Em agosto do ano passado, desfrutamos de duas semanas entre Copenhague e Estocolmo, no verão escandinavo. Para mim, uma carioca, o verão por lá é como inverno, com temperaturas máximas em torno de 23 graus, e esfriava à noite. Ainda assim, tivemos dias bonitos, principalmente em Estocolmo, e pudemos apreciar essas duas cidades maravilhosas, civilizadas, repletas de palácios, museus com histórias dos antepassados vikings, boa comida, gente bonita e lojas com os produtos de design mais interessantes. Tudo isso sendo muito kid-friendly, uma verdadeira lição para muitas cidades ao redor do mundo. Ainda planejo escrever posts detalhados sobre cada cidade, mas aqui está a minha lista das 25 coisas que amei em Copenhague e Estocolmo.
1. Experimentar um autêntico smörgåsbord no Grand Hotel de Estocolmo, o buffet sueco com vários tipos de salmão, arenque e outras iguarias deliciosas, acompanhado de aquavit, uma bebida local parecida com vodka.
|

2. Passear pelas ruas de Gamla Stan, a cidade medieval de Estocolmo, descobrindo os cantinhos mais pitorescos pelo caminho. A Helô escreveu sobre Gamla Stan aqui.

3. Levar meus filhos ao verdadeiro Tivoli em Copenhague, o segundo parque de diversões mais antigo do mundo, que inspirou Walt Disney e outros ao redor do mundo, e seus maravilhosos jardins.


4. Assar um pão viking (e depois comê-lo) com as crianças no Historiska Museu em Estocolmo. Ficar maravilhada com o Gold Room deste mesmo museu, que tem todo o trabalho em ouro fantástico desde antes dos vikings.


5. Visitar o Castelo de Rosenborg, construído em 1606, ver as jóias da coroa dinamarquesa no subsolo e passear pelos lindos jardins (e ainda esbarrar com um amigo dos tempos de faculdade na saída, mega coincidência!).


6. Observar como os dinamarqueses de Copenhague vivem suas vidas sobre as bicicletas, fazendo tudo com elas: carregando bebês, compras, levando as bicicletas em trens (com vagões para isso), tudo preparado para uma vida em duas rodas.

7. Ver o navio Vasa, o único navio praticamente intacto do século 17, no Vasamuseet em Estocolmo (a Helô já fez um post sobre ele aqui).

8. Encantar-se pelas lojinhas de produtos de design super descolados em Copenhague, como a Illums Bolighus e a Artium, onde acabei comprando várias coisas legais.
|