Roma não é uma cidade barata, e até 2014 a sua política de gratuidades era muito reduzida. Talvez a crise europeia, ou quem sabe a necessidade de torná-la ainda mais atrativa, inclusive para o próprio turismo interno, fez com que fossem adotadas algumas medidas para dar uma mãozinha para quem quer (ou precisa) economizar alguns euros.
Coliseu e Museus Vaticanos grátis, mas quando?
Coliseu
|
Todos os primeiros domingos do mês é possível visitar a área arqueológica única, mas com entradas separadas, que compreende o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. Essa gratuidade é ampliada a todos os museus, sítios arqueológicos e atrações sob gestão do Estado Italiano. Assim, nos primeiros domingos de cada mês também é possível visitar a Galleria Borghese (necessário reservar mesmo sendo gratuito), as Termas de Caracala, o Mercado de Traiano, o Sítio Arqueológico de Ostia Antiga, entre outros.
Para saber os horários de abertura e eventuais feriados, consulte o site do Ministério dos Bens Culturais: http://archeoroma.beniculturali.it/siti-archeologici/colosseo
Museus Vaticanos
Sendo o Vaticano um Estado à parte, a sua gratuidade para o conjunto de museus conhecidos como Museus Vaticanos se dá todos os últimos domingos do mês, das 9h às 14h, com último acesso pontualmente às 12:30h. Se o último domingo do mês coincidir com algum feriado religioso, os museus não abrem.
Para ter notícias atualizadas, visite o site oficial do Vaticano: http://mv.vatican.va/2_IT/pages/z-Info/MV_Info_Orari.html
Gratuidades por idade, nacionalidade e para estudantes
Idosos acima de 65 anos
Desde 2014 não há mais gratuidade para idosos acima de 65 anos. O governo italiano declarou que a maioria dos turistas que visita as principais atrações italianas são de países “bem de vida” e que não necessitam de gratuidade. Durma-se com um barulho desses!
Menores de idade europeus
Menores de 18 anos podem entrar gratuitamente desde que sejam cidadãos. Para tal é necessário apresentar um documento se o menor tiver “cara” e estatura de adulto, e para crianças pequenas geralmente nunca é exigido algum documento.
Menores de idade não europeus
Menores de idade não europeus possuem desconto até 12 anos desde que acompanhados de uma pessoa maior de idade. Esse desconto é um pouco controverso, porque a lei italiana diz que o desconto é concedido se o país de cidadania ou residência do menor também conceder o mesmo direito aos menores italianos. Como sabê-lo? Infelizmente você terá que contar com a boa (ou má) vontade da bilheteria.
Jovens e estudantes europeus entre 18 anos e 25 anos
A carteirinha de estudante dá direito a descontos exclusivamente a estudantes europeus e de arqueologia, restauro e conservação de bens culturais e matérias histórico-artísticas. Para tal é necessário apresentar a carteirinha da universidade com o nome do curso universitário.
Também há gratuidades e descontos para turistas europeus com necessidades especiais, guias turísticos europeus e outras categorias.
…JovemEntre aqui para continuar lendo.