Lençois Maranhenses: 5 dicas essenciais para planejar sua viagem

June 13, 2024

Os Lençóis Maranhenses são um desses destinos de viagem que, uma vez visitados, fazem você se questionar por que não viajou para lá antes. O Fábio do Viagens Cine compartilha algumas dicas essenciais neste post. A viagem é verdadeiramente impressionante, um local cinematográfico que reúne praias, dunas, lagoas de água cristalina, muito sol e natureza praticamente intocada. Como não se apaixonar?

Antes de planejar sua viagem para lá, confira 5 informações essenciais para quem viaja aos Lençóis Maranhenses.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

01-lencois-maranhenses-viagenscine

1 – Quando ir: qual a melhor época?

O litoral do Maranhão, onde o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado, possui duas épocas climáticas marcantes. A época das chuvas vai de fevereiro a maio. E a época da seca no restante do ano, de junho a janeiro.

Isso quer dizer que quem viaja na época das chuvas só vai pegar chuva? Não necessariamente, mas a probabilidade de chuva é maior.

O mais importante é saber que as lagoas dos Lençóis Maranhenses, uma de suas atrações mais incríveis, só estão cheias após a época das chuvas. Ou seja, corre o risco de você ir na época “errada” e pegar as lagoas secas. Por isso, a melhor época para quem deseja contemplar e mergulhar nas lagoas do parque, é de maio a setembro.

A partir de setembro, as lagoas começam a secar. Mesmo assim, ainda dá para aproveitar. O parque possui algumas (poucas) lagoas perenes, como a Lagoa do Peixe e a Lagoa da Esperança.

Mesmo assim, com o clima louco como anda, vale pesquisar antes de ir. Houve um ano em que quase não choveu na região, e as lagoas permaneceram rasas, mesmo na “alta temporada” de lá.

Saiba mais no nosso blog: Lençóis Maranhenses – Dicas e Guia Completo

02-lencois-maranhenses-viagenscine-2

2 – Onde ficar nos Lençóis Maranhenses?

A região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses contempla 3 cidades: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. A cidade base mais famosa para explorar os Lençóis é Barreirinhas.

A cidade possui uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, com acesso fácil de carro. Para quem procura fazer os passeios, há também boa quantidade de agências para fechar as atividades. Mas é bom saber que, no centro de Barreirinhas mesmo, não há nenhuma atração turística. Portanto, toda atividade requer o investimento de um passeio.

03-lencois-maranhenses-viagenscine

Por isso, outro destino também tem se destacado na preferência de quem viaja para lá. Atins, um vilarejo localizado à beira-mar, é um lugar sem asfalto e sem muita infraestrutura, mas por isso mesmo encantador. Como uma Jericoacoara de antigamente.

Uma coisa que adoramos em Atins é que além das dunas e lagoas, você também tem a opção de ficar na praia, de fácil acesso. Foi nessa praia que contemplamos alguns finais de tarde espetaculares.

04-lencois-maranhenses-viagenscine

Para quem busca conhecer as lagoas mais selvagens e lindas do parque, vale cogitar ficar em Santo Amaro, ainda mais rústica que Barreirinhas e Atins.

Saiba um pouco mais sobre Atins e Onde Ficar nos Lençóis Maranhenses

3 – Como Chegar em Barreirinhas?

O acesso principal é através de um voo até São Luís, capital do Maranhão. Apesar da capital ser bem interessante de visitar, não é obrigatório ficar por lá.

A partir do aeroporto, saem transportes direto para Barreirinhas ou outras regiões do parque. Basta agendar com antecedência.

Para quem optou ficar alguns dias em São Luís, todos os hotéis e pousadas possuem transfers conveniados para os Lençóis Maranhenses. Reserve com 1 dia de antecedência. Se preferir, pode ir de ônibus de linha mesmo, pela Cisne Branco. Sai mais barato, mas você terá que se locomover até a rodoviária, enquanto os transfers te buscam no hotel.

A viagem de São Luís até Barreirinhas dura cerca de 4 horas.

Uma outra opção é fazer a Rota das Emoções. Esse roteiro turístico está ganhando cada vez mais viajantes e contempla uma viagem incrível dos Lençóis Maranhenses até Jericoacoara, passando pelo Delta do Parnaíba (ou o roteiro inverso). A viagem é feita em veículos 4×4 ou em veículos normais (nesse caso, você tem um pouco menos de mobilidade por caminhos mais alternativos).

05-lencois-maranhenses-viagenscine

4 – Como funcionam os passeios?

Você consegue ir de carro ou de ônibus até Barreirinhas, mas para os passeios até a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, você dependerá das operadoras locais. A razão é que para chegar nas lagoas, os caminhos são precários, muitas vezes sobre areia e o ideal é utilizar veículos apropriados e dirigidos por quem conheça o caminho.

Mas o pessoal lá é bem qualificado e os passeios, no geral, são bem estruturados.

09-lencois-maranhenses-viagenscine

 

Mas atenção: não há barracas, restaurantes, lojas ou qualquer outro tipo de estrutura comercial nas lagoas. Elas estão dentro de um Parque Nacional, portanto são área de preservação. Por conta disso, os passeios são de meio período, assim você pode almoçar depois de ir (caso faça o passeio pela manhã) ou almoçar antes de partir (caso faça o passeio a tarde).

Uma das exceções é o passeio pelo Rio Preguiças, que dura o dia inteiro. Nesse caso, uma das paradas é no povoado de Caburé, à beira mar, que possui estrutura de restaurantes. Em Atins, o Restaurante da Luzia, perto do Canto do Atins, é famoso por oferecer o melhor camarão da região. 

Confira quais são os passeios e o que fazer nos Lençóis Maranhenses.

06-lencois-maranhenses-viagenscine

5 – Mas afinal, vale a pena?

Eu particularmente gosto muito de destinos únicos e exóticos, e os Lençóis Maranhenses possuem essa característica. Provavelmente você vai ter dificuldade de encontrar outro lugar com uma paisagem tão peculiar.

dicas, , , , , , ,