A Áustria é especialmente reconhecida por suas cidades de Viena e Salzburgo, mas durante o verão tive a oportunidade de explorar algumas cidadezinhas menores na região de Caríntia, na divisa com a Eslovênia. Minha viagem fez parte de uma rota temática que explora as conexões culturais europeias, revelando como as cidades europeias estão conectadas através da história e de temas comuns. Concentrei-me nas rotas culturais Transromanica e Roman Emperors and Danube Wine Route na Áustria, Eslovênia e Sérvia. Foi uma jornada incrível por vilarejos, cidades medievais, monastérios e catedrais, que começo a relatar neste post.
O que são as “Cultural Routes of Council of Europe”?
As rotas culturais foram lançadas em 1987 pelo Conselho da Europa para evidenciar as conexões entre as heranças culturais de diferentes países e mostrar como formam uma herança cultural compartilhada. Certamente você já ouviu falar do Caminho de Santiago de Compostela ou da Via Régia, exemplos de rotas culturais famosas que conectam diversos países. Existem 32 rotas culturais até o momento, cada uma dedicada a um tema específico, como a rota das cerâmicas ou a rota das cidades fortificadas. Durante minha viagem, explorei a rota dos Imperadores Romanos e a rota do vinho no Danúbio e a Transromanica, sobre as quais detalharei aqui.
A rota TRANSROMANICA
A rota TRANSROMANICA foi estabelecida em 2007 como uma viagem ao passado medieval. A TRANSROMANICA destaca a arquitetura românica presente em castelos, catedrais e monastérios construídos entre os séculos 10 e 13, mostrando a conexão dos países através desse estilo arquitetônico. Com arcos arredondados, paredes grossas e planos simétricos, a românica se destaca por sua beleza e grandiosidade. Oito países entre o mar Báltico e o Mediterrâneo fazem parte da TRANSROMANICA, com cidades como Millstatt, Maria Wörth e Friesach na Áustria contando com a presença desse estilo arquitetônico.
- Millstatt, Maria Wörth e Friesach, na região de Caríntia na Áustria;
- Modena, Pavia e Albugnano na Itália;
- Saxony-Anhalt na Alemanha;
- Sérvia;
- Santo Domingo de Silos em Castela & Leão na Espanha;
- Tâmega e Sousa em Portugal;
- Alba Iulia na Romênia;
- Paray-le-Monial em Borgonha na França.
Compreendendo melhor essas rotas, prosseguimos com nosso roteiro de viagem.
Millstatt na Áustria
A encantadora cidade de Millstatt foi nossa primeira parada na Áustria, e parecia ter saído de um cartão postal! Chegamos no fim da tarde, após uma viagem de carro saindo do aeroporto de Ljubljana na Eslovênia. Ficamos hospedados no Hotel Posthof, Millstatt, que apesar de simples, oferecia uma vista maravilhosa para o lago Millstatt, o segundo maior lago da região de Caríntia na Áustria.