A Islândia é um pequeno país que ocupa integralmente uma ilha vulcânica do círculo polar ártico. Tocar icebergs, subir em geleiras, visitar parques nacionais, escalar vulcões e tomar banho em águas termais, caminhar sobre lagos congelados, ver cachoeiras de beleza única, visitar cenários cinematográficos e claro, ver a Aurora Boreal, são algumas das incríveis atividades que nos aguardam por lá.
Terra de inúmeras maravilhas, basta poucos minutos de estrada para chegarmos a fantásticas quedas d’águas, que no inverno ficam inteiramente congeladas.
|
O mais comum é montar base na capital, Reykjavík, e fazer os passeios a partir de lá. Para os mais aventureiros como eu, o roteiro da Fora de Foco Expedições caiu como uma luva e nos levou até os limites da ilha, em uma Roadtrip pelo sul da Islândia, simplesmente fantástica.
1 – Blue Lagoon
A Blue Lagoon é um spa artificial de águas termais com propriedades medicinais e relaxantes, vindas da usina geotérmica ao lado. A experiência de colocar uma roupa de banho e mergulhar em águas com 40 graus, enquanto do lado de fora a temperatura está negativa, é incrível. A entrada na piscina é por um ambiente climatizado e ao alcançar o lado de fora o corpo já está submerso e quentinho nas águas relaxantes.
2 – Jökulsárlón – Lagoa de Icebergs
A Lagoa de Icebergs , que infelizmente não tem como mergulhar, fica ao sudeste da Islândia e é um ponto obrigatório na visita a este país fantástico. A lagoa é tomada por icebergs dos mais variados tamanhos e tons de azul. As pedras se desprendem do glaciar Vatnajökull e se deslocam pela água em direção ao mar, formando um cenário simplesmente fenomenal.
3 – Diamond Beach
Ao lado da Lagoa Jökulsárlón existe outro cenário incrível. Uma praia com areia negra tomada por icebergs. É possível caminhar na areia entre as pedras de gelo e chegar pertinho da arrebentação das ondas, já que os blocos de gelo bloqueiam a água. Sem dúvida, um lugar único no mundo.
4 – Geleira Vatnajökull
É possível caminhar pela geleira Vatnajokull, mas é preciso contar com um guia especializado, que irá te acompanhar por um trekking por cima do glaciar. A geleira tem paisagem de tirar o fôlego, onde se pode admirar um horizonte azul infinito e a natureza totalmente intocada e grandiosa.
5 – Parque Nacional de Skaftafell e Svartfoss
O Parque Nacional de Skaftafell é um dos parques mais bonitos da Islândia, fica ao sul do país e oferece várias opções de trilhas para trekkings. A trilha mais famosa é a que leva a Svartifoss, uma cachoeira pitoresca, formada por pedras de basalto que parecem ter sido esculpidas pelo homem.
Aproveite a caminhada de volta à sede do parque e pegue o caminho que leva às famosas casinhas com telhado verde. O cenário é belíssimo!
6 – Dakota Wreck
Os cenários pitorescos não param por aí. Durante a Segunda Guerra Mundial um avião americano caiu em solos islandeses, bem próximo ao mar. São aproximadamente 45 minutos de uma longa caminhada para alcançar a carcaça do famoso avião, o Dakota Wreck. Se vale a pena caminhar por quilômetros para encontrar um avião abandonado? Vale muito! Principalmente se o foco da viagem for turismo fotográfico, pois esse vai ser um dos pontos altos das suas fotos de viagem.
7 – Skógafoss
“Foss” significa cachoeira e a Skógafoss, é uma das maiores e mais belas da Islândia. Suas águas vêm do rio Skógaá, proveniente dos glaciares Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull.
Aliás, o vulcão Eyjafjallajökull, de mesmo nome da geleira, foi o que parou a Europa em 2010, quando entrou em erupção e causou um verdadeiro caos no espaço aéreo do continente.
8 – Gulfoss
Na Gulfoss você terá um ponto de vista diferente e verá a queda d’água de cima. É uma das maiores de toda Europa e fica inserida no Golden Circle, que é a principal rota turística da Islândia. Sem dúvida um cenário estonteante, principalmente durante o inverno, quando a neve toma conta das paisagens e torna tudo mais especial.
9 – Parque Nacional Thingvellir
Esse parque nacional reserva algumas curiosidades históricas e geológicas. O parlamento do país foi fundado neste local e lá eles se reuniam para decidir sobre as leis e para fazer julgamentos criminais. Aliás, este é o mais antigo parlamento da humanidade! Hoje o parque é aberto para visitação e é o local onde fica a casa de verão do primeiro-ministro do país.
Sobre a Geologia, umas das maiores atrações que você vai encontrar em Thingvellir é o encontro entre as placas tectônicas da Europa e da América. Se você gosta de mergulho e tem coragem de se aventurar por águas congelantes, faça o mergulho na fissura Silfra, onde você não só poderá ver, mas também tocar nas duas grandes placas tectônicas.