Gozo é uma das ilhas que fazem parte de Malta, mas como não é o ponto de chegada e bem menor que sua ‘ilha mãe’, acaba sendo explorada rapidamente por quem visita o país. Claro, nem sempre é possível ter a disposição mais de um dia para visitar Gozo, mas caso você queira conhecer um pouco mais dessa ilha tão linda e tranquila, aqui estão 10 das principais atrações (as minhas oreferidas!)

1. Azure Window
Acho que quando alguém pesquisa por Malta no Google, a imagem da Azure Window é uma das primeiras coisas que aparecem. Essa formação geológica, literalmente uma janela azul – já que ela emoldura céu e mar – fica em Dwejra, no oeste da ilha de Gozo. Esse espetáculo da natureza (perdoem-me o clichê e o exagerismo) merece algumas horas de visita. Por mais que ali não seja um bom ponto pra tomar banho de mar (o encontro da água com as pedras pode ser perigoso), algumas pessoas fazem snorkeling em uma área rasa, mais calma. Além de olhar a Azure Window a partir das pedras, você pode também fazer um passeio rápido em um barquinho (4 euros por pessoa), que passa por dentro de uma gruta para chegar no mar e proporciona uma vista também muito legal.
|
Para chegar lá pegue o ônibus 311.


2. Ggantija Temples
Mais antigo e menos famoso do que o Stonehenge e as pirâmides do Egito: os templos Neolíticos Ggantija foram construídos há cerca de 5600 anos, e só por esse fato extraordinário merecem a visita. Apesar da ‘longa data’, sabe-se mais sobre eles do que se sabe do Stonehenge – um pequeno museum que faz parte do passeio mostra todos os fatos e explica o projeto de restauração que está em andamento.
O ingresso custa 9 euros. Para chegar lá pegue o ônibus 307 ou 322. Mais informações no site heritagemalta.org/museums-sites/ggantija-temples/


3. Trekking
Quem gosta de viagens estilo ‘outdoor’ vai gostar de saber que Gozo é um lugar ótimo para fazer trekking. Dá pra andar por toda a costa, mas se você não tem tempo ou disposição para essa distância, considere fazer um trecho apenas. Eu caminhei entre Sannat e Xlendi em aproximadamente uma hora e meia,e em todo o percurso me deparei com paisagens deslumbrantes. Fiz esse passeio com um guia da Gozo Adventures (eles também oferecem outras atividades, como escaladas, passeio de caiaque/bicicleta e até camping), mas é claro que trekking é algo que dá pra fazer de forma independente (vale reiterar que é preciso ter bastante cuidado e não sair da trilha: o penhasco não tem nenhuma proteção e pode bater um vento forte).


4. Xlendi
Foi muito bom terminar meu trekking (leia o item acima) em Xlendi – um vilarejo de pescadores a beira mar, com alguns restaurantes bem em frente a ‘praia’. Bastante gente toma banho de mar ali, e a cor da água é incrível. Xlendi parece ter sido ‘cavada’ na pedra, pois fica entre formações rochosas mais altas, e a chegada (a pé, pela costa) no vilarejo proporciona uma vista linda, perfeito para fotos. Ah, dali também saem barcos para fazer mergulho em alto mar.
Para ir de ônibus, pegue a linha 306.


5. Ta’ Pinu
Gozo, assim como Malta, tem um montão de igrejas, mas Ta’ Pinu é a ‘menina dos olhos’ dos gozitanos. Ver esse santuário de longe já é impressionante, pois ele desponta na paisagem cor terracota da ilha. O santuário nem é o mais antigo de Gozo, mas é o mais amado pois foi construído com fund
Tags: coisas, fazer, Gozo, Malta, para, Top, ver