Ravenna foi a grande surpresa da minha viagem para Itália, visitando a região da Emilia Romagna. A pequena cidade histórica está localizada bem perto do mar adriático e fica entre Bologna e Rimini e tem igrejas de mais de 1500 anos e mosaicos que fizeram dela um paraíso para os amantes dos patrimônios da humanidade (ela tem nada menos que 8). Ao invés de fazer bate e volta como fizemos em outras cidades nesta viagem, resolvemos passar a noite em Ravenna. Assim pudemos ver um pouco de como é a cidade quando cai a noite.
De Bolonha, Rimini ou outras cidades da Emilia-Romagna é possível pegar o trem das linhas regionais da. De Bolonha é pouco mais de 1 hora e 20 de viagem e da estação de trem é só ir caminhando seguindo as placas para o centro histórico.
|
Conhecida como a cidade dos mosaicos, Ravenna é uma delícia para ser explorada a pé. Suas ruazinhas para pedestres tem lojinhas, boutiques e restaurantes que garantem horas de diversão. A via Cavour, via IV Novembre e Via Corrado Riccki foram nossas ruazinhas favoritas para explorar.
No verão, as mesinhas pela rua são um convite para degustar um vinho italiano (que aliás são baratíssimos por aqui!).
A Piazza del Popolo é uma das atrações da cidade e tem vários restaurantes e gelaterias para quem quer apenas observar o movimento de pedestres.
A cidade é muito bem sinalizada e os pontos turísticos são concentrados numa área que é possível explorar tudo a pé. É em Ravenna também que está localizada a tumba de Danthe Alighieri, escritor da Divina Comédia.
A cidade tem várias atrações na lista de patrimônio da humanidade da UNESCO – nada menos que oito e dentre eles visitamos:
Basílica di San Vitale
Mausoleo di Galla Placida
Battistero Degli Ortodossi
Museo Arcivescoville
Basilica di S. Apollinare Nuovo
Os mosaicos são impressionantes e todas as atrações podem ser exploradas a pé pela cidade.
Para almoçar, apreciar um aperitivo ou jantar não faltam opções pela cidade e sempre acompanhado de um bom vinho que custa baratíssimo por aqui. Alguns dos lugares que experimentamos na nossa visita:
- Ca de Ven (Via Corrado Ricci 24) é a pedida para o jantar, mas se estiver muito cheio, tente o aperitivo (happy hour de 6 as 9), onde os petiscos estão incluídos no preço das bebidas.
- Bella Venezia (Via IV Novembre, 16) foi onde jantamos na primeira noite.