Acabei de voltar de uma viagem pelo norte da Espanha, onde tive a oportunidade de conhecer cidades charmosíssimas, mas o ponto alto certamente foi a passagem por Gaztelugatxe, na costa do País Basco.
Essa ilhota que pertence à municipalidade de Bermeo e fica a 35km de Bilbao é conectada ao continente por uma ponte de pedras, e no seu topo fica a igrejinha chamada San Juan de Gaztelugatxe, que data do século 10 (mas boa parte da construção que você vê hoje já não é original).
|


O visual, como vocês podem ver nas fotos, é…
Bom, chegar lá requer todo um esforço: existe um caminho asfaltado que sai da BI-3101 e vai até a base, logo antes da ponte, mas esse caminho está fechado para carros, já que o asfaltamento foi prejudicado por causa de chuvas. Então, é necessário estacionar o carro junto a um dos dois restaurantes (Eneperi e Gaztelu Begi – esse último é também uma hospedaria) que ficam logo na saída de Gaztelugatxe na BI-3101 (estrada que liga a cidade de Bakio a Bermeo) e encarar uma caminhada.


Atenção! Não existem muitas placas de Gaztelugatxe na estrada, eu só vi uma, logo na saída. Não foi um problema, pois estava com GPS – caso seu GPS não localize Gaztelugatxe, tente colocar o endereço do restaurante Eneperi (San Pelayo 80, 48100, Bakio) ou do Gaztelu Begi (San Pelayo 78, 48130, Bakio)
Carro estacionado, é hora de começar a caminhada. Vá preparado, com roupa e calçado confortável (meninas, nada de sapatilha ou salto!). O caminho é cansativo e mesmo nas descidas requer cuidado, já que pode estar escorregadio ou ter alguma pedra solta. Só para chegar na base antes da ponte levamos cerca de 20 minutos (contando as paradas para as fotos), e a partir da base – atravessando a ponte e subindo os degraus até o topo, foram mais 20 minutos aproximadamente. O retorno é mais cansativo, vá devagar, faça paradas para recuperar o fôlego e leve bastante água!


É difícil falar desse lugar sem cair em exagerismos ou postar um gazilhão de fotos, mas tenha certeza de que as imagens que você aqui não fazem justiça a beleza de Gaztelugatxe. Tem que ir ver de perto!


Ah, na volta, a pedida é fazer uma boquinha no restaurante Eneperi, que tem uma seleção de pintxos deliciosa. Ótimo para recuperar as calorias perdidas antes de pegar a estrada!
