Depois de 5 dias intensos para conhecer alguns dos principais destinos turísticos do Peru, ainda faltava a cidade que todos dizem ser a mais encantadora, aquela que era a capital do Império Inca. Na época, Cusco era considerada o umbigo do mundo e hoje se tornou uma meca do turismo no país.
|
Após o fim do império devido à invasão espanhola, Francisco Pizzaro fundou a colônia de Cusco em março de 1534, saqueando grande parte de suas riquezas. Muitos edifícios Incas foram destruídos pelos fiéis católicos, construindo em seus lugares igrejas cristãs e prédios administrativos, com o objetivo de impor a dominância europeia.
Essa mescla de estilos acabou deixando a cidade com um charme todo especial, e até hoje Cusco exibe as grandiosas paredes de pedras edificadas pelos Incas, que serviram como base para os prédios espanhóis. Outra característica marcante é a manutenção do pavimento das ruas, todas ainda de paralelepípedo, o que virou um problema devido ao crescente número de carros que rodam pelo centro histórico.
A importância da cidade para o desenvolvimento dos Incas é evidente, ainda mais por metade da província estar em território amazônico, sendo lugar estratégico que nunca ficava desabastecido de alimento. O fornecimento de água também estava garantido, com os 5 rios que nascem nos arredores de Cusco e se juntam para virar o Rio Urubamba, que segue até Machu Picchu e posteriormente deságua no Rio Amazonas.
Minha chegada a Cusco
Eu já havia sentido os efeitos dos 3.400m de altitude de Cusco, mas a primeira visita foi apenas uma rápida passagem. Contudo, os últimos momentos visitando a região estavam guardados para explorar a cidade mais importante para os Incas.
Após me encantar com Machu Picchu, pequei o trem de volta para Ollantaytambo com traslado direto para o Aranwa Boutique, considerado o melhor hotel de Cusco.
Construído em um prédio colonial do século XVI, é decorado com diversos quadros e esculturas da escola Cusqueña, que demonstram a grandeza da época. Ficar hospedado aqui foi um caso aparte, para começar a sentir a atmosfera de Cusco, ainda mais perfeitamente localizado a poucos passos da Plaza de Armas, o principal cartão postal da cidade.
Feito o check-in, tivemos um rápido descanso e partimos para o jantar no restaurante El Tunupa com show folclórico. Sinceramente a comida em si não me impressionou, mas o lugar é bem divertido e as danças mostram bastante da cultura regional.
Após o jantar…
Fortaleza de Sacsayhuaman / Templo do Sol
Um dos valores que precisamos entender sobre os Incas, é que sua percepção do tempo era completamente diferente da nossa….
….
Praça das Armas e Catedral de Cusco
Para os Incas a Plaza de Armas era um lugar de encontro, marco do Centro Histórico de Cusco e onde estão localizadas….
….