Michigan: conhecendo o estado dos Grandes Lagos

July 23, 2024

Quando eu me mudei para os EUA em 2002 fui morar em Michigan, o estado dos Grandes Lagos e pouco conhecido dos brasileiros. Meu marido é de lá e eu insisti para que morássemos em Michigan por uns tempos, porque eu queria experimentar as 4 estações. O meu marido detesta frio e estava louco pra se mudar para um lugar mais quentinho, mas não me arrependo! Foi ótimo ter tido essa experiência e conhecido bem o estado, que tem paisagens lindíssimas e merece ser visitado. Se você nunca pensou em colocar Michigan nos seus planos de viagem, vamos ver se até o final deste post eu consigo te convencer a colocar o estado na sua listinha. Hoje em dia a gente visita Michigan duas vezes por ano em média, para ver a família, e aproveitamos para fazer alguns passeios.

Geografia: Michigan é um estado dividido em duas penínsulas: a Lower Peninsula, onde ficam as principais cidades, incluindo Detroit (a mais famosa) e Lansing (a capital); e a Upper Peninsula, que é um paraíso para os amantes da natureza, com suas florestas temperadas preservadas, lagos, cachoeiras e nascentes. É o estado com a maior região costeira de água doce do mundo, já que ao seu redor estão 4 dos 5 Grandes Lagos (Lagos Michigan, Huron, Superior e Erie, somente o Lago Ontario não tem nenhum pedacinho de costa no estado). E não se engane, as praias dos Grandes Lagos são muito bonitas, tem até uma área de dunas altíssimas. O estado é plano, praticamente não tem morros, muito menos montanhas.

CHIP de CELULAR com 15% de desconto



Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. O meu Chip oferece plano de dados ilimitados com roteamento gratuito nos Estados Unidos e em vários países, para que você fique conectado na internet. O chip Europa tem velocidade 4G ligações ilimitadas e funciona em toda União Européia! Utilize o cupom para ganhar 15% de desconto VIAJANTE!

Mapa de Michigan com as principais cidades com atrações turísticas, e Detroit em vermelho. Chicago em amarelo a esquerda, Toronto e Niagara Falls a direita (no Canadá)
Mapa de Michigan com as principais cidades com atrações turísticas, e Detroit em vermelho. Chicago em amarelo a esquerda, Toronto e Niagara Falls a direita (no Canadá). A linha preta mais forte é a fronteira entre EUA e Canadá. Veja o mapa inteiro no Google Maps

 

Clima: As 4 estações que eu tanto queria experimentar são muito marcantes no estado, com invernos bem frios e bastante neve, principalmente nas áreas mais próximas dos lagos (existe um fenômeno chamado lake effect, que faz com que caia mais neve nessas áreas). Os verões são quentes (não é incomum que as temperaturas passem de 30 graus) e tem aquelas tempestades de verão que a gente conhece, fica tudo bem verdinho. As primaveras são floridas e chuvosas, e tem neve normalmente até o início de abril. Os outonos são coloridíssimos, com as folhas das árvores mudando de cor do amarelo ao vermelho a partir de setembro (o pico das cores é normalmente em outubro na Lower Peninsula, mas pode ser antes na U.P., como é chamada a Upper Peninsula pelos nativos). Mas não se engane, pra quem vem do Brasil, a única estação quente mesmo é o verão – as demais você vai achar frias. Claro que quanto mais ao norte, mais frio, o clima na Upper Peninsula é bem menos quente e você encontra neve até maio em certas partes. Alguns exemplos:

Clima em Detroit, Michigan. Via Weather.com
Clima em Detroit, Michigan. Via Weather.com
Clima em Traverse City, Michigan (cidade bem no norte da Lower Peninsula). Via Weather.com
Clima em Traverse City, Michigan (cidade bem no norte da Lower Peninsula). Via Weather.com
Clima em Munising, Michigan (cidade que fica na Upper Peninsula, as margens do Lago Superior). Via Weather.com
Clima em Munising, Michigan (cidade que fica na Upper Peninsula, as margens do Lago Superior). Via Weather.com

 

População & influência: a maior parte da população de Michigan é branca de origem européia, principalmente vindo da Alemanha (22%!), Irlanda, Inglaterra, Polônia, Holanda e França. Na cidade de Detroit a maioria da população é negra. Na Upper Peninsula se concentram muitos descendentes de Finlandeses e Suecos, os finlandeses dessa área fizeram a sua versão de um prato inglês chamado pasty, que parece um pastel de forno com recheio de legumes. Na cidade de Dearborn se concentra um grande número de imigrantes do Oriente Médio, a maioria vindo da Síria e do Líbano – e com eles um número enorme de ótimos restaurantes árabes. Em downtown Detroit tem ainda uma área chamada Greektown, onde os imigrantes gregos recém-chegados moravam e até hoje alguns de seus estabelecimentos comericais – incluindo vários restaurantes gregos, permanecem.

A ponte Mackinac liga a Lower Peninsula a Upper Peninsula
A ponte Mackinac liga a Lower Peninsula a Upper Peninsula

Como chegar: Para o turista que vem do Brasil, a forma mais comum é chegar por Detroit – hoje em dia tem vôos diretos de São Paulo para Detroit, pela Delta, tornando tudo muito mais fácil para quem quer conhecer o estado (na época que eu morei em Michigan, entre 2002 e 2005, não existia nenhum vôo direto). Você pode também encaixar Michigan em uma viagem para Chicago, dá para alugar um carro e ir de Chicago explorando a costa oeste da lower peninsula de Michigan facilmente (5 horas de carro ou trem – Amtrak – até Detroit, já fizemos a viagem das duas formas). Outra opção é a partir de Toronto, no Canadá, você pode dirigir também tranquilamente até a área de Detroit (umas 5 horas de ótimas estradas).

Pictured Rocks, na Upper Peninsula, um dos lugares mais bonitos
Pictured Rocks, na Upper Peninsula, um dos lugares mais bonitos

Atrações: vou falar de regiões e cidades, e porque merecem a visita. Deixo para falar de cada lugar específico em posts separados, senão isso aqui vai virar um livro!

Upper Peninsula: a parte selvagem e mais bonita do estado, com certeza. São várias áreas de preservação ambiental, onde você pode passear, fazer trilhas, acampar ou alugar chalés rústicos de madeira (cottages). Sempre que eu penso na Upper Peninsula fico emocionada, o lugar é muito, muito lindo. Paisagens de filme. No verão, você vai ver muito verde e flores, cervos, coelhos, pássaros, esquilos e se estiver bem dentro da mata, até lobos e ursos (eu nunca vi nenhum dos dois, vale dizer). Nós já fomos a UP em todas as estações do ano, e as paisagens são sempre incríveis. No verão você pode passear de barco e ver a fantástica Pictured Rocks Lakeshore, que é uma área na costa do lago Superior com rochas coloridas e esculpidas pela água e vento, lindas. Você passeia pelas florestas, vê as cachoeiras de Munising e Taquahmenon Falls, a nascente de Kitch-iti-kipi com a sua água turquesa fantástica, faz passeios de canoa. No inverno é tudo coberto por muita neve mesmo, você pode passear com snow shoes, fazer cross-country ski, andar de snowmobile e até fazer dogsledding (trenó puxado por cachorros na neve), como nós fizemos (por um dia somente ou por vários dias atravessando as florestas nevadas da UP).

conhecendo, , , , ,