Bilbao é uma ótima cidade para utilizar como base para conhecer não apenas o País Basco mas também outras regiões do norte da Espanha, como a Cantabria. Nós alugamos um carro com o objetivo de conhecer um pouco mais dessa parte da Espanha, e em um dia passamos por três cidades: Santander (capital da Cantabria), Santillana del Mar e Castro Urdiales.
Obviamente que um dia é muito pouco, então cada cidade foi explorada superficialmente. Não entramos em museus ou atrações similares.
|
A primeira parada foi Santander, a 100 Km de Bilbao. Deixamos o carro em um estacionamento próximo a marina e caminhamos pelo ‘calçadão’ e pelas ruas do centro. Passamos pelo mercado e catedral, e decidimos fazer um passeio de barco pela Baía, que dura cerca de uma hora.


Gostamos bastante do pouco que vimos, Santander é tem uma atmosfera bem legal, que combina o jeitão ‘relax’ das cidades litorâneas (infelizmente o tempo não estava bom para praia, mas a Playa el Sardinero no Mar Cantábrico deve bombar no verão! Não fomos até lá mas vimos de dentro do barco) com as facilidades dos grandes centros urbanos. Muitos restaurantes e lojas por todo centro.


Fizemos um lanche rápido em um café perto da marina e partimos em direção a Santillana del Mar, a 27 Km de Santander.

O centrinho de Santillana é fechado para carros, então é preciso estacionar o carro fora e seguir a pé. A cidade é super pequena e parece perdida no tempo. As construções medievais tem aquela coloração característica, e nem mesmo os restaurantes e lojinhas de souvenir tiram o charme do lugar. A atração principal de Santillana é a Colegiata de Santa Juliana, onde fica o túmulo da mulher que dá nome a igreja. Diz a lenda que ela ‘capturou o demônio’ (a história está ilustrada nas paredes da igreja).


Aproveitei para comprar um souvenir característico da região da Cantabria: uma jarra e copinhos de cerâmica para servir vinho, feitos por artesãos locais.
Bem perto de Santillana del Mar (perto mesmo, menos de 2,5Km) fica o Museo de Altamira, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Esse museu é um parque de diversões para quem gosta de Pré-História, pois conta com um acervo de desenhos que datam do ano 16,000 AC: animais, pessoas e costumes. Nós não visitamos Altamira (já estávamos bastante cansados e tínhamos planos de parar em outras cidades), mas confesso que bateu arrependimento mais tarde. Para quem busca mais informações, aconselho olhar o site oficial.
Depois de Santillana, começamos a fazer o caminho de volta para Bilbao, mas antes de voltar para o País Basco queríamos entrar em mais duas cidades da Cantabria: Laredo e Castro Urdiales. Porém, assim que entramos em Laredo começou a cair uma super tempestade, então o pouco que vimos foi pela janela do carro. Uma pena. Conseguimos ver de longe as ruelas medievais, mas foi só. A sorte que, quando chegamos em Castro Urdiales, a chuva parou. Deixamos o carro em um estacionamento bem grande, na praça que fica em frente ao mar, e escolhemos um dos restaurantes da beira mar para tomar um café e comer um sanduíche.
Castro Urdiales tem duas praias bastante populares (Playa del Brazomar e Playa Ostende) mas o que chama a atenção mesmo é a Iglesia de Santa Maria, uma catedral gótica imensa, bem na ponta da praia, que pode ser vista ainda da estrada.
Chegamos em Bilbao no fim do dia, encantados com o que conseguimos ver na Cantabria. Uma região sobre a qual eu sabia muito pouco, e que me deixou com vontade de voltar!
*****
Acompanhe o Aprendiz de Viajante no Instagram para ver fotos ao vivo das nossas viagens!
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento