A cidade de Takayama está localizada nas montanhas, no noroeste de Tóquio e nordeste de Quioto. Ela é conhecida pelo seu distrito histórico e pelo Takayama Matsuri, um festival que ocorre duas vezes por ano, na primavera (Sanno Matsuri, dias 14 e 15 de abril) e no outono (Yahata Matsuri, dias 9 e 10 de outubro). O Matsuri de Takayama é considerado um dos três mais bonitos do Japão, começou no século 16 e atrai visitantes de todo o país (e também do exterior). Devido a isso, é importante reservar o hotel com antecedência, pois a oferta de hotéis na cidade é limitada e todos ficam lotados nos 2 dias do festival. Nós conseguimos uma vaga para o festival de primavera depois de uma desistência, mesmo tendo feito a reserva meses antes. Para quem não consegue ficar na cidade, as opções são as cidades vizinhas de Furukawa e Gero Onsen.
Não há trens diretos de Tóquio para Takayama. O viajante precisa primeiro ir para Nagoya e de lá pegar um trem bala para Takayama, totalizando uma viagem de 4-5 horas. De Quioto, existe um trem expresso para Takayama que também leva entre 4-5 horas, que foi o que pegamos na ida (cuidado para não pegar um trem local que demora mais). Na volta, fomos para Nagoya e de lá pegamos o trem para Tóquio (os trens hikari estão incluídos no JR Pass, mas o trem nozomi, um pouco mais rápido, não está).
|
O clima em Takayama é mais frio devido à sua localização nas montanhas. Quando visitamos em abril de 2006, ainda havia neve nos campos e a temperatura chegava a 5 graus. Tivemos que comprar luvas e gorros na cidade, pois não estávamos preparados para o frio, especialmente à noite durante o desfile dos carros alegóricos no primeiro dia do festival.
As principais atrações do festival são os carros alegóricos (yatai), que são patrimônio cultural do Japão. Durante os dias do festival, eles ficam expostos nas ruas da cidade (em caso de chuva, são exibidos em diferentes pontos da cidade). Os carros são verdadeiras obras de arte, esculpidos em madeira ou metal, laqueados, pintados com detalhes minuciosos e com enfeites folheados a ouro. São verdadeiros tesouros móveis, cada um com centenas de anos de história e orgulho da cidade. O festival de primavera possui 12 carros alegóricos, enquanto o de outono tem 11 (de acordo com sites e guias de viagem), mas durante nossa visita, contamos apenas 11.

Assistimos um pouco do show de um dos bonecos karakuri ningyo, que são tipo marionetes e fazem parte de vários dos carros alegóricos. Os bonecos são super complexos e requerem várias pessoas para controlar seus movimentos. Porém, o show não foi tão interessante para nós, pois as falas e movimentos dos bonecos eram em japonês, e não entendíamos. Apesar dos movimentos serem bem feitos, depois de cerca de 15 minutos desistimos de assistir e continuamos explorando a cidade e os carros.

Presenciamos a procissão, onde o altar do templo é carregado pelas ruas da cidade com participantes vestidos em trajes típicos coloridos seguindo a cena. Alguns grupos tocavam instrumentos e tinham coreografias próprias. Parecia saído de um livro de história, muito interessante.

No final do dia, às 18h30, ocorre a procissão noturna, onde os carros alegóricos são iluminados por lanternas pelas ruas da cidade, com crianças acenando do topo dos carros. Alguns carros possuem música própria, enquanto em outros, adultos e crianças tocavam flautas. A procissão é bonita, mas o frio intenso nos levou a procurar um restaurante logo depois dos 11 carros passarem. O desfile noturno acontece apenas na primeira noite do festival, desde que não esteja chovendo. Achamos a procissão bonita, porém mais escura do que esperávamos, o que dificultou a visão dos carros.

No segundo dia, a programação é a mesma, com exceção do desfile noturno. Os carros ficam expostos durante o dia, os shows dos bonecos são em horários diferentes (manhã e tarde) e ocorre a procissão diurna (onde o altar é levado do templo para outro local no primeiro dia e retorna ao templo, encerrando as festividades).
Se visitar Takayama fora dos dias do festival, é possível ver alguns dos carros alegóricos no Yatai Kaikan, um salão que exibe 4 dos 25 carros durante o ano (os carros podem variar ao longo do ano).
O post original sobre nossa visita a Takayama e ao Takayama Matsuri está aqui.
Vou abordar mais sobre a cidade de Takayama em outro post, aguardem!
Todos os posts sobre o Japão:
Planejando uma viagem para o Japão
Roteiro de viagem pelo Japão
Guia Fotográfico de Comida Japonesa
O que fazer em Tóquio
Onde ficar em Tóquio
Passeios fora de Tóquio
O que fazer em Quioto
Compras no Japão
Restaurante em Tóquio: jantando com os Ninjas
Um dia em Nara, a antiga capital do Japão
Tóquio com crianças: dicas para quem vai com bebê e criança pequena
Visitando o Hakone Open Air Museum
Como chegar a Hakone (e como se locomover na área)
Como é a Tóquio Disney Sea, o parque da Disney que só o Japão tem
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu
Tags: como, dos, famosos, festivais, Japão, mais, Matsuri, Takayama