Estocolmo na Suécia com a Jéssica

August 12, 2024

A Suécia está em destaque desde o frenesi causado pelo lançamento da trilogia de mistério que se tornou um fenômeno mundial de vendas: Millennium, de Stieg Larsson. E se você tem vontade de ir à Escandinávia… a Suécia deve ser sua primeira parada. Todo mundo fala inglês quase sem sotaque, então a barreira cultural da língua, praticamente incompreensível para nós, não é desculpa.

Os suecos em geral gostam bastante do Brasil e sabem muitas informações sobre o nosso país. Ser brasileiro é um ótimo cartão de visitas na Europa e na Suécia, mais especificamente, o pessoal demonstra imediatamente imensa receptividade, além de contar sobre a rainha Silvia, que morou, quando criança, alguns anos em São Paulo.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

eu no Stadhuset/City Hall
eu no Stadhuset/City Hall

Meu nome é Jessica (@jess_miranda) e morei na Suécia de maio a agosto de 2008. Durante esses meses na Suécia para um intercâmbio, viajei bastante dentro do país. Conheci Göteborg, Lund, Härnösand, Gotland, Igelösa, Södertälje e Stockholm. E é sobre essa última cidade, Estocolmo, que irei falar.

Bem, Stockholm é uma cidade que, embora aparente ser grande e espalhada, pode ser percorrida nos seus pontos principais a pé.

Minha primeira recomendação e dica é ir até ao excelente centro turístico de Estocolmo, o Stockholm Tourist Center, pertinho da Kungsstradgarden. Lá, você conseguirá ótimos mapas grátis, lugar para descansar, pessoas prestativas para tirar dúvidas e banheiros de graça. É super fácil de achar: descendo na estação central de Estocolmo, a T-Centralen, ande até encontrar um chafariz com uma escultura imensa de vidro (foto abaixo), que fica na Sergels torg (local bastante movimentado, com shopping e restaurantes.) e pergunte para alguém onde fica a praça Kungsstradgarden.

Sergels torg
Sergels torg

Eu recomendo que Estocolmo seja passeada e conhecida a pé, se você tiver pelo menos 4 dias na cidade! Ande sem rumo, perca-se nas ruas… essa cidade merece ser vista com carinho. Estocolmo é formada por diversas ilhas interligadas. Cada uma com seu charme e seu ponto turístico mais visitado. Com o mapa em mãos, você decide pra qual ilha ir primeiro.

Abaixo, tentei sintetizar os locais mais bonitos de Estocolmo, sob meu ponto de vista, claro.

A ilha Stadsholmen é onde está localizado o palácio real Kungliga Slottet. O palácio fica entre o centro e a cidade antiga. É aberto ao público que pode conhecê-lo por meio de visitas guiadas. Apesar de não ser mais a residência dos reis, são celebrados diversos eventos relacionados à monarquia, como recepções oficiais e festas. Mas melhor que visitá-lo é assistir à troca da guarda real.

A troca da guarda é um momento único. Um evento muito bonito de ser apreciado. Acontece diariamente às 12 horas, entre os meses de junho e agosto, com direito a desfile por alguns locais da ilha. No restante do ano a cerimônia ocorre somente em dias determinados (acho que só 4ª e domingo) e não há desfile pela cidade.

Lateral do Palacio Real
Lateral do Palacio Real
Placa na entrada do Palacio
Placa na entrada do Palacio
Inicio da troca da guarda
Inicio da troca da guarda
Placa informando sobre a troca da guarda real
Placa informando sobre a troca da guarda real
Momento de música na troca da guarda.
Momento de música na troca da guarda.

 

 Pertinho do Palácio Real está a Storkyrkan, a catedral de Estocolmo. Uma igreja muito bonita, na qual há a ainda mais bonita escultura de São Jorge e o dragão, de 1494.

eu na Storkyrkan com a escultura de São Jorge ao fundo
eu na Storkyrkan com a escultura de São Jorge ao fundo
Detalhe da escultura de São Jorge e o dragão.
Detalhe da escultura de São Jorge e o dragão.

Seguindo as redondezas do Palácio em Stadsholmen, você se deparará com a Gamla Stan, ou cidade velha. É que Stadsholmen em conjunto com as ilhas de Riddarholmen e de Helgeandsholmen formam a chamada a cidade velha de Estocolmo.

A cidade velha é uma graça! As suas ruas estreitas e fachadas coloridas retratam a antiga Estocolmo. As ruelas e becos aliados às diversas decorações e cores dos prédios criam uma atmosfera única. Prédios históricos, lojinhas de souvenir, igrejas, cafés, restaurantes são facilmente encontrados na Gamla Stan. Devido à popularidade desta área entre os turistas, as lojas costumam ser caras e vale a pena deixar para comprar suvenir em outro lugar (Recomendo a Av. Drottninggatan – rua só de pedestres, cheia de lojinhas uma mais barata que a outra).

Coisas que a gente só acha na Suécia
Coisas que a gente só acha na Suécia
Uma rua da cidade velha
Uma rua da cidade velha

Ainda na Glama Stan você não pode deixar de visitar a praça Stortorget e o Nobel museet ou Museu Nobel! Eu adorei o museu e recomendo muitíssimo!

Eu na Stortoget
Eu na Stortoget

Um bairro muito gostoso de passear é o Djugården (foto de uma placa do bairro abaixo).

Esse é o bairro com a maior área verde do centro de Stockholm. É cheio de opções de lazer, como o Nordiska Museet, o Vasa Museet, o Skansen e o parque de diversões de Gröna Lund.

Nordiska museet e Vasa museet
Nordiska museet e Vasa museet

O Vasa museet (Museu Vasa) é um dos museus mais visitados da Escandinávia. O navio Vasa era um navio de guerra que naufragou logo em sua primeira viagem, depois de partir de Estocolmo. Isso ocorreu em meados de 1628 e só depois de mais de 300 anos, em 1961, foi içado quase inteiro do fundo do mar Báltico.

Além do navio em si, há andares com maquetes, vídeos mostrando a história do naufrágio e do resgate, o convés reconstitu

Tags: , ,