Não adianta chegar em Gozo esbaforido, com pressa, querendo ver tudo em um dia só: a ilha tem seu próprio ritmo, e até costumam dizer que o que rege o horário aqui é o GMT (Gozo Maybe Time, uma paródia com Greenwich Mean Time, o horário ‘oficial’ por onde todo mundo acerta seus relógios). Maybe significa ‘talvez’ em inglês, e essa expressão que brinca com o tempo explica bem o lifestyle dos gozitanos.
|

A ilha inteira tem a mesma tonalidade mel/terracota, que dependendo da época do ano pode enganar os olhos, afinal a terra árida fica com a mesma cor da fachada das casas.

Apesar de Malta – o país como um todo – ser bem conhecido e amado por turistas ávidos pelo clima do Mediterrâneo, Gozo é tranquila, calma e acolhedora. A pressa é inimiga da perfeição!
Não espere respostas cheias de certeza. O ônibus? Ah, uma hora passa. A distância? Ah, é perto. Mas quão perto? Ah, vai por ali, vira a esquerda, vai indo.
O restaurante pode não estar aberto hoje, a comida pode demorar, mas os garçons estão sempre bem humorados. Super solícitos, e em alguns casos curiosíssimos pra saber o que você está fazendo por ali.
É assim. E se você não tem paciência para incertezas, melhor não ir para Gozo!
O país como um todo é bastante religioso: a igreja católica está presente em todo lugar. Não basta Malta ter mais de 300 igrejas ricamente decoradas, mas também os malteses e gozitanos levam um pouco dessa devoção para casa e decoram suas fachadas com figuras e cenas bíblicas, principalmente São Jorge e a Virgem Maria.
O idioma local (maltês) em nada se parece com qualquer outro idioma europeu. A pronúncia é difícil e envolve consoantes com acentos e combinações de letras que desafiam a língua. Mas o inglês é praticamente uma segunda língua, e é muito fácil se entender com os locais.
Não tenho dúvidas de que em Gozo o tempo passa mais devagar. Assim, você consegue apreciar com calma as maravilhas dessa ilha.
****
Estou em Malta pelo projeto Blog island, idealizado pelo MTA em colaboração com o iAmbassador. Todas as opiniões expressadas aqui são minhas, tenho total liberdade editorial.