Jerash é depois de Petra, uma das atrações que eu mais queria visitar na viagem a Jordânia. Apaixonada por tudo o que diz respeito a Roma, e encantada por colunas, o lugar é um sonho. Tão sonho que eu tirei quase mil fotos por lá, pra ter certeza que eu estava lá de verdade, então vocês já podem imaginar a dificuldade que foi escolher fotos para este post. Então mais do ficar lendo aqui um monte de coisas, este post vai ser muito visual, quase um “fotolog” de uma tarde deliciosa explorando as ruínas. Porque pra tentar explicar o que é Jerash, uma imagem será muito mais efetiva que mil palavras. Mas já dou logo uma recomendação… para aproveitar bem, contrate um guia. Eles tem aos montes e em todas as línguas(até Português) lá mesmo no Centro de Visitantes. As ruínas são maravilhosas e as colunas lindíssimas, mas é sabendo a história desse lugar é fascinante que tudo fica ainda muito mais especial.
O mapinha abaixo dá uma idéia do que é o lugar: uma das mais bem preservadas províncias romanas no mundo. Seguindo os números no mapa, numerei as atrações com fotos na mesma ordem e preparem-se, porque foi uma dificuldade pra escolher as fotos e eu acabei colocando mais do que deveria, mas ainda sim, menos do que eu gostaria.
|

Para quem gosta de arquitetura a cidade de Jerash, que se chamava Gerasa durante a ocupação Romana em 63 BC (tem noção do que é isso!!!!), é um prato cheio, com todos os aspectos de urbanização introduzidos pelos romanos… as avenidas pavimentadas de pedra, os templos, os teatros, o fórum. A cidade foi descoberta depois de excavações que começaram pouco mais de 70 anos atrás e fica tão próxima da “Modern City”(ou cidade Moderna) que em algumas fotos o novo e o velho se misturam. Então viaje comigo nas fotos e volte pra olhar o mapa lá em cima pra se localizar.
Entrar no portão por onde passou o Imperador Adriano é começar uma viagem no tempo.
1. Hadrian’s Arch – O portão foi construído em 129 D.C. para marcar a visita do Imperador Adriano e é a entrada mais ao sul da cidade e é onde começa a nossa visita.

2. Hipódromo – A próxima parada a esquerda é o Hipódromo onde aconteciam as demonstrações com os gladiadores e também as corridas de carruagem com cavalos. Atualmente há exibições e também tem sempre um “soldado” numa das carrugens pra posar para fotos. Os shows que duram cerca de 45 minutos acontecem duas vezes por dia: as 11 da manhã e as 2 da tarde e custam 15JD pra adultos e 2JD para crianças de até 12 anos.
3. Portão Sul – Fica do lado do visitor center, onde você pode contratar os guias turísticos e é o antigo portão sul da cidade. Dá pra notar que a estrutura deste portão é bem menos imponente que o Hadrian’s Arch.

4. Templo de Zeus – a esquerda e no alto, é onde vemos o templo de Zeus com suas colunas impressionantes no alto de uma colina. Lá de cima dá pra ter uma visão bem panorâmica de toda a extensão de Jerash.



5. O Fórum ou Plaza –Depois do portão sul, o Fórum é como se fosse uma praça em formato oval, cercada de colunas iônicas com um obelisco no meio e bem em frente ao Cardo Maximus, ou Collade que é a avenida principal. Parar no meio do forum e olhar para todos os lados dá um pouquinho da dimensão do que é a cidade.

E essas são só pra eu acreditar, quando ficar velhinha, que eu fui mesmo lá nesse lugar lindo!

Quer ver como é ficar no meio desse fórum? Experimente esse panorama 360o imersivo:

O dia
Tags: cidade, Jerash, Jordânia, romana, uma