Lago Ness e Inverness: um fim de semana nas Highlands escocesas

June 27, 2024

O Lago Ness ocupa o imaginário de todo mundo – mesmo você não sabendo exatamente onde ele fica, certamente o nome não lhe é estranho, certo? Isso por causa da famosa lenda do monstro do Lago Ness (se você quiser saber mais sobre essa história, o monstro – ou melhor, ‘Nessie’, como é carinhosamente chamado pelos locais – tem site e página no Wikipedia!), responsável por colocar o Lago Ness – e, consequentemente, a cidade de Inverness – no mapa do turismo britânico.

Lago Ness (2)

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Existem várias maneiras de conhecer o Lago Ness, e muita gente costuma fazer o passeio de um dia a partir de Edimburgo. Mas eu não recomendo – são aproximadamente 3 horas e meia de viagem (de carro/ônibus), o que é cansativo demais. E Edimburgo tem tanta coisa legal pra ver e fazer (e vários passeios bate e volta que levam menos tempo de viagem), que desperdiçar um dia não vale a pena. Minha sugestão é: passe um fim de semana em Inverness! É uma cidade ótima para utilizar como base para conhecer o Lago Ness, e ainda por cima você pode passear pelo seu centrinho ou então explorar outros lugares nos arredores, já que essa região – conhecida como Highlands – é conhecida por paisagens maravilhosas e oferece dezenas de atividades para todos os gostos (clique aqui para saber mais sobre a Highlands).

Existem vôos diretos a partir de Londres, Amsterdã, Belfast, Zurique, Genebra e algumas cidades do interior da Inglaterra. Você também pode ir de trem, mas a viagem é muito longa (mais de 8 horas, tem até trem pernoite!) e cara (pelo menos £100 apenas uma perna). Claro, deve ser uma experiência interessante, eu amo viajar de trem, mas não amo perder um dia todinho em trânsito, quando poderia aproveitar o destino!

Lago Ness (7) Lago Ness (6)

A cidade é pequena, e você pode fazer tudo a pé, mesmo se ficar fora do centrinho. Além de hotéis tradicionais, existem vários B&Bs, inclusive na beira do Rio Ness (atenção: o Rio Ness não é a mesma coisa que o Lago Ness!!). Antes de fechar, confira a se o lugar fica mesmo em Inverness, já que existem opções de hospedagem fora da cidade, no campo. O que deve ser bacana, mas se você não vai alugar carro, ficará isolado e dependendo de táxi ou transporte público, que não é abundante na região.

Clique aqui para pesquisar hotéis em Inverness pelo booking.com

Lago Ness (5) Lago Ness (4)

Não dá pra negar que o que leva a maioria dos turistas a Inverness é o passeio ao Lago Ness, mas a cidade tem sim algumas coisas pra fazer. Fora que é uma graça! Caminhar pela beira do rio já é um passeio bem gostoso, e você conseguirá tirar fotos bem bacanas do castelo (que hoje funciona como delegacia) e outras construções históricas que ‘decoram’ a área (leia esse post engraçadíssimo da minha amiga que fez essa viagem comigo, sobre um episódio peculiar durante nossa caminhada pela beira do rio).

Nós também visitamos o Museu da cidade, que é bem bonitinho e conta um pouco sobre a conturbada história da região (haja guerras, batalhas e arranca rabos em geral nessa Escócia!). Outra atração que gostamos bastante foi o Victorian Market, que é tipo um mercadão municipal, muito bacana para quem curte gastronomia. Mas o que eu mais gostei de conhecer foi a livraria e café Leakey’s, um lugar incrível para os amantes de livros. Nada como tomar um café e comer um pedaço de bolo caseiro cercado por livros (milhares e milhares) dentro de uma antiga igreja!

Lago Ness (3)

Ah, tem também o Caledonian Canal, uma obra prima da engenharia que passa pela cidade (um pouco fora do centrinho, mas dá pra ir a pé). É possível fazer um passeio de barco pelo canal nos meses de verão – eu fui pra Inverness no inverno então infelizmente não tive essa experiência.

Come-se muito bem em toda a Escócia, e mesmo em uma cidade pequena como Inverness é preciso reservar lugar nos restaurantes. Nós fomos em dois muito especiais: River House e o Mustard Seed. E não tenha dúvida do que pedir: carne! A carne bovina da Escócia é excelente, mas pra quem curte frutos do mar, a seleção de peixes e crustáceos também é de lamber os beiços.

Lago Ness (16) Lago Ness (15)

Vamos ao que interessa! Claro que é possível visitar o lago de forma independente – você pode ir até o Visitor Centre e ver o lago a partir dali, mas uma das coisas mais legais de se fazer é um passeio de barco por ele, e de quebra ainda conhecer as ruínas do Urquhart Castle. Ver o Lago Ness a partir dessa reuínas é espetacular, parece mesmo que você está em um daqueles filmes épicos! Várias empresas fazem esse passeio e a Claudia fez o passeio com a Loch Ness by Jacobite e contou tudo neste post: Passeio de barco pelo Lago Ness: procurando Nessie na Escócia.

Lago Ness (10) Lago Ness (14) escocesas, , , , , , ,