Se Istambul na Turquia está nos planos, não deixe de incluir também uma das regiões mais lindas que eu já visitei: a Capadócia. Famosa no Brasil depois da novela Salve Jorge, a Capadócia para mim tinha apenas um significado: meu sonhado voo de balão, mas depois de visitá-la, fiquei convencida de que a Capadócia tem muito mais e merece vários dias.
A Capadócia tem coisas para fazer o ano inteiro. Inclusive a Karina contou para gente aqui como foi visitar a região e voar de balão durante o inverno. As épocas recomendadas são primavera e outono, quando as temperaturas estão mais amenas.
|
Eu fui no outono e adorei! É uma das minhas estações do ano favoritas e não poderia estar mais lindo!
A Capadócia na verdade não é uma cidade, mas uma região que tem cidades como Goreme, Nevsehir e Urgup. O voo de Istambul é para a cidade de Nevsehir e dura pouco menos de uma hora, depois é mais uma horinha de transfer até Goreme(que você pode arranjar direto com o hotel), a cidade que eu fiquei hospedada. Há também um ônibus que sai de Istambul para Capadócia, mas a viagem é longa e se você não tem muito tempo não aconselho. E a passagem de avião custou em torno de 150 reais ida e volta de Istambul para o aeroporto de Kayseri na Turkish Airlines.
No quesito hospedagem o outro sonho: dormir num hotel caverna, foi plenamente realizado no Kelebek Cave Hotel . O meu quarto tinha uma vista linda para o vale em Goreme onde na hora do sol nascer, dá pra ver centenas de balões fazendo seu passeio matinal.

Para quem imagina que para dormir numa caverna você tenha que se desconectar do mundo, ledo engano… o quarto caverna tem WiFi que funciona muito bem por sinal e todas as modernidades que se espera de um hotel.
A principal atração (pelo menos para mim) era andar de balão, mas há atrações variadas, nessa região de formações rochosas incríveis. Os hotéis oferecem vários tours e tem até tour em português, mas se você tem mais tempo pode também alugar um carro e explorar a região por sua conta, já que ficam todas bem perto uma das outras. Eu fui no outono, que é uma época linda na região, mas os voos de balão acontecem o ano inteiro, mesmo durante o inverno. A minha amiga Karina que já escreveu vários posts sobre a região aqui no blog e mora por lá foi minha guia durante essa viagem rapidinha.

Aqui algumas das atrações que eu consegui ver e recomendo:
Goreme Open Air Museum
Aqui as capelas escavadas na rocha são a principal atração. Há dezenas de áreas para explorar dentro do museu e você pode passar quase um dia inteiro por aqui. Um detalhe: não pode fotografar dentro das cavernas.
Sunset place
Este lugar fica em uma área elevada, bem pertinho da parte central de Goreme e é o lugar ideal para assistir o sol se pondo.
Vale da Imaginação
O Vale da imaginação é exatamente o que o nome sugere… um vale que mexe muito com a sua imaginação. As formações rochosas têm formas diversas e o desafio aqui é identificar os animais e formas. Para alguns como o famoso camelo, é bem fácil de achar, para outros é preciso uma boa dose de imaginação mesmo. O lugar rende fotos maravilhosas de vários ângulos.
Dá para perder algumas horas do dia só entre esses três lugares, um outro ponto que eu achei interessante foi onde fica a árvore do olho turco. Lá apropriadamente se vendem olhos turcos para você fazer seu pedido e deixar amarrado na árvore.
Bem do ladinho tem uma árvore cheia de lenços com pedidos também (eu vi meias e até calcinhas amarradas na árvore). Se você optar pelos tours, eles levam os visitantes a uma fábrica de cerâmica e também para fazer degustação de vinhos.
O momento mais esperado da viagem é o dia do voo de balão. Os voos saem bem cedo de manhã, portanto se você tiver uma dessas ideias malucas de fazer bate e volta, não vai funcionar. O ideal é dormir em Goreme e na manhã, ou diria, madrugada seguinte, ir fazer o voo. Fiz o vôo com a Butterfly Baloons e adorei. A gente se encontra no escritório deles para o café da manhã e parte para o local do voo com o seu grupo. O dia estava um pouco nublado, mas mesmo assim, ver os vales e aquele cenário mágico da Capadócia de cima foi sensacional. São centenas de balões colorindo os céus da região e o voo pode ser mais longo ou mais curto dependendo das condições climáticas no dia. Eu planejei ficar lá por dois dias, para que se por algum motivo o voo não acontecesse no primeiro dia, eu ainda teria mais uma chance, mas tudo deu certinho de primeira. Quando a gente termina, o brinde de champanhe é especial.
No dia seguinte antes de ir embora, eu acordei cedo para ver os balõe voando novamente, mas dessa vez da janela do meu quarto. Mágico!
Esta
Tags: Capadócia, Turquia