Maragogi em Alagoas: Mini guia para planejar sua viagem

June 22, 2024

Maragogi em Alagoas é um destino incrível que está na minha lista para conhecer faz tempo. Neste post eu convidei a Cynara Vianna do blog Cantinho de Ná (sigam-na também no Facebook e Instagram para fotos maravilhosas) que conhece muito bem a região para fazer esse mini guia para ajudar quem está planejando uma viagem pra lá!

Depois de mais de 10 anos tendo Maragogi como minha segunda casa, escrevi esse mini-guia com algumas dicas para ajudar a quem está planejando uma viagem para essa praia que chamo de nosso pedaço do paraíso.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

O município de Maragogi fica no trecho do litoral alagoano conhecido como Costa dos Corais pela grande quantidade deles nas praias e a cidade é conhecida como a Capital da Costa dos Corais. E por causa deles, as tão famosas piscinas naturais se formam a poucos quilômetros e algumas a apenas poucos metros da costa, o que torna as praias da região tão procuradas pelos turistas.

Além de Maragogi, tanto no sentido Norte como no Sul, há várias praias vizinhas que são atrações muito disputadas pelos turistas. E como são de fácil acesso, quase 100% dos turistas esticam o passeio para conhecê-las.

Maragogi8ok

Como chegar

Maragogi fica a 125km de Maceió e de Recife, as duas cidades mais próximas com aeroporto. Fica exatamente no meio entre a capital alagoana e a pernambucana. Então cabe ao viajante ver a melhor opção por onde chegar.

Opção 1

Para quem pretende ficar apenas em Alagoas, minha sugestão é chegar por Maceió, seguir para Maragogi, ficar por lá uns 5 a 6 dias e depois voltar pra Maceió.

Opção 2

Para quem pretende conhecer também o litoral pernambucano, sugiro chegar por Recife e organizar o roteiro dividindo os passeios, primeiro o litoral alagoano por ser mais distante e depois, estando hospedado em Porto de Galinhas ou Recife, conhecer um pouco das praias também lindas de Pernambuco.

Partindo de uma dessas capitais, há algumas formas de seguir para Maragogi:

  • Alugar um carro para todo o período da viagem na cidade de desembarque;
  • Contratar um transfer para levar até Maragogi e depois de volta para a cidade de embarque;
  • Contratar um táxi para levar e outro para voltar ou combinar com o mesmo pra pegar e levar para o aeroporto;

Quando ir

Em Alagoas, entre a segunda semana de maio e o mês de julho, chove quase diariamente e quando não está chovendo, o tempo fica fechado.

Em agosto as chuvas diminuem bastante, mas o vento é bem forte e consequentemente o mar fica mais agitado. Não a ponto de impedir um banho ou os passeios às piscinas naturais, mas o ideal é ir quando o tempo estiver mais apropriado, assim, o melhor período é entre setembro e começo de maio.

Onde ficar em Maragogi

Como temos uma casa em São Bento, uma praia a 2,5km de Maragogi, nunca nos hospedamos em pousadas ou hotéis, temos amigos e familiares que já se hospedaram e comentaram a respeito. Também conhecemos alguns de passagem.

Vou indicar aqui uns que sabemos que são legais, a estrutura varia e claro que os preços também.

Hotel Areias Belas (na cidade de Maragogi)
Pousada Olho D’Água (à beira-mar, um pouco afastada do centro)
Camurim Grande (1km depois de Maragogi no sentido Maceió)
Praiagogi (em São Bento, 2km após Maragogi)
Shalom Beach (em São Bento, 2,5 km após Maragogi)

O que e onde comer em Maragogi

Que a culinária nordestina é muito rica não é novidade e na região litorânea o forte são os frutos do mar, não poderia ser diferente. E em Maragogi alguns deles têm destaque especial pela facilidade e acesso à pescaria.

Um dos meios de sustento dos moradores, além do tradicional peixe, é o marisco. Molusco que é extraído na maré baixa pelas marisqueiras e que está presente em praticamente todos os bares e restaurantes, são oferecidos como petiscos feitos no molho de coco ou como recheio de uma fritada.

Outra iguaria sempre presente nas mesas da região é o polvo, também oferecido no molho de coco como petisco ou como prato principal preparado com arroz.

Alagoas, , , , , , ,