelas atrações.

Mapa do Georgia Aquarium
Mapa do Georgia Aquarium

A galeria Ocean Voyager, que foi por onde nós começamos abriga o Maior Aquário do Mundo, que custou 250 milhões de doláres e foi construído com a doação de um dos sócios da Home Depot.  Os números são impressionantes:

Georgia Aquarium Ocean Voyager
Georgia Aquarium Ocean Voyager

Agora imagine 100 mil peixes de todos os tamanhos e cores, além de arraias naquela imensidão de água…

Depois da primeira série de janelas envidraçadas, aquela que o D. não queria sair do lugar, entramos no túnel de vidro que tem uma pista móvel, onde pudemos observar os tubarões, arraias e peixinhos passearem de um lado para o outro. Para quem quer mais tempo para observar o túnel, há uma área sem a esteira móvel. A partir daí, descobrimos que cada nova  “janela” tinha uma visão mais legal que a anterior.

Georgia Aquarium Ocean Tunel
Georgia Aquarium Tunel Oceanico

Há formas diversas de ver os peixes no aquário. Várias janelas de diferentes tamanhos e formas, redondas, quadradas, retangulares, do tamanho de uma parede, mas o gran finale é um anfiteatro, como se fosse um cinema, que é a 2a maior janela de exibição de aquários do mundo, onde é possível sentar nas arquibacandas ou mesmo no chão para admirar os peixes passeando.

Georgia Aquarium Ocean Anfiteatro
Anfiteatro

O D. correu para bem pertinho do vidro e ficamos por um bom tempo identificando os peixes. Alguns objetos curiosos dentro do aquário chamavam a atenção… como era fim de ano, além de uma árvore de Natal, tinha também o Menorá(foto acima a esquerda). E identificar os peixinhos(e peixões) é um exercício delicioso com as crianças, que é facilitado por um mapa com as fotos dos peixes e seus nomes. Tá vendo aquele enorme ali embaixo… é o tubarão baleia.

Arraias e o Tubarao Baleia
Arraias e o Tubarao Baleia

O tubarão baleia na verdade é um peixe, mas tem esse nome porque é enorme, podendo chegar a 10 metros de comprimento e é um dos favoritos das crianças. O Georgia Aquarium é o único fora da Ásia onde você pode ver um. As quatro arraias também são muito celebradas quando “passam na telona”.

O MergulhadorO Mergulhador e outra vista do Anfiteatro 

Nossa próxima parada foi na ColdWater Quest. Essa área tem várias exibições pequenas, mas as mais concorridas são as das Belugas, dos e dos pinguins. Enquanto passeamos pelas galerias, funcionários do aquário estão num microfone contando coisas interessantes sobre os animais, falando seus nomes e respondendo as perguntas dos visitantes. Descobrimos que Maris, uma das 4 Belugas do aquário está grávida e deve dar a luz a uma beluguinha na primavera.�

Belugas
Belugas

Na área dos pinguins, há um túnel do vidro onde você pode colocar a cabeça e se sentir lá no meio deles. Esse pinguins são os Africanos, que não vivem em temperaturas geladas.

Pinguins
Pinguins

Passamos ainda pelas exibições da galeria River Scout, onde encontramos animais que habitam os rios, como os jacarés albinos e a galeria do Georgia Explorer onde há tartarugas marinhas e uma piscina onde você pode tocar as arraias.

Entrada do River Scout e Tanque de Arraias no Georgia Explorer
Entrada do River Scout e Tanque de Arraias no Georgia Explorer

A última galeria que visitamos foi a Tropical Reef… ela é organizada como se fosse uma galeria de arte, com pequenas exibições de peixes e animais marinhos e termina numa sala enorme com um aquário da parede ao teto com muitos peixinhos coloridos. Essa é uma das áreas mais coloridas do aquário e muito estimulante visualmente para crianças.

Olha o Peixinho
Olha o Peixinho
Cavalos_Marinhos
Cavalos Marinhos

O D. logo lembrou do filme Procurando Nemo, porque várias espécies de peixes que aparecem no filme ficam nessa exibição.

Barreira de Corais
Barreira de Corais

Alguns computadores com telas sensíveis ao toque convidam as crianças a descobrirem um pouco mais sobre as espécies que habitam a barreira de corais. O D. adorou descobrir os nomes “científicos” da Dory, Nemo e Gil, personagens doProcurando Nemo.

Aprendendo sobre os peixinhos
Aprendendo sobre os peixinhos

Foi um ótimo começo para nossa estadia em Atlanta. Nos divertimos muito no Georgia Aquarium, aprendemos muito sobre os peixinhos e para finalizar o passeio, nada melhor que uma paradinha na loja do aquário que tem um monte de coisinhas legais para crianças.