“E PLURIBUS UNUM”
Out of many, One!
De todos, um!
|
Como essa frase, começa o vídeo de introdução do tour no Capitólio, ou US Capitol como é originalmente chamado, uma das atrações imperdíveis para quem vem a Washington DC.
Para visitar o Capitólio, existem algumas opções. Ele é facilmente localizável pois fica no National Mall do lado oposto ao Washington Monumento e Lincoln Memorial. Se o tempo é escasso, uma foto na frente do prédio é obrigatória; mas se a visita a cidade tem mais de um dia, fazer o tour é altamente recomendado.

Para quem tem cidadania americana, é possível marcar uma visita através do representante do seu estado no Senado, o que proporciona uma visita com guia exclusivo. Para todos os outros turistas, uma página na internet permite fazer reservas, gratuitas. Se a visita for durante a semana, com 1 dia de antecedência é possível marcar. Se o período for de calmaria e a chegada no Visitor Center acontecer em um horário que não haja muitos grupos, é possível conseguir tickets na hora de stand by. Mas se a opção for pelo fim de semana, ou períodos de pico, é necessário fazer a reserva com pelo menos 10 dias de antecedência. E uma dica: quanto maior for o grupo, maior a antecedência requerida.
Depois de feita a reserva, guarde com cuidado o número ou imprima o email de confirmação. O Capitólio agora tem um Visitor Center que foi aberto ao publico em Novembro de 2008 e além de uma área com exposições permanentes e móveis, também serve como nova entrada para os visitantes que vão fazer o tour. O Visitor Center fica atrás do Capitólio, se você estiver chegando pelo National Mall e fica no andar subterrâneo, então a entrada pode não ser muito fácil de achar, mas sempre tem gente entrando e saindo, então siga o movimento ou pergunte aos guardinhas que estão sempre por lá.

Chegando no Visitor Center, desça até o Hall de entrada, onde ficam os balcões para informação. Há filas exclusivas para quem tem horário marcado. Você vai receber um ticket com uma parte destacável para colar na roupa com sua data e horário e uma outra parte que fica de souvenir.

O próximo passo é se encaminhar para um dos dois teatros para ver o vídeo de abertura do tour. O auditório é em estilo sala de cinema e a história do US Capitol e qual o papel do Senado e da House of Representatives é contada em uma vídeo de 13 minutos de duração. Eu já estava preparada para dormir, mas o vídeo é muito legal e muito bem feito. Depois do vídeo, você pega o equipamento do AudioTour e conhece o seu guia. A minha, era uma senhorinha que parecia um sargento e super mal humorada, mas nada que comprometesse a qualidade do tour.
A primeira parada no Tour é na Rotunda, onde fica o Capital Dome. Na Rotunda, além das estátuas e quadros contando a história dos Estados Unidos, é onde fica a famosa pintura “The Apotheosis of Washington” no domo, que usa a técnica “fresco” e foi executado por Constantino Brumidi em 1865. Na minha aula de História da Arte na universidade aqui em DC, passamos uma semana inteira analisando essa pintura e seus significados. Não vou matar vocês de tédio com os detalhes, mas uma breve descrição só pra vocês tomarem o gostinho.

As cenas dessa pintura, são uma homenagem a George Washington, que era um ícone nacional no século 19. Na figura central, ele aparece como um deus e tem ao seu lado mulheres representando Liberdade e Vitória/Fama.

Na parte de cima no mesmo circulo, vemos a frase do ínicio do post “E Pluribus Unum”.

E há 6 outras cenas pintadas em volta, cada uma simbolizando uma área: War(Guerra), Science(Ciências), Marine(Marinha), Commerce(Comércio), Mechanics(Mecânica) e Agriculture(Agricultura). Um fato curioso é que essas cenas foram pintadas em tamanhos gigantes, algo em torno de 4 metros e meio de altura, que mesmo do chão, que fica a cerca de 50 metros do teto, é possível reconhecer as figuras.
A próxima parada no tour é o famoso “National Statuary Hall”, porque abriga estátuas dos representantes dos Estados. Esse Hall na verdade, serviu de plenário para a “House of Representatives” por muitos anos e tem até plaquinhas no chão com o nome e localização de algumas mesas.

A visita prossegue, passando pela entrada da nova plenária dos representantes e o indicativo é uma plaquinha com o nome da atual “Speaker of the House” ou “Porta-voz da Casa”, Nanci Pelosi(quando eu fui- o atual é John Boehner). Depois chegamos a camara da Suprema Corte.

A visita termina no Jefferson Hall, também conhecido com Hall das 40 colunas.

O tour completo dura em torno de 1 hora. E em dias de plenária é possível visitar o Senado ou a “House of Representatives”. O passe para esta visita é separado. Mais uma vez, vantagem para quem é turista: basta ir no balcão de visitas ao Senado, que fica na entrada do Visitor Center, mostrar seu passaporte(de estrangeiro) e um passe é gerado. Para quem é cidadão americano, é preciso contactar o escritório do representante do seu estado.
Fatos e Curiosidades:
* Cada estado tem direito a dois representantes no Senado e um número de representantes na “House of Representatives”(que seria algo como nossa camara dos Deputados) proporcional ao número de habitantes do estado.
* Os senadores são eleitos para períodos de 6 anos. Os representantes, para períodos de 2 anos.
* O administrador do Capitólio se chama “Architect of Capitol” ou “Arquiteto do Capitólio”.
* Pra quem leu o livro do Dan Brown, “Lost Symbol”, a Rotunda do Capitólio é o local onde o Robert Langdon encontra a mão apontando para o teto, logo no comecinho do livro.
Informações úteis:
US Capitol – Capitólio
Endereço: First Street e East Capitol Street, NE – Washington – DC
Horário de visitas: De segunda a sabado de 8:30 as 16:30. Para o tour, a última visita acontece as 15:20.
Não abre: Natal, Ano Novo, Thanksgiving e no dia da posse de presidentes.
Atenção: Não é permitida a entrada de mochilas ou bolsas grandes. Liquidos, Gel e outras substâncias também são proibidas.
Dicas e cupons para economizar na sua viagem
Reserve o seu hotel Pesquise o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito ou no Hotéis.com e pague em até 12x sem juros e sem IOF.
O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE ou use o Chip de viagem internacional – 5% DE DESCONTO Saia do Brasil com seu chip internacional de viagem da America Chip utilizando o código VIAJANTE