Mamma mia, estou apaixonada por esse pedacinho da Itália, a Emilia Romagna. Cheguei em Bolonha na segunda-feira, depois de um vôo com escala em Londres e pouquíssimas horas de sono. Essa ida por Londres foi chatinha… a segurança está pior que nos Estados Unidos. Chatinha que só e meus vidrinhos de 100ml(sem marcação!) que passam tranquilamente nos EUA, foram parar no lixo por lá, pq o cara disse que não ia conseguir ter certeza se tinha 100ml ou 105 ml.
Mas vamos a um resuminho e roteiro dos últimos dias: cheguei finalmente em Bolonha e já entrando na cidade, eu só falava uau, atrás de uau! Eu não esperava uma cidade tão linda… os pórticos/arcos são um charme na cidade e dá vontade de sair fotografando todos eles… são dezenas de km de pórticos, cada um com uma característica diferente.
|
Estou na Emilia Romagna como parte de uma parceria muito bacana da RBBV com o iAmbassador que está fazendo um projeto com o departamento de turismo da Emilia Romagna chamado #Blogville. O conceito do blogville é bem simples: “Eat, Feel and Live like a local” que significa “Coma, Sinta e Viva com um local. O projeto disponibilizou um apartamento de 3 quartos, bem no centro de Bolonha, para blogueiros que estivessem de passagem pela cidade ou tivessem planos para vir pra área da Emilia Romagna tivessem hospedagem. A única premissa é que as datas que o blogueiro quisesse se hospedar estivessem disponíveis. A parceria da RBBV serviu para que um número limitado de blogueiros brasileiros tivessem a chance de fazer suas reservas antes do anúncio ao público. Como o apartamento só tem três quartos, em poucas horas de anúncio oficial do projeto (que está em seu 2o ano e foi expandido) a maioria das datas já tinham sido reservadas. Além disso, o pessoal do departamento de turismo está disponível para facilitar as visitas aos locais na cidade e cidades vizinhas, o apartamento tem uma coleção de guias de turismo pela cidade e folhetos de milhares de passeios imagináveis.
Explicado como eu vim parar aqui, vamos ao que interessa: a cidade e ao que já fiz estes dias. Como estamos num apartamento, além de encontrar outros blogueiros que também estão de passagem pela cidade, temos oportunidade de viver como local por alguns dias e entre as atividades: fazer compras no supermercado (alguns ingredientes são fornecidos pelo departamento de turismo e outros ficam de blogueiros que estavam na semana anterior), cozinhar em casa, coisas que eu adoro quando visito um país novo.
http://instagram.com/p/bRcuzigXop/
No meu 1o dia, saímos para fazer um reconhecimento da área, já que tinham outros blogueiros recém-chegados. Fomos visitar um bar bem bacana chamado Le Estanze, que tinha o famoso “aperitivo”: Petiscos a vontade quando você compra bebidas.
http://instagram.com/p/bO6LskgXiA/
De lá, uma caminhada pelo centro de Bolonha, visita a alguns lugares bacanas, inclusive a famosa janelinha que abre para um canal (chamada de Little Venice) e depois fomos para a praça central, onde no verão colocam um telão para passar filmes.
http://instagram.com/p/bO-wvxAXos/
Na volta pra casa, uma paradinha pra experimentar o primeiro Gelato dessa viagem a Itália!
http://instagram.com/p/bPITO8gXoI/
O 2o dia, foi também batendo perna pela cidade e a tarde fiz uma coisa que sempre morri de vontade: fiz uma aula com as mamas italianas pra aprender fazer massa. A aula foi na cozinha delas, que fica dentro da lojinha “Le Sfogline” onde elas vendem “pastas frescas” ou massa fresca. Foi uma tarde gostosíssima, ouvindo histórias de família (só uma delas falava inglês, as outras três só falavam italiano), fazendo massa e preparando tortellini, tortelones e vários outros tipos de massas.
O resultado do meu trabalho de quase duas horas e meia, eu pude levar pra casa e cozinhar pra turma, com receita tradicional das mamas e nonas. Um detalhe é que elas são super detalhistas em que molho pode ir com que tipo de pasta e ai de vc se misturar outra coisa, sacrilégio, total!
Pois aqui está o resultado do meu tortellini que com um vinhozinho ficou ótimo! Aliás, vinho aqui é mais barato que água, suco e refrigerante.. impressionante!!!!
http://instagram.com/p/bRjwycgXkJ/
O castelo Estense é lindíssimo e tem várias salas com afrescos lindíssimos. Mas um detalhe, planeje bem sua visita para não chegar por lá perto da hora da “siesta”. Eles fecham de 1 da tarde as 3:30 da tarde.
http://instagram.com/p/bTU9vWAXr2/
Quando o castelo fechou (e praticamente todas as outras atrações da cidade tb, fomos almoçar na taverna mais antiga do mundo -Al Brindisi (eles tem o nome no Guiness Book e tudo!) e tem uma coleção de vinhos antiquissímos. Fizemos uma degustação de vinhos de Ferrara, cada um mais delicioso que o outro.
http://instagram.com/p/bTZW1-AXgY/
Visitamos a parte medieval da cidade, a igreja lindíssima e a parte Renascentista.
http://instagram.com/p/bTwU4LgXr1/
Voltamos de trem, apenas 30 minutinhos de Bolonha, a tempo de fechar o dia revisitando as mamas em sua lojinha de pastas frescas. Alguns dias da semana até 20 de Julho acontece um evento no local – Via Belvedere, quando os vendedores das lojas locais e do mercado de especiarias se juntam para oferecer comida, bebidas, sobremesas e música ao vivo para os locais. Uma autêntica experiência Bolonhesa!
http://instagram.com/p/bUJub5gXn3/
E hoje o dia foi do tipo, mais legal, impossível! Fomos visitar Modena, que fica também aqui bem pertinho para ver o Museu Enzo Ferrari e o Museu Ferrari em Maranello. Vi por lá os dois últimos carros que o Ayrton Senna usou, além de um capacete e outros objetos e carros.
http://instagram.com/p/bV0uN5gXsq/
Almoçamos no restaurante L’erba de Re, que está na lista dos estrelados da Michelin, bem no Centro de Modena.
http://instagram.com/p/bWI-kLgXue/
Aliás, o centro de Modena é lindíssimo e super colorido. Fiquei encantada com o lugar. E tem uma praça central com uma igreja e uma torre também dignas de muitas fotografias.
http://instagram.com/p/bV24NJAXuG/
Depois do almoço, fizemos nossa visita ao Museu da Ferrari em Maranello.
http://instagram.com/p/bWSpI1AXr1/
Voltamos para Bolonha no finzinho da tarde e fomos dar uma volta pela cidade, pra curtir nosso último dia na cidade.
http://instagram.com/p/bWprABgXjz/
Amanhã vamos para Rimini, outra cidade na região, onde acontece a “Notte Rosa”, uma festa incrível onde a costa da Emilia Romagna fica toda cor de rosa e vários eventos de música ao vivo e festas acontecem pra celebrar. De de lá ainda tem visitas as cidades próximas e com certeza mais fotos maravilhosas pra gente se apaixonar de vez pela Itália.
Estou visitando a Itália a convite de iAmbassador e Emilia Romagna Tourism.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE
Promoção de até 25% no Seguro de Viagem – ele é obrigatório nas viagens para a Europa e mesmo nos Estados Unidos, é altamente recomendado, você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto de 5% no boleto. Nossos leitores ganham 20% e ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar no boleto. Use o código promocional: SEMPRESEGURO.
In