Malta: um dia na capital Valletta

July 3, 2024

O foco da minha viagem a Malta foi explorar a ilha de Gozo, mas felizmente consegui tirar um dia para conhecer a capital Valletta, que fica ilha principal (Malta, que leva o nome do país). Valletta é uma cidade compacta (1km x 1.5km), portanto um dia dá e sobra para explorar seus cantinhos e ver suas atrações principais.

Valletta (3)
Uma das vistas mais famosas de Valletta

Valletta (4)

CHIP de CELULAR com 15% de desconto


Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

O melhor é que a capital maltesa foi construída como um ‘grid’, facilitando muito a vida dos turistas. É muito difícil se perder, e a possibilidade de você literalmente andar por todas as ruas (o que é claro depende da sua disposição) é grande. Caso você esteja hospedado fora de Valletta, é provável que você entre na cidade pelo City Gate e dê de cara com a rua principal e mais movimentada, Triq Ir-Repubblika. Ali estão a maioria das lojas, alguns restaurantes e também as atrações mais conhecidas, como a St. John’s Co-Cathedral, Republic Square e Palace of the Grand Masters.

A Co-Catedral é uma das construções mais incríveis que já vi na vida. E não apenas entre igrejas, catedrais e basílicas, mas como um todo. Por fora, você nem imagina o quão maravilhosa ela é por dentro. São detalhes em todas as superfícies, que a gente não cansa de descobrir. Dá uma agonia, pois você se dá conta de que realmente não vai conseguir absorver tudo aquilo. É ver para crer, e aqui estão algumas fotos pra te deixar um gostinho:

Valletta (18)
St. John’s Co-Cathedral
Valletta (16)
St. John’s Co-Cathedral
Valletta (15)
St. John’s Co-Cathedral
Valletta (14)
St. John’s Co-Cathedral

No fim da rua, entre a cidade e o mar, está o National War Museum e o Fort St Elmo que, assim como a St John’s Co-Cathedral, é um legado da época dos Caveleiros da Ordem de St. John.

Bom, a rua principal meio que divide a cidade em dois lados: o lado Marsamxett (da onde sai o ferry para Sliema) e o lado Grand Harbour, de onde você vê as ‘três cidades’: Vittoriosa, Cospicua e Senglea.

Em ambos os lados, o que não faltam são ruas, escadarias, subidas e descidas, pra ir explorando sem pressa. Aliás, é importante ressaltar que apesar de ser em grid, Valletta não é plana, portanto exige um certo esforço. Sobe escada, desce escada, prepare-se!

Valletta (1)
As escadarias típicas de Valletta
Valletta (2)
‘Selfando’!

Fique de olho na arquitetura, não tem como não ficar fascinado pelas varandinhas coloridas e as referências religiosas na fachada das casas.

Valletta (10)
Muito amor pelas cores das varandas
Valletta (13)
Detalhes arquitetônicos
Valletta (11)