Minha primeira visita ao Porto incluiu o passeio guiado e degustação na Cave Taylor’s. Como mencionei anteriormente, acredito que esta seja uma experiência essencial para quem está visitando a cidade pela primeira vez. Mesmo que você não seja um entusiasta de vinhos, garanto que vale a pena. O Vinho do Porto é mais do que uma bebida, é toda uma instituição que faz parte não apenas da cidade, mas de todo o norte de Portugal. Tive a oportunidade de mergulhar nessa experiência durante a minha viagem ao Vale do Douro, que incluiu uma visita à Cave Graham’s no último dia. Foi a maneira perfeita de encerrar a viagem, após dias de exploração pela região do Vale do Douro, visitando diversas produtoras de vinho e contemplando a bela paisagem das colinas cobertas de vinhas ao longo do Rio Douro.
|
A Cave Graham’s, assim como as outras, está localizada “do outro lado do Rio Douro”, em frente à Ribeira, em Vila Nova de Gaia. Basta cruzar a ponte D. Luís I (por cima ou por baixo – se optar por cima, será necessário pegar o bondinho para chegar à parte inferior, como expliquei aqui!) e seguir a pé até o local (existem várias caves praticamente lado a lado. Mesmo que pareça fácil de encontrar, recomendo marcar no mapa para evitar o risco de subir e descer ladeiras).
O passeio guiado é extremamente informativo para quem deseja aprender mais sobre a produção e os tipos de Vinho do Porto (esse aspecto é semelhante em todas as caves). O guia compartilha a história da Graham’s e de algumas safras especiais que possuem um alto valor. A visita é relativamente rápida, mas achei bastante educativa (mesmo após vários dias ouvindo sobre produção de vinho, não achei cansativo). Aproveite para fotografar os barris e garrafas guardadas a sete chaves, com anos considerados “vintage” devido a vários fatores.
A visita termina com a degustação, e ao lado encontra-se a loja. Tive a oportunidade de jantar no restaurante Vinum, que pertence à Cave Graham’s. Assim como na Taylor’s, o restaurante da Cave Graham’s oferece uma vista incrível da ponte D. Luis I e da Ribeira do Porto. A comida estava deliciosa (é possível fazer uma reserva para almoçar ou jantar lá, mesmo que não visite a Cave Graham’s).
Leia também:
Cave Graham’s: informações práticas
O passeio guiado deve ser agendado com antecedência pelo site, com custo de 10 euros por pessoa (incluindo degustação). Também é possível entrar em contato por telefone ou e-mail, para mais informações, consulte o site deles.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem – ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.