Aula de culinária na Toscana

July 9, 2024

Como mencionado no post sobre o Roteiro de 5 dias na Toscana, senti que faltava uma aula de culinária em nosso itinerário. A Claudia falou sobre a aula de culinária que fez em Bolonha no ano passado, e já havia despertado meu interesse. Pedimos para a Alice, que fez a aula com a Stefania Balducci na cidade de Montefioralle di Greve, em Chianti, compartilhar sua experiência de se hospedar em um autêntico agriturismo e aprender os segredos da cozinha italiana. Aqui está o relato da Alice:

Meu nome é Alice Barreto, sou brasileira, casada com um holandês e moro em Roterdã, na Holanda. Sou psiquiatra infantil e tenho um filho adolescente de 14 anos.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Ao planejar nossa viagem à Toscana, decidimos passar alguns dias na casa da Stefania, o agriturismo Le Fate em Montefioralle di Greve, na região de Chianti. Greve está entre Florença, Siena e Arezzo, sendo um ponto de partida excelente para visitar essas três cidades. A cidade medieval de Montefioralle por si só justifica a estadia no Le Fate, com suas muralhas medievais, casas de pedra e jardins encantadores. Há muitas experiências únicas para desfrutar nos arredores, como uma visita ao açougue.

Chegando em Montefiarelle, na Toscana
Chegando em Montefioralle, na Toscana
Uma casa tipicamente Toscana: aqui é o Le Fate, onde ficamos hospedados
Uma casa tipicamente Toscana: aqui é o Le Fate, onde ficamos hospedados
A nossa janela no Le Fate, não é linda a vista?
A nossa janela no Le Fate, não é linda a vista?
Passeando por Montefioralle
Passeando por Montefioralle
Uma das lindas ruas de Montefioralle
Uma das lindas ruas de Montefioralle

Já conhecíamos a Stefania, pois ela havia morado em Roterdã, nossa cidade. Aqui, ela tinha um huiskamerrestaurant excelente, onde celebramos momentos especiais como minha formação em medicina aqui na Holanda e diversos aniversários. Durante nossa estadia com ela, não poderíamos perder a chance de aprender a cozinhar com nossa amiga querida. Reservamos o apartamento Le Fate com uma aula no estúdio de culinária Pasta al Pesto. O estúdio está localizado no mesmo prédio que o apartamento onde nos hospedamos, um antigo moinho de azeite de oliva.

Fizemos a aula com um casal da Suíça e a mãe de um deles. Preparamos um jantar completo e delicioso! Stefania explicava cada passo do processo, enquanto os alunos seguiam suas instruções, tudo regado a um bom vinho Chianti. A aula começava às 15h e só terminava quando o jantar estava pronto, por volta das 22h, no nosso caso. Os suíços foram para o hotel deles, enquanto meu marido e eu já estávamos hospedados na casa: perfeito!

As aulas são ministradas em inglês. Minhas colegas de aula, a esposa do suíço e a mãe dela, eram brasileiras por coincidência. Acabamos conversando em português enquanto cozinhávamos. O casal também falava italiano (vinham da região italiana da Suíça) e a Stefania, além do inglês e italiano, também sabia um pouco de holandês por ter vivido na Holanda. Um grupo poliglota e multicultural!

Cada aluno tinha um espaço em uma mesa alta, como uma ilha de cozinha, onde fazíamos todos os passos da preparação dos pratos. Não tirei fotos durante a aula porque estava ocupada cozinhando!

Fazer massa fresca é fácil com a orientação de uma excelente professora como Stefania, além de uma máquina adequada para a tarefa. A consistência do recheio do ravioli foi explicada detalhadamente, bem como a técnica correta para selar os raviolis. Depois de cozinhar a massa rapidamente, adicionar o molho e saborear!

Todos os ingredientes utilizados, inclusive a carne, são locais. Os vegetais são cultivados organicamente e frescos. Os legumes foram colhidos no mesmo dia por uma vizinha, proporcionando uma experiência indescritível em relaç&atilde’o aos sabores. Os tomates e pimentões, uma maravilha! Só de escrever já me dá água na boca. É possível sentir o sol da Toscana nos vegetais!

Como entrada, preparamos panzanella, uma salada típica da região. Como prato principal, ravioli de abobrinha e ricota, seguido por polpette (almôndegas) com vagens frescas, tomate e pimentão vermelho. Para a sobremesa, tentamos fazer um zabaione, que, apesar de saboroso, não saiu perfeito (provavelmente por causa do vinho – não o da receita, mas o que bebemos!). Durante o jantar, tivemos o prazer da companhia de David Beatty, um guia americano que trabalha há anos na região e tem muitas histórias para contar. Já adorávamos Stefania antes de sermos seus alunos e hóspedes. Atualmente, jantamos com ela pelo menos uma vez por semana através de suas receitas (ela presenteia seus alunos com um livro com suas receitas).

Mesa pronta pra saborear o resultado da aula
Mesa pronta pra saborear o resultado da aula
Nosso ravioli, feito durante a aula