O Skansen está entre as principais atrações de Estocolmo, sendo destaque em todos os guias. Essa mini cidade (alguns dizem que é um museu ao ar livre ou um parque temático) é impressionante em termos de tamanho e atividades para fazer – mas duas questões me fizeram não gostar tanto quanto o guia impresso dizia que eu gostaria:
1. não estar com crianças (lembra do que eu mencionei no post do Aquário de Chicago? Mesmo sentimento aqui)
2. a época do ano – acredito que o Skansen deve ser sensacional no verão, mas no inverno me deu a sensação de uma cidade fantasma (até mesmo todas as entradas não estavam abertas, tivemos que dar uma volta enorme para entrar)
|
O Skansen, localizado em Djurgården (perto do Vasamuseet), remonta ao final do século 19, e a ideia do fundador era criar essa mini cidade que representasse a evolução dos costumes e estilo de vida suecos. É uma Suécia em miniatura que parece ter parado no tempo, principalmente na parte que simula um vilarejo do final do século 19/início do século 20, com chalés e ateliês de artesãos – muitos dos quais estavam fechados.
Nós não vimos o Skansen inteiro, mas por onde passamos estava bem vazio. Claro, estava muito frio e coberto de neve, mas mesmo assim eu esperava ver mais pessoas (especialmente por ser um fim de semana). Passamos por algumas áreas que pareciam fechadas, e fiquei imaginando como aquilo deve ser movimentado no verão.
A parte que mais gostei foi da área onde ficam os animais nórdicos, algo tão exótico para nós. Lobos, bisões, raposas, alces e outros, todos lá tranquilos, aproveitando o frio. É possível vê-los de perto!
Os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano, então é ideal verificar o site antes de ir. Adultos pagam SEK 150 (£15) e crianças SEK 60 (£6)
Gostaria de ouvir a opinião de quem visitou o Skansen em outra época do ano e também com crianças!
Eu e o Martin
Tags: Estocolmo, inverno, Skansen