O céu de domingo estava cinzento e caminhávamos os cinco pela Bernauer Strasser, uma avenida larga de Berlim, depois de uma manhã conhecendo atrações locais guiados pela nossa amiga blogueira berlinense. Finalmente paramos no que parecia um terreno baldio e Yvonne, nossa guia, anunciou em tom sombrio apontando para o chão: É aqui.
A placa não deixava dúvidas “Berliner Mauer -1961-1989” (Muro de Berlim 1961-1989)
|

“O lugar que todo mundo vai, continuou ela no seu inglês perfeito, é o East Gallery Wall. Com seus painéis coloridos, lá é o cartão postal que corre o mundo. Mas quem vai lá e vê o muro e não se interessa por sua história, sai de Berlim sem nem saber do que se trata. Olhe a sua volta, não tem quase ninguém por aqui. Mas é aqui que você vai poder conhecer um pouco da história do que realmente aconteceu .”
Foi como fazer uma viagem no tempo. Lembro de ter visto na TV o pessoal em cima do muro, dançando e batucando e os jovens com martelos… e é quase inacraditável pensar que eu estou aqui, no lugar onde isso aconteceu.
Visitando a cidade, mais de 20 anos depois da queda do muro, é dificil visualizar a separação entre East e West, Berlim Ocidental e Berlim Oriental. O que eu acho ótimo e mostra a capacidade do povo em se unificar novamente. Mas ainda há pela cidade traços do que aconteceu.. e é preciso lembrar para não deixar acontecer novamente. Depois de andar pelas ruas e aprender a identificar as “marcas do muro” aí sim, as coisas começam a fazer sentido. …
…
O muro construído em 1961, tinha 154 km de extensão e 3.65 metros de altura e separava East e West Berlin na Alemanha. O portão de Bradenburgo, um dos símbolos da cidade, ficou “ilhado” durante os 28 anos que a cidade ficou dividida. …
….
Memorial ao Muro de Berlim que fica na Bernauer Strasse, se estende por vários quarteirões. Nele é possível acompanhar passo a passo o que aconteceu durante os 28 anos que o muro separou East Berlim de West Berlim. É uma aula de história in loco desse período tão conturbado na Alemanha. …
…
Esta é provavelmente uma das áreas mais sombrias em toda Berlim. Talvez por isso não seja tão divulgado, ou não interesse tanto aos turistas que vem em busca de cartão postal. Pedaços do muro se revezam com vigas de ferro, uma lembrança constante do que aconteceu. …
…
O centro de documentação tem um mirante, de onde se avista, além da torre de TV ao longe, um pedaço do muro original com toda sua estrutura de outros muros menores, exatamente como era, protegidos hoje por placas de ferro. Lá de cima dá pra se ter uma idéia do que os berlinenses do lado ocidental tinham que passar para tentar chegar ao muro. …
…
Terminamos nosso tour um pouco pensativos demais, mas muito agradecidos pela oportunidade de ter a perspectiva de alguém tão próxima dos acontecimentos. E Berlim continua surpreendendo, porque há que se respeitar uma cidade que não esconde sua história, por mais triste que ela seja….
…
Além do Memorial ao Muro de Berlim é possível visitar o Muro de Berlim em outros três lugares na cidade: …
…
Topography of Terror ou Topografia do Terror, perto do Checkpoint Charlie e Postdamer Platz é um outro lugar onde se pode ver pedaços remanescentes do muro de Berlim além do local onde a Gestapo operava. …
…
Potsdamer Platz , na estação do mesmo nome, tem várias placas que foram recolocadas onde elas deviam estar originalmente depois que a área foi revitalizada. …
…