Irlanda do Norte – Tour de Game of Thrones

June 8, 2024

Game of Thrones está prestes a começar a 7ª temporada em 16 de julho de 2017 e aqui nós detalhamos o tour de Game of Thrones que fizemos na Irlanda do Norte. Nosso tour de carro começou em Belfast, na Irlanda do Norte e apesar do grupo ter alguns “thronies” (é como chamam os fãs da série), há outras pessoas que vieram só pela curiosidade e nunca assistiram um episódio. Se você se encaixa no segundo grupo, aqui vai um pequeno resumo para que você possa entender um pouco da série:

Game of Thrones é uma série da HBO que foi adaptada do livro “A Song of Ice and Fire” (As crônicas de Gelo e Fogo) de George R. R. Martin. A sétima temporada está prevista para começar em 16 de julho de 2017 e as seis temporadas passadas já estão disponíveis em DVD (caso você queira correr e assistir antes que comece a nova). O livro e série contam a saga de famílias/casas e seus conflitos pessoais, políticos e culturais e se passa em Westeros. Ela evolui através da passagem das estações e a espera do inverno (“Winter is coming”) e de algo que ameaça essas famílias quando o inverno chegar. A história é bem complexa e fica bem claro os jogos de poder e traições entre os membros das casas.

Nas primeiras temporadas fomos apresentados às casas principais: Baratheon das Stormlands, casa de Robert, o rei de Westeros quando começa a série que tem como filhos Joffrey, Marcela e Tommei e irmãos Stannis e Renly. Robert é casado com Cersi, da casa Lannister de Casterly Rock nas Westernlands, que tem dois irmãos Jaime e Tyrion e seu pai, Tywin. A casa Stark de Winterfell do Norte tem Ned Stark, casado com Cately da casa Tully das Riverlands e seus filhos Robb, Sansa, Arya, Brandon, Rickson. Jon Snow é filho bastardo de Ned Stark, por isso o sobrenome diferente, e por último, a casa Targaryen dos exilados irmãos Viserys e Daenerys que são filhos do rei Aerys Targaryen. Outras casas que aparecem nas outras temporadas: Martell de Dorne, Arryn de The Vale, Tyrell de The Reach.

A maior parte dos lugares fictícios de Game of Thrones ganhou locações reais e muitos desses lugares tiveram um boom turístico depois da série, com tours especializados, jantares temáticos e mais. A Irlanda do Norte é um desses países, que além de ganhar a produção nos estúdios em Belfast, tem uma das maiores coleções de pontos turísticos relacionados a Game of Thrones do mundo e é isso que viemos fazer por aqui: tentar visitar a maior parte de lugares possíveis em dois dias. Aqui um mapa completinho com os pontos que visitamos e outros que valem a pena visitar.

Existem vários tours especializados em Game of Thrones em Belfast, mas você pode também alugar um carro e seguir nosso roteiro. Nós contamos com a ajuda da super guia Dee, da DeeTours Ireland que estava nos esperando na saída do aeroporto para que a gente começasse o tour de lá mesmo. A Dee, que de cara achei super parecida com a cantora Enya, é uma thronie fanática e a caminho da nossa primeira parada já foi nos contando um pouco das curiosidades, de como Game of Thrones mudou a economia, o turismo na Irlanda do Norte e seus encontros, casuais ou não, com…

Nossa primeira parada foi em um dos lugares mais icônicos da série: Dark Hedges (A). As 150 “beech trees”/ árvores faia, foram plantadas no século 18 pela família Stuart para impressionar os visitantes na entrada da mansão georgiana Gracehill House. As árvores continuam a impressionar e em Game of Thrones fazem parte da cena do primeiro episódio da segunda temporada quando Arya Stark escapa de King’s Landing e está escondida numa carroça passando na King’s Road. A entrada é gratuita, mas para pegar a rua sem nenhum carro ou pedestres é preciso ir bem cedo de manhã. Se você vai de carro, pode estacionar na Gracehill House gratuitamente. Aproveite para tomar um café ou chá no bar e restaurante e tire uma foto com a porta #7 de Game of Thrones.

As Portas de Game of Thrones

Em janeiro de 2016, a tempestade Gertrude derrubou algumas árvores em Dark Hedges. Das árvores caídas foram feitas 10 portas, cada uma esculpida com os detalhes de um episódio de Game of Thrones. Elas estão espalhadas pela Irlanda do Norte, em hotéis, restaurantes e bares que têm alguma conexão com Game of Thrones. Então se você encontrar alguma porta, você sabe que Game of Thrones passou por ali!

#1- The Cuan Guest Inn em Strangford perto de Castle Ward e Audley’s Castle

#2 – Fiddlers Green em Portaferry, perto de Quintin Bay

#3 – Restaurante Percy French em Newcastle, perto do Tollymore Forest Park

#4 – Blakes of the Hollow em Enniskillen, perto da caverna Pollagollum

#5 – Frank Owens Bar em Limavady, próximo a Downhill Strand.

#6 – Fullerton Arms em Ballintoy

#7 – Gracehill House perto de Dark Hedges

#8 – Mary McBride Bar em Cushendun

#9 – Ballygally castle, Ballygally

#10 – The Dark Horse Coffee House, Belfast

A última locação que visitamos foi o Tollymore Forest Park que apareceu em várias cenas de Game of Thrones. Já na primeira temporada, é onde os três homens do Night’s Watch encontram com o White Walker. Nesta mesma temporada, é onde acontece a cena de Ned Stark achando os lobinhos com seus filhos.

Tags: , , , ,