Em novembro de 2015 eu participei da segunda edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros, que foi realizado no Porto sob o comando da Rita Branco e com o patrocínio da Associação de Turismo do Porto e do Norte de Portugal. Como eu já conhecia a cidade (você pode ler todos os os posts com dicas do Porto aqui), viajei muito mais ‘relax’, querendo aproveitar a companhia dos blogueiros e pronta para fazer todas as atividades que estavam na programação do fim de semana.



O EEBB é apenas um dos diversos encontros de blogueiros brasileiros que acontecem ao longo do ano. A maior parte desses encontros ocorre no Brasil, por isso nunca posso participar (lembrando que moro em Londres). A ideia desses encontros é compartilhar experiências e conhecimento, para que todo mundo cresça e se beneficie do crescimento coletivo. No caso do EEBB, além de blogueiros brasileiros somos também brasileiros imigrantes, vivendo na Europa, então temos ainda mais coisas em comum!
|



O EEBB dura oficialmente dois dias (mas bastante gente chega antes ou vai embora depois, então rolam também uns eventos extra oficiais!), e consiste basicamente em duas partes: palestras e passeios. Esse ano, uma manhã de sábado foi reservada para as
palestras, e o restante do sábado e o domingo inteiro foram para aproveitar o Porto.
As palestras, claro, são sobre gestão de blogs e assuntos relacionados com a vida de blogueiro. Esse ano tivemos seis palestrantes: euzinha (pois é!), que falei sobre o meu Guia de Londres; a Elena Paschinger que falou sobre turismo criativo e nos apresentou seu recém lançado livro; a Susana Ribeiro que nos contou sobre como foi deixar o emprego para dedicar-se ao blog e a vida de freelancer; o Daniel Duclos que falou sobre os bastidores de gerenciar um blog como profissão; a Cristina Rosa que ensinou sobre a importância das associações de blogs (ela é presidente do Barcelona Travel Bloggers) e por fim o Ivo Madaleno que nos deu várias dicas de como usar bem o Instagram.
Tivemos o privilégio de palestrar em uma das salas da prestigiada Casa da Música, um centro cultural sensacional que é símbolo da cidade e da arquitetura contemporânea.
O destaque da manhã de sábado, porém, foi o encerramento – que teve participação de uma leitora! A Dileni Buoro mandou um vídeo contando sobre como ela acompanha muitos dos blogueiros que estavam no encontro, e emocionando todos que estavam presentes!
O Porto tem muito pra oferecer, mas em um fim de semana é possível explorar os pontos principais da cidade. Nós andamos pela Ribeira e subimos até a região onde fica a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, andamos de bicicleta no calçadão da praia na região da Foz, fizemos um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Douro (como a empresa Douro Azul) e vimos de perto suas lindas pontes, e também conhecemos uma cave de Vinho do Porto, a Taylor’s.

Preciso confessar que o ponto alto do EEBB foi a gastronomia. Comemos muito e muito bem em todos os restaurantes que fomos: Os Lusíadas na sexta feira a noite, o Fish Fixe no almoço do sábado, Barão de Fladgate (que fica na Cave Taylor’s) no almoço do domingo e por fim o NH Collection Porto Batalha no domingo a noite. Em todos eles, sempre que a gente achava que tinha acabado, chegava mais comida (e o copo de vinho estava magicamente sempre cheio).